Ana! Onde esta Você?

Ana! Onde esta Você?

Vocês conhecem um pé de café? Vou tentar explicar como é! Ele não é muito grande! Tem as folhas verdinhas e os grãos nascem grudados nos galhos, eles nascem verdinhos e quando estão maduros ficam vermelhinhos, bem docinhos.

Ana morava numa casinha branca no meio do cafezal com a mãe, o pai, os irmãos e a avó. Epa! Ana não esta em casa. Como vamos encontrar ela no meio desse monte de pé de café?

Ana! Onde esta você?

Ela não respondeu! Então vamos seguir essa abelha que esta voando no cafezal e tentar encontra-la.

A abelha entra voando no meio do cafezal e a gente logo ouve um grito de medo. Socorro! Uma abelha! E logo vemos uma menina correndo no meio dos pés de café gritando; Aaaaahhhhh! Pronto! Nós já encontramos a Ana, agora vamos brincar com ela nessa história.

O pai sempre avisava: Tome cuidado quando estiver andando no meio dos pés de café! Lá tem bicho que fica escondido pronto para atacar e é muito difícil enxergá-los.

Mas vocês sabem como são as crianças, elas gostam de brincar, adoram aventuras e nem ligam para o perigo.

Num lindo dia de sol Ana e o irmão João caminhavam brincando pela trilha no meio do cafezal, quando uma cobra grande apareceu no meio da trilha. Ela ficou parada olhando para eles e querendo atacar. O medo foi tão grande que eles ficaram quietinhos. Ana logo falou: - Ainda bem que o pai avisou!

- João! Vamos sair devagarinho e fugir!

Ana segurou João pelo braço, puxou e saíram correndo no meio do cafezal gritando de medo. Aaaahhhh!

Todas as meninas gostam de flores e Ana também gostava. Ela adorava quando os pés de café soltavam flores. O cafezal virava um grande jardim de flores branquinhas. Parecia até nuvens branquinhas sobre os pés de café.

Num dia de sol muito quente, Ana chamou os irmãos para tomar água na mina, diziam que era uma mina d’agua encantada, porque suas águas eram geladinha e bem gostosa. As crianças estavam com muita sede e nem pensaram. Saíram correndo no meio do cafezal cheio de flores e os cachorros correram juntos.

Eles tomaram água na mina e quando decidiram ir embora, num piscar de olhos apareceu uma onça no meio do caminho.

Era uma onça pintada bem bonita, mas muito brava.

Sem saber o que fazer eles pensaram: Bem que o pai avisou, mas nós nem demos atenção! E agora! O que nós vamos fazer?

- Vamos tentar sair devagarinho!

A sorte foi que os cachorros estavam com eles naquela hora!

Duque que era o cachorro mais bravo logo enfrentou a onça com toda sua força e coragem, naquele dia Duque se transformou num cachorro super-herói, pois além de salvar a vida deles, ainda fez a onça fugir para longe. Mesmo assim eles saíram correndo daquele lugar gritando; Aaaahhhh! Porque nenhum deles queria virar comida de onça.

Fique sabendo que não era só bicho que tinha no meio dos pés de café! Pode acreditar! Lá também tinha assombração!

Quando as pessoas mais velhas ficavam reunidas na beira da fogueira contando histórias, falavam que já tinham visto a assombração dos pés de café. Ela ficava escondida esperando as pessoas corajosas passarem, depois corria atrás para ver se elas eram corajosas mesmo. As crianças morriam de medo de encontrar essa assombração no meio dos pés de café, por isso nunca iam lá à noite.

A mãe da Ana também se chamava Ana e acho que era mágica, pois um dia ela pegou um pano na mão e fez uma boneca igual a uma menina. A boneca nunca mais se separou da Ana e se tornou amiga dela para sempre.

Tudo que a mamãe fazia para Ana tinha amor e magia, tanto que um dia ela fez um vestido para Ana ir a uma festa, o vestido era todo rosa com um laço branco tão lindo que transformou ela numa linda princesa.

Usando aquele lindo vestido rosa, Ana e as irmãs correram cantando no meio dos pés de café, foi nessa época que Ana aprendeu a cantar e vive até hoje feliz e cantando.

O tempo passou e Ana pensou: Na casinha branca tinha uma foto da vovó na parede, acho que ela também era uma princesa, pois era muito bonita e sua foto era a mais linda da casa.

Ana sempre se lembra da mamãe quando faz as coisas que ela fazia.

A saudade que ela sente daquele tempo é muito grande! Sabe o que ela quer fazer! Ela quer voltar no tempo e correr gritando no meio dos pés de café novamente! Vamos com ela! Vou levar vocês comigo! Vamos correr no meio dos pés de café e gritar também! Aaaaahhhh!

Paulo Ribeiro de Alvarenga

Criador de vaga-lumes

Iluminando Pensamentos.

https://www.facebook.com/criador.de.vagalumes

Criador de vaga lumes
Enviado por Criador de vaga lumes em 04/04/2015
Reeditado em 05/04/2015
Código do texto: T5194581
Classificação de conteúdo: seguro