(UM AMOR PURO E BELO ENTRE UMA PLEBEIA E UM NOBRE CAVALEIRO!)

(UM AMOR PURO E BELO ENTRE UMA PLEBEIA E UM NOBRE CAVALEIRO!)

QUEM VIA QUERER! QUEM VAI QUERER! FOI COM ESTAS PALAVRAS QUE UM JOVEM ENCONTROU A BELA FEIRANTE: SE ACHEGANDO PERGUNTOU AO MANCEBO CAVALHEIRO. POR ACASO NÃO DESEJA COMPRA NADA? OLHANDO AQUELA BELA FEIÇÃO, RESPONDEU O MANCEBO: QUE TEM EM VOSSA CESTA MINHA BELA FEIRANTE? OH! DIGNO CAVALHEIRO EU TENHO OS, MAS VARIADOS TIPOS DE ALIMENTOS.

PODERIA ME DIZER QUAIS SÃO ESSAS IGUARIAS?

COMO NÃO, TENHO COUVE FLOR, ALFACES, ERVILHAS, CHICÓRIAS, ABROBINHAS, BETERRABAS.

SOMENTE ISTO?

NÃO CAVALHEIRO,

TENHO MUITO MAIS. DESEJA SABER RESTO PRONTAMENTE O ATENDEREI. NO MOMENTO QUE ELA RETOMAR SUA FALA, O MANCEBO, FEZ UM SINAL COM O DEDO INDICADOR, NO SENTIDO DE NÃO CONTINUAR.

SORRINDO ELA PERGUNTOU: VAI OU NÃO VAI COMPRAR MANCEBO? FINGINDO UMA ALTIVEZ, RESPONDEU:

COMPRO SIM, MAS COM UMA CONDIÇÃO.

QUAL! QUESTIONOU ELA. SORRINDO RETRUCOU:

MINHA CONDIÇÃO E A SEGUINTE SENHORITA. VOCÊ TERÁ DE PREPARAR OS ALIMENTOS QUE LHE COMPRAREI. DANDO UM SALTINHO ASSUSTADA, ELA RETRUCOU:

ISSO EU NÃO POSSO FAZER!

POR QUE NÃO?

MOÇO EU TENHO MINHAS OBRIGAÇÕES!

COM QUEM?

COM A DEMAIS CLIENTELA?

CLIENTELA, SÓ ISTO?

O CAVALHEIRO CONSIDERA POUCO?

ACHO!

MAS!

NADA MAIS, NADA MENOS, TORNO A PERGUNTAR-LHE. CONCORDA COM MINHA PROPOSTA?

NÃO!

BEM, IA LHE COMPRA TODAS SUAS MERCADORIAS, COMO NÓS NÃO CHEGAMOS A UM ACORDO, NADA FEITO.

O MANCEBO INICIOU SEUS PRIMEIROS PASSOS, JÁ HAVIA DADOS ALGUNS, QUANDO OUVIU O GRITO DA BELA FEIRANTE. ESPERE! ESPERE!

VOLTANDO O MANCEBO SORRIU. ESBAFORIDA INDAGOU-LHE: O CAVALHEIRO COMPRARIA MINHAS MERCADORIAS TODINHA? -SOMENTE SE VOCÊ ACEITANDO MINHA PROPOSTA, CONCORDA?

COM A CESTA NA CABEÇA, ELA ACEITOU.

BEM SEGUEM.

ENTROU EM UMA BELA CALEÇA, PUXADA POR DOIS ADMIRÁVEIS ALAZÕES. DANDO O SINAL, AO COCHEIRO, A CALEÇA PARTIU. REPENTINAMENTE A BELA FEIRANTE INDAGOU: AONDE COLOCAREI MINHA CESTA?

SORRINDO CALMAMENTE O JOVEM MOSTROU-LHE SEU PRÓPRIO COLO. OLHANDO-O COM DESDÉM, DEU UM AR DE RESIGNAÇÃO COLOCOU A CESTA NO COLO, A VIAGEM PROSSEGUIU. SUBITAMENTE ELE PERGUNTOU: COMO VOCÊ SE NOME? MEU NOME É DOLORES DE ÁVILA. QUAL É SEU NOME MANCEBO?

OLHANDO-A FIXAMENTE, RESPONDEU. DESEJAIS SABER MEU NOME MESMO?

CLARO! FOI SUA RESPOSTA.

MEU NOME É DOM FERNANDES DE ARRUELAS. A FEIRANTE DEU PULO, PARECENDO QUE DEBAIXO DO SEU ACENTO HAVIA DEZENAS DE AGULHAS. RETORNANDO DO SEU ASSOMBRO, TIMIDAMENTE COM A VOZ TREMULA INDAGOU:

O MANCEBO POR ACASO É ALGUM PARENTE DO MARQUES ARRUELAS?

FILHO!

FILHO? OH! A CESTA DESABOU DO SEU COLO, ESPALHANDO AS VERDURAS, DENTRO DA CALEÇA. SORRINDO ALEGREMENTE O JOVEM DIVERTIA-SE COM O EMBASBACAR DA BELA FEIRANTE. NA ANCIÃ DE RECOLHER AS VERDURAS, VEZ OUTRA A CALEÇA BATIA COM AS RODAS EM ALGUNS PEQUENOS BURACOS, A COITADA DA FEIRANTE, ERA JOGADA DE LADO PARA OUTRO. O JOVEM CONTINUAVA DIVERTIR-SE COM AQUELA CENA CÔMICA. ESTANCANDO DE SUPETÃO, ELA PAROU DE RECOLHE OS LEGUMES, GRITOU:

OLHA CAVALHEIRO, VOCÊ PODE SER FILHO DO MARQUES, OU ATÉ DO REI! MAS UMA COISA LHE DIGO. SE O SENHOR NÃO DEIXAR DE RIR, E NÃO ME AJUDAR A COLHER MEUS LEGUMES, NÃO QUERO PENSA QUE VAI ACONTECER DENTRO DESTA JOÇA! -O QUE POR EXEMPLO? DEBOCHOU O JOVEM.

ISTO!

FALANDO DESTE MODO, ELA COMEÇOU A JOGAR QUALQUER VEGETAL QUE APARECIA NA SUA FRENTE EM DIREÇÃO DO JOVEM. ESTE ESCONDENDO O ROSTO, POR MOMENTO DO BOMBARDEIO DA JOVEM. PARANDO POR MOMENTO, ELA PERGUNTOU:

VAI OU NÃO AJUDAR-ME? FIXANDO AQUELA BELA MOÇA TREMULA A ÚNICA JOVEM QUE DOMINOU SEU CORAÇÃO, RAPIDAMENTE RETORNOU DO SEU DEVANEIO, POIS A JOVEM IA REINICIAR O BOMBARDEIO. ELE DISSE:

ESTA CERTA! VOU LHE AJUDA. FALANDO DESTA MANEIRA, ELE ABAIXOU COMEÇOU A BUSCAR OS ALIMENTOS, ESSA BUSCA TORNAVA-SE DIFÍCIL, PELO MODO DA ESTRADA IRREGULAR. COCORANDO DO LADO DA LINDA FEIRANTE LHE DISSE: AGUARDE UM POUCO. LEVANTANDO-SE GRITOU AO COCHEIRO: PABLO PARE A CALEÇA JÁ! PRONTAMENTE FOI ATENDIDO. OLHANDO INTENSAMENTE A JOVEM PONDEROU: AGORA PODEMOS RECOLHE SUAS VERDURAS SEM PROBLEMA. CONCORDA SENHORITA DOLORES?

CLARO DOM FERNANDES!

RAPIDAMENTE ELES RECOLHERAM OS LEGUMES. FINDA O RECOLHIMENTO:

PODEMOS PROSSEGUIR FALOU DOLORES.

ESPERE UM POUQUINHO RESPONDEU O JOVEM DOM FERNANDES.

POR QUÊ?

DOLORES POSSO LHE CHAMA ASSIM?

OBSERVANDO-O INTENSAMENTE, COM UM OLHAR MEIO TRAVESSO.

DOM FERNANDES PROSSEGUIU FERNANDES, DOLORES ME CHAME DE FERNANDES.

CERTO FERNANDES! MAS DESEJO SABE POR QUE DESEJA ESTA INTIMIDADE?

EXPLICAREI DOLORES, VENHA COMIGO POR FAVOR! DESCENDO DA CALEÇA ACOMPANHOU DOM FERNANDES. ESGUEIRANDO COM SUA ACOMPANHANTE NA DIREÇÃO DE UM BELO REGATO, MANSAMENTE DESLIZAVAM SUAS ÁGUAS CRISTALINAS. SENTANDO, SOLICITOU QUE ELA FIZESSE O MESMO.

POR GENTILEZA PODERIA SENTA DO MEU LADO? NÃO TENHA MEDO, POR FAVOR!

MEIO TÍMIDA AO MESMO TEMPO TENSA, ELA ACEITOU AQUELA MEIGA SOLICITAÇÃO.

AGUARDOU DOM FERNANDES INICIASSE SUA FALA. OLHANDO MANSAMENTE AS ÁGUAS DO REGATO DESLIZANDO, O JOVEM DOM FERNANDES PERGUNTOU: DOLORES, COM VAI PASSANDO SEU CANÁRIO BELGA?

COMO? NÃO ENTENDI BEM SUA PERGUNTA.

FOI ISTO MESMO QUE LHE PERGUNTEI. OU DESEJARÁ QUE EU FACA Á MESMA PERGUNTA!

BEM FERNANDES, MEU CANÁRIO CONTINUA CANTANDO MARAVILHOSAMENTE.

O FOX! CONTINUA COM SAÚDE?

OLHANDO-O PASMADAMENTE, DOLORES QUESTIONOU-O: FERNANDES COMO VOCÊ SABE DO MEU CANÁRIO, COMO SABE QUE O NOME DO MEU CÃO É FOX?

COMO FERNANDES! RESPONDA-ME POR FAVOR!

APANHANDO UMA PEDRINHA ELE ARREMESSOU-A NAS ÁGUAS LÍMPIDAS DO REGATO. VOLTANDO A CABEÇA, FIXOU SEUS OLHARES NAQUELAS PUPILAS NEGRAS. PARA EM SEGUIDA PERGUNTA:

DOLORES! POR QUE DEIXOU DE VISITA A IGREJA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE? POR QUE DOLORES!

COM MAS ESTA PERGUNTA, A BELA JOVEM FEIRANTE FICOU, MAS ASSOMBRADA. ABISMADA EXCLAMOU: PELO AMOR DE DEUS, EXPLICA-ME COMO VOCÊ SABE TUDO SOBRE MINHA VIDA.

DIGA-ME FERNANDES! NOVAMENTE ELE JOGOU OUTRA PEDRINHA NO REGATO.

DOLORES! TU TENS UM NAMORADO O QUAL POSSUI UMA ENORME E BELA CABELEIRA, UM BIGODE HORRÍVEL! ANDA MAL VESTIDO, O, MAS ENGRAÇADO É QUE ELE SÓ POSSUI AQUELA VESTIMENTA RIDÍCULA.

FERNANDO! PROÍBO VEEMENTE DE FALA NESTES TERMOS DO MEU AMADO!

AMADO! AQUELE ABJETO?

DOM FERNANDES SE FOI PARA OFENDER A MORAL DE UMA PESSOA QUAL NÃO SE ENCONTRA PRESENTE, ME ARREPENDO DE TER ACEITADO SEU CONVITE. ADEMAIS DOM FERNANDES, VOSSOS ATOS DÃO-ME NOJOS!

SORRINDO, DOM FERNANDES ATIROU OUTRA PEDRINHA NAS ÁGUAS. PROFERIU:

DOLORES VEJA O MAGNÍFICO PANORAMA QUE NOS DESCORTINA A MÃE NATUREZA! VOCÊ NÃO CONCORDA?

NÃO!

POR QUÊ? RETRUCOU O JOVEM FERNANDES.

COM SEMBLANTE VERMELHO, ELA RESPONDEU:

DEPOIS DOS ABSURDOS QUE O SENHOR ME FALOU COMO PODEREI APRECIAR ALGUMA COISA? EXPLICA-ME! O MELHOR DIZENDO, SE COLOCA NO MEU LUGAR, TENTE AVALIAR MEU ESTADO EMOCIONAL! ABAIXANDO A CABEÇA O JOVEM DOM FERNANDES RESPONDEU:

ESTÁ CERTA DOLORES! MAS SOLICITO UM GRANDE FAVOR SEU, PODERIA SE?

QUAL É O TIPO DE FAVOR?

PODERIA ME ESPERA ALGUNS MINUTOS, POIS NADA DE MAL TE ACONTECER, FALANDO ASSIM O JOVEM LEVANTOU-SE, ENCAMINHOU-SE NA DIREÇÃO DA CALEÇA. SEU TEMPO DE PERMANÊNCIA DUROU UNS DEZ MINUTOS, ENQUANTO ELE ESTAVA DENTRO DO TRANSPORTE, DOLORES DEBRUÇOU AS MÃOS SOBRE OS JOELHOS, DEITANDO A CABEÇA SOBRE OS MESMOS, FICOU REFLETINDO.

COM DOM FERNANDES CONHECIA PRATICAMENTE SUA VIDA? SIM! ELA TINHA CERTEZA QUE SUA VIDA ERA UM LIVRO ABERTO PARA ELE. POIS AS TRÊS PERGUNTAS FEITAS SOBRE SEU CANÁRIO, SEU CÃO FOX, PRINCIPALMENTE SOBRE SEU NAMORADO. DAVA-LHE A CERTEZA QUE SUA VIDA FOI DEVASSADA TOTALMENTE POR ELE. ESTES FATOS A INTRIGAVAM INTENSAMENTE. POR MAS QUE SE QUESTIONAVA, NÃO ENCONTRAVA RESPOSTAS. PARA COMPLICAR, MAS SUA BELA CABECINHA, DOM FERNANDES, ELA NUNCA O AVISTOU NA CIDADE. SEUS PENSAMENTOS DAVAM VOLTAS, BUSCANDO REPOSTAS. MAS NADA! SUBITAMENTE ELA ESCUTOU UMA A VOZ BEM CONHECIDA. VIRANDO RAPIDAMENTE GRITOU.

PEDRITO! QUE VOCÊ ESTA FAZENDO AQUI? ADEMAIS QUE ESTAIS FAZENDO NESTE LOCAL?

NÃO VAI DAR-ME UM BEIJO DOLORES?

SERELEPE ELA ATIROU-SE NOS BRAÇOS DO SEU AMADO. OFERTANDO OS LÁBIOS CARNUDOS FOI INTENSAMENTE BEIJADA POR PEDRITO COM IMENSA TERNURA. FINDAS AS CARICIAS, VOLTOU ELA A QUESTIONAR:

PEDRITO? FIZ-TE UMA PERGUNTA.

SENTANDO ELE SOLICITOU QUE ELA FIZESSE A MESMA COISA.

OBSERVANDO O MANSO REGATO, PEDRITO LANÇOU UMA PEQUENINA PEDRA NO MESMO. OH! PEDRITO NÃO FAÇA ISTO.

ISTO O QUE DOLORES?

NÃO ATIRE PEDRINHAS NO REGATO.

POR QUÊ? --- LEMBRA-ME DOM FERNANDES.

DOM FERNANDES? QUE É ESTE HOMEM DOLORES?

ELE É FILHO DO MARQUES ARRUELAS.

VERDADE?

SIM PEDRITO.

QUE ESSE JANOTA DESEJA COM VOCÊ?

TIMIDAMENTE A BELA DOLORES NARROU SUCINTAMENTE TODA SUA PERIPÉCIA DESDE A PRAÇA ATÉ AQUELE EXATO MOMENTO.

PEDRITO SOLTOU UMA GOSTOSA GARGALHADA.

QUE ISTO PEDRITO! PORQUE ESTA RINDO?

HORA DOLORES EU PENSEI QUE ESTIVE ACONTECIDO ALGO DE, MAS GRAVE!

POR ACASO VOCÊ NÃO ACHA GRAVE TUDO ISTO QUE ME ACONTECEU?

CLARO QUE NÃO DOLORES.

COMO PEDRITO? EXPLIQUE-ME QUE ESTA ACONTECENDO, POR FAVOR? ATÉ VOCÊ ESTA DEBOCHANDO DE MIM. QUE DIRÁ DOM FERNANDES QUANDO VOLTAR?

VOLTAR? EXCLAMOU PEDRITO:

SIM PEDRITO! ELE SOLICITOU-ME AGUARDA-LHO NESTE LOCAL, ENQUANTO ELE IA ATÉ SUA CALEÇA, FAZER O QUE NÃO SEI. COM SOU UMA PESSOA EDUCADA, E EU ESTOU ESPERANDO SEU RETORNO.

ENTENDO DOLORES.

PARA LOGO EM SEGUIDA O ROSTO DO JOVEM TORNAR-SE SÉRIO.

EM SEGUIDA DISSE A BELA JOVEM. DOLORES! CONTINUE DO JEITO QUE ESTAVA.

MAS PORQUE PEDRITO?

FIQUE DOLORES! SOMENTE VOLTE A CABEÇA QUANDO EU SOLICITÁ. SUPLICO-LHE, CONFIE EM MIM.

COM OS PENSAMENTOS CONFUSOS, MAQUINALMENTE ELA CONCORDOU: ASSIM ELA RETORNOU SUA POSTURA ANTERIOR. PASSANDO ALGUNS MINUTOS, ELA OUVIU A VOZ DE PEDRITO, GIRANDO A CABEÇA, ELA LEVOU UM ENORME SUSTO, POIS EM FRENTE JÁ NÃO ESTAVA SEU AMADO PEDRITO, MAS, SIM DOM FERNANDES. VESTIDO AO MODO DO PEDRITO. FALANDO COM PEDRITO, NA SUA MÃO DIREITA, A VASTÍSSIMA CABELEIRA, E O BIGODE. DOLORES EU SEMPRE ALMEJEI CONVIVER COM OS SIMPLES MORADORES DO POVOADO, FOI ASSIM QUE CRIEI A FIGURA DE PEDRITO, POIS SOU UMA PESSOA SIMPLES, ALEM DE, MAS COMO JÁ LHE DISSE MEU DESEJO ERA VIVER COM OS RESIDENTES DO POVOADO. COM VOCÊ DEVE SABE, EXISTE VARIADOS BAJULAÇÃO DENTRO, FORA DO PALÁCIO, E SE ALGUNS DESSES BAJULARAM ME VISSE FORA DO PALÁCIO ENTRE VÓS, FARIAM TUDO PARA CONSEGUIREM ALGUNS FAVORES MEU. SE NÃO SE CONCORDA GARANTO QUE ELES FARIA DE TUDO PARA OFENDE MINHA DIGNIDADE, COM A DO MEU PAI. ASSIM SENDO, ESQUEMATIZEI UM PLANO, COM AQUIESCÊNCIA DO MEU PAI, O QUAL É DE UMA IMENSA SIMPLICIDADE. PLANEJAMOS QUE EU ENTRARIA NO POVOADO COMO UM VENDEDOR DE ANIMAIS, OBVIAMENTE AMBOS SAIAMOS LUCRANDO. ELE PASSARIA A CONHECER OS PROBLEMAS DO POVO. CONFORME AS CONDIÇÕES DE CADA PROBLEMA, ELE PAULATINAMENTE PROCURARIA RESOLVE-LOS.

EU PODERIA CONVIVER ALEGREMENTE COM VOCÊS, SEM OBSERVAÇÕES DE NINGUÉM. DANDO UMA PAUSA, DOM FERNANDES DESEJA OBSERVAR A REAÇÃO DE DOLORES.

ESTA A OLHAVA EXTÁTICA, PARECENDO PETRIFICADA. POR MOMENTO ELE SE ASSUSTOU, INDAGOU: DOLORES! ESTAIS BEM? PARECENDO SAINDO DE UM TRANSE, ELA RESPONDEU:

SIM! ESTOU ÓTIMA, MAS PROSSEGUE POR FAVOR.

SUSPIRANDO ALIVIADO, DOM FERNANDES VOLTOU AO SEU RELATO, DAS SUAS PERIPÉCIAS. ESTAVA ALEGRE CONJUNTAMENTE MEU PAI. FOI AI QUE VOCÊ SURGIU NA MINHA VIDA DOLORES, COM AQUELA CESTA DE LEGUMES. DOLORES! SINCERAMENTE A PRIMEIRA VEZ QUE TE AVISTEI, SENTI ALGO DIFERENTE PALPITANDO DENTRO DE MIM. UMA VOZ INTIMA ME DISSE, ESTA É SUA ALMA GÊMEA. RETORNANDO AO PALÁCIO, COMETEI COM MEU PAI SOBRE VOCÊ. COMO NA SUA SIMPLICIDADE, INDAGOU-ME: FILHO! SE ESTE SENTIMENTO É VERDADEIRO, NÃO VEJO MAL ALGUM EM VOCÊ TENTAR CONQUISTA-LHA ESTA MOCA, E DO JEITO QUE ME FALA ELA DEVE SE UMA DEUSA VINDA DO OLIMPO.

PAI! O SENHOR TEM DE CONHECE-LHA, VERAIS QUE FALO A VERDADE. SORRINDO, ME DISSE SE VOCÊ CONSEGUIR CONQUISTA-LHA, TEREI PRAZER DE CONHECE-LHA. O RESTO NÃO É NECESSÁRIO LHE EXPLICAR, POIS VOCÊ JÁ SABE. NESTE MOMENTO DOLORES, FAÇO-TE UMA PERGUNTA:

DOLORES DE ÁVILA! DESEJA SE MINHA ESPOSA?

A SIMPLES DOLORES, PARECIA ENVOLVIDA EM UM BELO SONHO, INDAGOU:

FALAS-TE O QUE FERNANDES?

SOMENTE ISTO:

REPETIU ELE.

DOLORES DE ÁVILA! DESEJAIS SE MINHA ESPOSA?

TREMULA ELA ERGUE-SE COM A FACE BANHADA DE LAGRIMAS.

LAGRIMAS DE IMENSA FELICIDADE, RESPONDEU:

SE VOCÊ NÃO DIFERENCIAR NOSSAS CLASSES DAQUI ALGUM TEMPO, ACEITO FERNANDES!

O JOVEM ABRAÇA-A TERNAMENTE, SUSSURRANDO AO SEU OUVIDO, RESPONDEU:

NÃO DEVEIS TER ESTA PREOCUPAÇÃO AMADA DOLORES. PROCURANDO SEUS LÁBIOS DOCES, O JOVEM FERNANDES ENLAÇOU-A TERNAMENTE. EM SEGUIDA, ENTRELAÇANDO SUA MÃO, COM A DELA, ENCAMINHARAM-SE NA DIREÇÃO DA CALEÇA, JÁ COMPLETAMENTE RESTABELECIDA DAS EMOÇÕES, DOLORES IRRADIAVA ALEGRIA POR TODOS OS POROS. PABLO DA BOLEIA DA CALEÇA SORRIA ALEGREMENTE.

ABEIRANDO DA MESMA, PABLO PERGUNTOU:

DOM FERNANDES QUANDO ACONTECERA O CASÓRIO?

LOGO MEU AMIGO PABLO!

E VOCÊ COM MEU DIGNO ESCUDEIRO, MAS PRINCIPALMENTE AMIGO, SERÁ O PADRINHO CONJUNTAMENTE SUA ESPOSA ANITA. EU? EXCLAMOU ESTE.

SIM! MEU AMIGO, NÃO CONCORDA DOLORES?

SORRINDO GOSTOSAMENTE COM A FISIONOMIA DE PABLO RESPONDEU AFIRMATIVAMENTE.

A ESCOLHA FOI A, MAS CORRETA.

OLHANDO O INFINITO AZUL COM OS PRIMEIROS LUSCOS FUSCOS SURGINDO O JOVEM PRONUNCIOU: PARTAMOS, ADENTRANDO NA CALEÇA PABLO MANSAMENTE TOCOU NOS ALAZÕES COM A CHIBATA.

FOI ASSIM QUE AQUELES DOIS SERES EM UMA TARDE PRIMAVERIL REALIZARAM SEUS SONHOS DO VERDADEIRO AMOR. E VIVERIAM COMO ÁGUAS CRISTALINAS DO REGATO TRANQÜILO!

AA. ------- J. ------- C. ------- DE MENDONÇA.

DATA. ------- 27. ------- 11. ------- 2017.

HORA. ------- VINTE HORAS E DEZ MINUTOS.

Maroty
Enviado por Maroty em 27/11/2017
Código do texto: T6183904
Classificação de conteúdo: seguro