POR QUE DUAS INIMIGAS SE TORNARAM AMIGAS?

Ambas conheciam o mesmo homem, afinal ele era um encanto de pessoa, muito galanteador.

Sofia era uma pessoa tranquila, nunca se incomodou em namorar, gostava de fazer amizades, viver a vida. Enfim, gostava de liberdade. Quando conheceu Nelson, um intelectual charmoso de boa conversa, um tanto quanto maduro, bem viajado. Ficou encantada, foi amor à primeira vista. Começaram a namorar naquele primeiro encontro. Ela que duvidava da paixão, dizia que isso não aconteceria com ela. Enganou-se! Seus pais eram contra e principalmente a sua mãe. Sofia apesar de está apaixonada, não admitia também o seu relacionamento, achava que também não estava certo, afinal sua formação religiosa não aceitava. Mesmo namorando, Sofia relutava conta esse amor. Sua irmã dizia-lhe: _ É claro que você está apaixonada, você que não quer admitir.

Certa vez ela vai conversar com o padre da sua paróquia a respeito deste amor. Nelson era divorciado e a igreja não permite isso. Para sua surpresa, o padre era tão liberal que ela não teve mais como questionar. O padre era humano e entendia de amor.

E disse-lhe: _ Vá enfrente, vou lhe apoiar e depois veremos o que faremos.

Ela saiu feliz e triste ao mesmo tempo, pois não era isso que ela esperava, estava esperando uma conversa mais severa do padre.

Mesmo ainda um pouco relutante, aceitou.

Em casa só tinha o apoio da irmã. Todas as vezes que ia encontrá-lo havia confusão com sua mãe. Saia triste, mas perseverante. Nunca tinha lhe dado uma chance de amar, o tempo estava passando e ela não conhecia o outro lado do coração, sempre foi sintonizada na razão. Enfrentou sua mãe, a religião e seguiu. Estava sendo difícil.

Ao passar do tempo, Sofia foi percebendo que a atenção do Nelson por ela não era mais a mesma. Os telefonemas não eram mais tão constantes, sempre havia uma desculpa quando iam encontrar-se. Inventava que ia viajar outras vezes que ia almoçar na casa do filho e não sabia à hora de voltar. Estava estranho. Nelson não estava mais tão doce.

Certa vez, ela mandou mensagem, ele não respondeu, telefonou, também não atendeu.

Pensou: _Tem alguma coisa errada.

Era mês de dezembro, um pouco antes do natal eles se encontram, trocam presentes. Sofia já sabia que Nelson ia viaja para a casa da filha, passaria o Natal e final do ano por lá. Mas até então, ela compreendeu. Também não poderia viajar com ele, seus pais jamais aceitaria. Achou melhor ficar quieta.

No ano novo trocaram mensagem de felicitações.

Mas já havia passado uma semana sem se comunicarem. Na missa de Natal, o padre pergunta se eles estão bem. Ela comenta que ele viajou.

De volta da viagem, Nelson manda-lhe uma mensagem que está voltando.

Eles voltam aos encontros dos fins de semana, pessoalmente continuava muito amável, mas depois tudo voltava como se ela não existisse. Ela mandava mensagem, ele não respondia e não lhe telefonava.

Certa noite, ele envia-lhe uma mensagem, que dizia: _“Quero falar com você após o jantar”.

Sofia responde: _ Seja o que for, quero apenas que você seja sincero.

Ele diz: _Eu serei.

Após o jantar, Sofia corre para mensagem, e saber o que ele queria falar, apesar de já imaginar o que poderia ser, ela estava ansiosa.

E após alguns minutos de conversa finaliza-se aquele relacionamento.

Naquele mesmo final de semana, ela descobre que ele estava com outra pessoa. Mas ela segue firme embora estivesse muito machucada.

Sabendo do que havia acontecido, sua amiga Vitória lhe faz uma proposta, que ela aceita.

Torna-se amiga do Nelson e da namorada dele. Durante a conversa ele nega que tem namorada. Vitória em conversa descobre todos os lances dele, que na verdade ele só não ficaria com uma pessoa, pois já havia dado várias cantadas nela, a convidava para se conhecerem e negava o tempo todo que tinha namorada, que nunca namorou Sofia e assim por diante. Vitória sabendo de tudo quis saber da atual namorada dele, o que ela fazia se realmente eles estavam namorando. E a Clara confirmou que sim, eles estavam namorando. Que visitava a casa dele com frequência, conhecia os filhos, não tinha porque inventar.

Para desmascarar o Nelson, Vitória manda toda conversa e as cantadas dele, para a sua namorada. E diz: _ Se você está namorando com o Nelson, então deve ser namoro a três. Clara fica furiosa.

E pergunta: _ Você vai continuar com esta brincadeira ou vai sair?

_ Porque eu não costumo dividir.

Vitória não dar resposta. Clara exclui Vitória e mostra toda à conversa para ele, que cinicamente responde: _ Você decide!

Clara despede-se dele apenas com um “tchau” e vai embora.

Ele responde: _ Só isso?

Clara era uma mulher decidida, que já havia saído de um casamento de um pouco mais de vinte cinco anos. Para ela sair de um namoro de três meses era fácil.

Ao descobrir que Clara não estava mais neste relacionamento, Sofia envia uma solicitação de amizade. Ela aceita.

Sofia manda-lhe a seguinte mensagem: _ Acho que temos algo em comum ou já tivemos.

Clara muito esperta mata a charada: _ Foi o Nelson.

_Sim, responde Sofia.

Ficam até madrugada conversando sobre ele e de como se deu tudo.

Clara diz: _Vamos marcar um café, quero muito lhe conhecer.

Marcam o café e falam o tempo todo do Nelson, do quanto ele é amável e mentiroso ao mesmo tempo.

Ela disse que jamais entraria em uma relação sabendo que havia outra pessoa. Chegou a perguntar para ele se não tinha namorada. Claro, ele negou como sempre fazia.

Ela era estudante de Arquitetura, divorciada com filhos formados. Era Catarinense muito amável que gostava muito de viajar. Sofia era uma professora que se apaixonou pela primeira vez e para ela ainda estava sendo difícil.

Justamente no dia que Sofia e Clara marcaram o café, Nelson manda uma mensagem para Sofia a convidando para sua casa.

Sofia responde: _Vou conhecer a Clara!

Ele: _ Nossa! Você prefere encontrar a Clara do que a mim?

Ela diz: _ Não prefiro a Clara, mas vou conhecê-la, fizemos amizades.

Era seu jeito de dizer que ficou amiga da sua ex-namorada, que elas não iam brigar por ele, não valeria a pena.

Ela contou tudo isso para Clara e deram risadas juntas. Foi uma longa conversa falando sobre o Nelson e de tudo como aconteceu.

Depois falaram um pouco delas, um pouco da vida. Clara falou de suas viagens e combinaram de outras vezes se encontrarem ou até mesmo viajarem. Tomavam sorvetes enquanto conversavam.

Duas mulheres maduras perceberam que não deveriam brigar por homens, cada um é o que decide ser.

Para finalizar aquele longo bate papo, vão tomar um cappuccino, que Clara faz questão de pagar para Sofia.

Naquele dia nasceu uma amizade que poucas pessoas compreenderão.

Marlene Rayo de Sol
Enviado por Marlene Rayo de Sol em 11/08/2017
Código do texto: T6081142
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.