Canyon Deep

Ela ficou surpresa ao ver a minha reprodução emoldurada de "Canyon Deep", de Charles H. Pabst, pendurada na parede da sala de estar.

- Esse quadro... nossa, me traz recordações!

- Alguma exposição de arte americana contemporânea?

- Qual exposição... eu estive no Grand Canyon quando era criança. Meus pais me levaram lá.

Aproximou-se da tela com ar embevecido.

- Olha só esse barquinho no rio... minúsculo! E as gargantas de pedra erguendo-se nas alturas, banhadas numa luz quase sobrenatural. Eu vi isso! Eu estava nesse barco!

- Pabst também conheceu o Grand Canyon quando criança - comentei. - É notável que você e ele tenham isso em comum e só tenha descoberto justamente hoje, aqui.

- Gostaria de ter uma reprodução dessas na minha casa - me disse, com os olhos brilhando. - Talvez num tamanho um pouco menor. Esse quadro é enorme!

- Verdade; com a moldura, tem quase 50 polegadas. Mas creio que vai ser difícil encontrar especificamente esta reprodução à venda... uma ou duas semanas atrás, um cliente me pediu uma cópia e não consegui localizar nenhuma, sequer nos sites que comercializam pôsteres online. Parece estar fora de catálogo há muito.

- Que pena - respondeu, desapontada.

Não perdi a oportunidade que me era oferecida:

- Mas você é bem-vinda sempre que quiser vir, ficar olhando...

Voltou-se para mim, ar de surpresa, e abriu um sorriso.

- E pode ficar o tempo que quiser - concluí.

- [13-05-2017]