Uma Questão de Sentimento

Ela disse que amava seus versos e poesias, e que faria tudo para ficar com ele! - pensou Maurício olhando novamente a mensagem no celular. Mas era estarrecedor para ele a simples idéia de pensar na realidade que sua vida lhe propunha. Não tinha onde morar, vivia entre pensões baratas e pulguentas naquela cidade barulhenta, não tinha sequer uma tv, tampouco um celular moderno que lhe permitisse enviar mensagens de whattszapp. Vivia uma vida falida, sem familiares naquele estado e sem amigos com quem contar.

Maurício escrevia num pequeno jornal local, e aquela era sua única fonte de renda, dinheiro que mal dava para cobrir seus gastos com habitação e alimentação. Maurício escreveu alguns romances e andava entre editoras buscando uma publicação dos seus escritos. [...]

Ela se via dividida entre duas situações, Maurício que lhe jurava amor eterno e Rafael, um rapaz frio, a quem conhecera e passou a namorar, ele era um advogado proeminente da cidade que fora chamado para trabalhar em Londres.

Ela sabia que tinha que se decidir por algo, e acabar com aquela dualidade amorosa.

Certo dia Rafael lhe fez uma proposta:

-Alisson, eu pensei bem e resolvi ir para Londres, sexta-feira viajo para lá, gostaria que fosse comigo, lá nos casaremos, o que acha?

Alisson pensou por um momento, vislubrou seu futuro ao lado de Rafael e ao lado de Maurício, e por mais que seu coração estivesse indeciso, ela disse quase automaticamente: -Sim, eu aceito!

Maurício foi avisado por mensagem sobre sua decisão, na sexta-feira ela estaria partindo para Londres. Sentindo-se arrasado Maurício chegou na pensão e deu de cara com a dona:

-Rapaz você não vai me pagar?

-Dona, eu não tenho dinheiro, espere um pouco mais!

-Não tenho que esperar nada! saia da minha pensão até amanhã!

Sentindo-se irremediavelmente melancólico, ele sentou-se em sua escrivaninha e passou a escrever a noite toda, era um fim de noite de quinta-feira, ele fez um café e continuou a escrever em sua máquina. Na madrugada daquele dia, sentindo-se deveras inspirado, ele concluiu seu novo livro, requentou o café, tragou seu último cigarro, eram 5:35 da manhã.

Deitou na cama e ficou relendo a mensagem de Alisson, pegou no sono sem notar e só acordou as 10:25 da manhã com o som da dona da pensão batendo a porta:

-Vamos, preciso alugar o quarto, saia já daqui!

Maurício pediu mais uns dias, mas a mulher estava irredutível; logo ele juntou algumas coisas, suas roupas, máquina e o que pode levar e saiu sem rumo.

Mais tarde, Alisson despediu-se de seus Pais, levando uma mala grande, eram quase seis da tarde, e a saída do avião seria as Sete e meia. Ela pegou um taxi que passou por toda praça arborizada, e alí, debaixo de um pé de Flamboiant amarelo muito vistoso, ela viu Maurício, sentado num banco de cimento, suas coisas colocadas ao chão, ele com a cabeça baixa, o olhar perdido, pensamentos distantes...

Sentiu uma tristeza latente bater em seu eu, mas alí em sua frente estava um exemplo de um homem falido, o qual não poderia dar-lhe nenhuma perspectiva de futuro, na outra ponta estava Rafael, promessa de sucesso e um bom futuro...

Alisson virou o rosto, o Flamboiant amarelo passou, o aeroporto estava bem próximo.

Rafael a esperava na entrada com flores, ela entrou com ele que pegou sua mala...

Maurício recebeu uma chamada no seu celular, a bateria quase pifando...

- Sr Maurício, boa noite!

-Boa noite- tornou ele

-Somos da Editora GoldenArt, temos uma proposta para o livro que o Senhor trouxe aqui hoje...

-N-não diga!- atalhou Maurício- e qual é a proposta?

-Nosso escritório fecha as 19:30, se puder comparecer aqui ainda hoje conversaremos!

-S-sim- gaguejou ele- já estou indo!

Sem nada saber, Alisson estacou na entrada para o avião, olhou ao redor, encarou Rafael, um sentimento pulsando diferente dentro do coração...

Rafael parecia surpreso:

-Vamos entrar Alisson, a moça está esperando!

Alisson parecia ter o pensamento longe, o coração batendo descompassadamente, subitamente ela pegou sua mala e deu meia volta, Rafael gritou:

-O que houve?

-Adeus Rafael! - disse ela se distanciando e passando a correr

Sem nada entender, Rafael tomou o rumo ao avião.

Momentos depois, Alisson chegou a praça, o olhar vagueando entre as arvores, viu as coisas de Maurício debaixo do banco de pedra, aproximou-se e então chamou por ele, apenas um silêncio inquietante pairava. Sentou-se no banco e pegou a mala de Maurício, só então ouviu alguém murmurar:

-Moça não mexa nessas coisas, um moço pediu para cuidar delas!

-Pra onde ele foi? - disse ela pressurosa

-Ele parecia meio desesperado, saiu correndo em direção a ponte! acho que foi atirar-se ao mar!

Alisson absorveu aquela notícia com um amargor inefável, levantou-se, as lágrimas caindo sinuosas por seu rosto, tomada de melancolia e arrependimento saiu em direção a ponte, ligou para ele, mas sem sinal.

Chegando lá, ficou olhando atentamente as aguas enquanto a noite avançava, eram 21:15 quando alguém lhe perguntou:

-Perdeu algo moça?

Alisson virou-se surpresa, era Maurício.

Tão surpreso quanto ela, ele a abraçou e beijou como jamais havia sonhado...

Momentos mais tarde, levou-a para praça, fizeram planos, ele alugou um hotel aquela noite e a deixou em casa, havia recebido um adiantamento[...]

Maurício começou a fazer sucesso no mundo literário, e um ano depois casaram-se. Na noite de nupcias, Maurício lhe perguntou:

-Hoje enfim completamos nossa alegria, mas tem uma pergunta que eu gostaria de fazer, posso?

-Claro que sim- disse ela

-Porque voltou aquele dia?

Ela o olhou profundamente, pegou sua mão e a beijou, depois disse:

-Não se pode negar o coração, antes de tudo, minha decisão foi "uma questão de sentimento!"

[...]

Mario B Duran
Enviado por Mario B Duran em 01/11/2016
Reeditado em 13/04/2019
Código do texto: T5809665
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.