Onde isso vai parar?

Quando ela entrou em casa, seguida pelo luar que banhava os telhados do Brooklyn, o marido ainda estava sentado à mesa de jantar, de frente para a porta, limpando a boca e os vastos bigodes ruivos com um guardanapo de linho.

- Onde estava? - Perguntou ele à queima-roupa, apoiando as mãos sobre a toalha branca.

- Não viu meu bilhete? - Retrucou ela, soltando a fita que prendia o chapéu sob o queixo e descalçando as luvas.

- Sim... li seu bilhete - disse ele, cuidadosamente. - Foi dar um passeio de barco... com a sua amiga?

- Exato. - Ela não parecia interessada na conversa e deu-lhe as costas ao pendurar o chapéu no cabideiro.

- Eu a esperei para jantar - acrescentou ele, enfático.

- A mesa estava posta - ela estendeu a mão num gesto vago, indicando o aparelho de jantar de porcelana inglesa, presente da mãe dele.

- Mas você não estava aqui!

Ela balançou a cabeça como quem admite uma falta, mas seu tom de voz emergiu sereno:

- A minha presença era necessária?

- Considerando que é minha esposa, sim.

Ela ergueu ambas as sobrancelhas.

- Desculpe, mas não vejo a situação desta maneira.

- Ora, a santidade da vida doméstica... - começou ele.

- Eu acredito na santidade da vida doméstica, - atalhou ela - mas não ao ponto de entender que isso inclui a minha presença à mesa de jantar. Você poderia queixar-se se eu houvesse saído sem deixar a mesa posta, mas não foi esse o caso.

- Claro, - disse ele, deixando transparecer uma ponta de ironia. - O seu passeio de barco era mais importante do que estar em casa com seu marido para jantar.

- Não vamos recomeçar com isso, Isaac. Por favor.

- Não, não vamos - retrucou o marido. - Esta foi a nossa última conversa sobre você e a sua amiga. Se gosta tanto dela assim, prefiro que vá embora.

Ela balançou novamente a cabeça, a sombra de um sorriso passando-lhe pelo rosto.

- Então, que assim seja. Vou fazer minhas malas.

- Para onde você vai? - Indagou ele, surpreso com a resposta inesperada.

- Vou para onde estão os meus sonhos - retrucou ela, encaminhando-se para o quarto do casal.

[02-02-2015]