Conversando Sobre o (nosso) Futuro

Bernardo: - O mês já se foi...

Camila: - Bem vindo, agosto !

Bernardo: - Mês novo, coisas novas, pessoas novas... é assim que dizem, né?

Camila: - ISSO !! Tem que renovar sempre e, seguindo essa lógica, um beijo para você: fui – exclamou, fingindo que já iria.

Bernardo: - Até mais... – disse, fechando os olhos e transparecendo suavidade.

Camila: - ...

ALGUNS SEGUNDOS DEPOIS ELE ABRE OS OLHOS

Camila: - Você é tão insensível

Bernardo: - Pensei que você tinha dito que iria embora.

Camila: Foi só uma brincadeira, sem graça!

Bernardo: - Realmente, foi uma brincadeira sem graça.

Camila: Nãaaaooo... Sem graça não era a brincadeira, mas sim você !!!!

Bernardo: - Discordo, sou muito legal! Senta aqui, vai!

Camila: - O que é que você quer?

Bernardo: - Aproveita só mais um pouco comigo esse finalzinho de julho.

AQUELA PAISAGEM ROMANTICA E CLICHÊ DO POR DO SOL SE VAI E A NOITE APRESENTA A LUA SE ESPELHANDO NO MAR. ENTÃO SE LEVANTAM PARA DAR UMA CAMINHADA PELA ORLA.

Bernardo: - Já que estamos caminhando, imagine a gente entrando no altar no dia do nosso casamento.

Camila: - O que é isso tudo agora?

Bernardo: - Tenho que te assustar, constranger-te de algum modo.

Camila: Eu ein! Você deve ser maluco, só pode.

Bernardo: - Bingo! É isso que eu quero que você acredite que eu sou.

Camila: - Qual a lógica por detrás disso?

Bernardo: - Você vai achar que estou apaixonado e, consequentemente, que estou louco, pois nos conhecemos há apenas um mês.

Camila: - Ou seja, você tá querendo se livrar de mim, sem precisar me dar um fora.

Bernardo: - Estou apenas sendo gentil.

Camila: - Quanta “gentileza” – fala em tom de desprezo.

Bernardo: - Você acha mesmo que temos um futuro?

Camila: - Não sei.

Bernardo: - Você se vê acordando todos os dias comigo daqui a uns dez anos?

Camila: - Nunca pensei nisso.

Bernardo: - Você acha que eu fico só com você?

Camila: - Não sei também.

Bernardo: - Quanto tempo mais nós iremos estar juntos?

Camila: - Quantos nãos mais você quer ouvir?

O SILÊNCIA TOMA CONTA DELES. O CLIMA DE TENSÃO SOBRESSAI NAQUELE AMBIENTE QUE SE TORNARA HOSTIL POR UM MOMENTO.

Bernardo:- Não é querendo pagar de chato, mas o tempo vai passar e, se continuarmos juntos, vamos ambos conhecer a família um do outro, os amigos um do outro, os parentes, periquito, papagaio etc... E eu não sou do tipo que vive sonhando com o futuro.

Camila: - Ah é? Então por que você descreveu essa cena toda no futuro?????

Bernardo: - Porque é dessa maneira que as coisas vão acontecer até você começar a dizer sim para todas as perguntas que fiz.

Camila: - ...

Bernardo: - Eu não vivo acorrentado ao passado ou preso ao futuro. Eu não responderia sim para aquelas perguntas. Eu não estaria me preocupando em acordar ao lado de alguém amanhã, mas estaria me preocupando em dormir ao lado desse alguém hoje. O futuro não existe se eu não fizer o hoje acontecer.

Camila: Talvez eu tenha entendido... só não entendi onde você quer chegar !?

Bernardo: - Só queria te dizer que eu não sou convencional e, quem sabe, isso pode te frustrar em algum momento. Sabe, eu só vivo o agora, calmo, sem pressa, porque cada momento é único.

Camila: - Então eu tenho que escolher agora se vou ou fico?

Bernardo: - Se quiser, pode ser agora, ou depois, ou nunca. Você escolhe se estiver afim. Só estou te dizendo que não tenho intenção futura contigo, nem mesmo a de ti deixar. Isso tudo só foi para te dizer que estou aqui e agora, e não é para tirar teus olhos de mim para imaginar um devaneio de um futuro (im)provável.