Fagulhas

Quarenta anos depois, Quinzinho, que ninguém mais conhecia por esse apelido, fora os amigos de infância, voltou à cidade natal. E ali reencontrou alguns dos companheiros com quem jogara bola e soltara pipa nas ruas de terra, agora quase todas devidamente asfaltadas.

- Temos até Wi-Fi público, cortesia do Menezes - informou orgulhosamente o Joca da padaria, onde ele parara para tomar uma média e comer um sonho.

- É... as ruas vão ficar livres para os carros, já que ninguém mais vai jogar bola - ponderou Quinzinho.

- Nem pense nisso - atalhou Joca. - Desde que o Menezes se aposentou da Seleção Brasileira e abriu uma escolinha de futebol, o sonho da garotada é seguir os passos dele. Acho que nunca se jogou tanta bola nessa cidade!

Quinzinho balançou a cabeça, em aprovação.

- Belo gesto esse, do Menezes. Um cara que jogou no Barcelona, no Flamengo... se aposentar e voltar para a cidade onde nasceu, ajudar a população pobre...

- Ah, mas ele sempre disse que o sonho dele era criar os filhos na mesma cidade onde nasceu. E agora está tudo muito melhor. Menezes é um cara que ajuda, de verdade.

- E não vai se candidatar a algum cargo político... prefeito? - Questionou Quinzinho, erguendo uma sobrancelha.

- Ele diz que não tem interesse em política, e que pode ajudar mais ficando fora dela.

- Menezes era um bom zagueiro - opinou Quinzinho. - Provavelmente, trouxe para cá essa atitude de chutar os problemas pra longe - antes que virem problemas.

- Com Menezes, não tem firula! - Exclamou Joca, sorridente.

Quinzinho acabou de comer o sonho, tomou o último gole da média e perguntou, como quem não quer nada:

- E a Antônia?

Joca recolheu o copo americano do balcão da padaria, antes de responder:

- Depois que ficou viúva, vendeu o sítio. Está morando aqui, na cidade.

Quinzinho sentiu o coração acelerar, mas tentou fazer graça:

- Veio por conta do Wi-Fi grátis do Menezes?

- Não, por causa dos netos. Estão todos no Centro.

E sem que fosse perguntado:

- E ela continua bonita.

Quinzinho sentiu o coração flutuar nas nuvens.

- E os cabelos?

Joca começou a rir.

- Depois de quarenta anos, Quinzinho, o que acha? Brancos, é claro!

E debruçando-se sobre o balcão, segredou ao ouvido do amigo:

- Mas os olhos... azuis como sempre!

[07-03-2017]