Já deu

- Você está chateado?

Ele não respondeu de imediato. Continuou um tempo ainda olhando para o teto, como se a simples presença dela o incomodasse, ou a pergunta houvesse sido impertinente. Finalmente, dignou-se a dar uma resposta, como quem acorda de um sonho.

- Não é com você.

- Então, está chateado...

Ele a encarou, como se a insistência o incomodasse.

- Não tem nada a ver com você, já disse.

Ela parou para pensar se valia à pena partir para o confronto ou se devia deixá-lo entregue ao seu próprio inferno particular. Embora as chamas do inferno particular dele estivessem paulatinamente elevando a temperatura do purgatório onde ela se encontrava...

- Você quer ir embora?

Ele pareceu surpreso com a pergunta.

- A minha presença está te incomodando?

- Se é para você ficar comigo com a cabeça na outra, melhor estar com ela, não acha? Assim, a sua ausência afeta à ela, e não à mim.

Ele lançou-lhe um olhar dolorido, como se ela acabasse de falar algo ofensivo.

- Estou passando por um momento difícil... esperava poder contar com a sua compreensão.

- Com a minha compreensão, com o meu amor, com o meu ombro amigo... você sempre pode contar comigo inteira. E o que me oferece em troca? Fragmentos de atenção?

Já que havia avançado tanto, ela resolveu ir até o fim.

- Eu gostaria sim, que você fosse. E que só voltasse se realmente sentir que pode estar ao meu lado por inteiro e por primeira opção, não como se eu fosse uma tábua de salvação a quem você se agarra quando está se afogando.

E diante da expressão atônita dele, concluiu:

- Já deu.

- [23-12-2017]