MÚSICAS*
Depois de muitos anos, por um motivo qualquer, viu-se descendo aquela ladeira. Não tinha atentado para seu significado até pôr os pés nela. Ao começar a andar, não teve jeito. Foi como se o tempo não tivessem passado e ainda estivesse com ela ao lado. Para piorar era um dia ensolarado, mas não tórrido, de primavera, igualzinho àquele. Ficou estático durante uns dez minutos, pensando se não seria melhor se desviar para uma das ruas laterais. No final das contas resolveu encarar: "Decidi me lembrar tantas vezes que eu tenha vontade, sem nada esquecer...". Ela ficaria possessa que qualquer coisa relacionada a ela fosse decidida com base em Roberto Carlos. Esse pensamento o divertiu.
Desceu caminhando devagar assobiando Te Recuerdo Amanda, na versão do Ivan Lins. Não era nem uma memória, era como se vivesse aquilo de novo. Ela perguntando que música era aquela e ele respondendo que era a dela. A inevitável pergunta de como era a letra:-" Son cinco minutos, la vida es eterna en cinco minutos... e tu caminando, lo iluminas tudo, são cinco minutos, que hacen florecer".
O silêncio depois, aquela compreensão da situação toda, ele casado, todo o malabarismo que eles tinham que fazer para se encontrarem e a súbita compreensão por parte dela da importância que esses encontros tinham para ele. A expressão resplandecente com que lhe olhou, aquela lágrima rebelde escorrendo pela sua face atônita. Depois de uns dois minutos, não aguentando mais, resolveu falar:-"E você, têm alguma música que me lembre?". Aquele olhar apaixonado! Meu Deus! Aquele olhar apaixonado!:-"Quando caminho lado a lado pela rua com você, me deixas louca. E quando escuto o som alegre do seu riso, que me dá tanta alegria, me deixas louca".
O mundo desapareceu, o tempo parou. Uma sensação de plenitude o invadiu e ele simplesmente não conseguia fazer mais nada. Esqueceram tudo e se agarraram ali mesmo, beijando-se como se mais nada existisse. Por mais que se esforçasse não conseguia se lembrar de como conseguiram chegar em um motel que tinha ali perto. E tinham tantos compromissos naquele dia. De repente ouviu o barulho de uma aeronave que passava. Naquela época havia saído o mestrado dela na França e o emprego dele em Salvador:-" No dia em que fui mais feliz, eu vi um avião, se espelhar no seu olhar até sumir...".