O CASO DO HOMEM FIEL

Do amor, caros amigos, saberemos apenas se por ele formos agraciados. Ou, amaldiçoados, depende do ponto de vista.

Benção e maldição, palavras opostas não poderiam ser mais apropriadas se pretendemos nos enredar em tramas de nós apertados. Paradoxal é o amor, novidade a cada correspondência nos juramentos que serão sempre singulares. E ridículos, como disse Pessoa. O amor não estará mais vivo na reconciliação que nas contendas. Na boca dos amantes, o amor é desejo eterno e satisfação efêmera. Amor é palavra cujo sentido nos escapará logo recuperemos o fôlego.

Vejamos o caso do homem fiel.

Ele se despiu do orgulho quando disse para sua amada: “Vá, se precisa ir”.

Na esperança de um dia sermos amados assim e, egoístas que somos, o julgamos ingênuo. Antes mesmo de conhecermos causa e efeito, desdenhamos desse homem que passou a ser visto como o pobre coitado.

E ali está, o patético homem fiel. Ele segue a sua vida a despeito de nós que o invejamos às escuras, nós que o olhamos com soberba, que o julgamos opróbrio. O trabalho consome seus dias, as noites duram séculos. Não bebe e não joga. Não se entrega ao vício e mantêm-se íntegro na sua dor por ser ela isso mesmo, sua. Não seria o momento adequado para exageros? Para repentinos vãos da conduta? Desvios de caráter? Pois é certo que estaria justificado qualquer deslize da moral, e diríamos, nós que nos escondemos atrás de algum evangelho, “Coitado, tinha uma vida pela frente”.

O que se viu, no ardor do abandono, é a branca e gelada espera. Se retornarmos para vigiar o que aconteceu depois o veremos, agora, de braços abertos e lágrimas contidas. Lágrimas contidas porque é homem que não se permite chorar em público. Lágrimas contidas e braços abertos porque seu amor retorna. Não mais o mesmo amor dado que enfim compreende a lição do que antes chamamos paradoxo.

No retorno ela se dá integralmente ao homem que lhe foi fiel, sem reservas porque percebeu que o amor reservara o melhor para fim. Ela diz: “Voltei porque preciso de ti”.

Se ainda estamos aqui é apropriado que saiamos. Os dois têm muito o que dizer um ao outro.

E serão juras temporárias com prazo de realização. Promessas a serem testadas porque não esperam mais serem felizes para sempre. Se ainda estivéssemos perto deles, ouviríamos suspiros e citações poéticas ridículas e tão patéticas como toda frase de efeito. Eu te amo, embriagado, clichês nunca esquecidos no tempo.

Ouviríamos, se estivéssemos com eles. Mas é hora da sair.

Não veremos os beijos ardentes?

Os amantes sentiram a falta das mãos que acenaram o adeus e saber que estão um ao lado do outro na cama basta. Sobramos.

Para contar o que se pode imaginar não é preciso mais que silêncio.

*

*

Baltazar Gonçalves

Baltazar Gonçalves
Enviado por Baltazar Gonçalves em 16/02/2016
Reeditado em 01/04/2018
Código do texto: T5545196
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.