JOÃO E O ANO NUEVO

Tem quatro semanas que Nilzinha está na casa de João. Fora expulsa da casa da mãe; ensandecida, estava quebrando tudo em casa. Rumou sem bússola para o barraco do amoroso e iludido protetor. Lá se estabelece quando quer. Sem preocupações, salva de nenhum dragão, fica a comer, beber e dormir. Nada de carinho com João. Nenhum sequer. Nem ontem, nem anteontem (réveillon).

Neste segundo dia do nuevo ano, João chegou para o serviço amolado e cansado.

-Hoje tô lenhado.

Porque João?

-Num durmi direito. Nilzinha saiu para rua ontem oito da noite e chegou hoje, seis da manhã. Entrou pro chuveiro e num disse nem bom dia, nem boa noite.

Já João foi deitar na hora que ela estava saindo.

-Eu fui durmi era umas oito e pouco.

E ela João?

-Ela gosta é de rua. Eu também gosto; mas depois de oito horas não é hora de tá na rua não. Oito horas é hora de ir pra casa.

Acordou às duas da manhã e não dormiu mais, preocupado com ela.

-Eu com muié e passando seco. Sozinho. Eu pago cem reais por um beijo. Tô com fantasia dentro de casa. É só ilusão. Eu penso que homi é de Deus, muié é do diabo. É complicado! Mais é bom.

-Ela só quer dinheiro. Me pede dinheiro toda hora, eu não dou não. Não dou mole pra muié.

Mentira pura. Ontem levou coxinha e coca-cola para ela lanchar.

-Hoje eu saí que é pra aliviar. Ficar lá é pior.

João não quis ir para casa na hora do almoço.Almoça aqui João.Com um semblante triste e olhar resignado aceitou o convite.

-Tô sem fome nenhuma. Tô agitado.

Nilzinha no aconchego do barraco, dormindo como se fosse a Bela Adormecida.E João amolado aqui.Comeu e depois continuou a falar.E eu prontamente fiz audição.

-Se eu não tivesse juízo já tinha suicidado.

Não vale à pena João.

-Eu é que não sou besta, por conta de muié. Ela disse que o sonho dela é casar comigo. Eu disse não. Eu não quero procurar chifre na cabeça de égua. Vou ficando na gambiarra. Num quero casar nunca, prefiro que Deus me leve.

Quem dera fosse verdade!

O sonho de João era ter sido casado Nilzinha.

Cleber Bispo

Florestal, 02 de janeiro de 2012.

Cleber Bispo
Enviado por Cleber Bispo em 24/04/2018
Reeditado em 24/04/2018
Código do texto: T6317648
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.