PRIMEIRO AMOR 3
"Chego a mudar de calçada quando aparece uma flor. E dou risada do grande amor" Chico Buarque
Não sabia se sentia orgulho ou se deveria preocupar-se. Para sua imensa surpresa seu filho de quatro anos, de vários filmes que poderia escolher na TV à cabo, pediu para ver uma nova versão de Romeu e Julieta. Sua filha de doze, praticamente dormindo:-"É, pai, ele gosta, já assistiu umas três vezes" e virou-se para o lado.
É, vai... Esse menino era realmente precoce. Já estava de férias há duas semanas e ainda falava direto da amiguinha da sala. Sua filha começou a gostar de romances com dez. Ele, pelo que se lembrava, com sete já tinha seus amores. E também suas desilusões...
"Aí, ela toma o veneno assim, e ela morre e ele chega e pega a espada, e faz assim.Ela acorda e também pega a espada e morre assim, pai!" Falava seu tesouro a pular e descer e subir na cama. Ahh, deixa... Também como ia justificar a si mesmo impedir seu bacuri gostar de Shaskepeare? Não dava! Pôs a porcaria do filme. Era uma versão com os atores da moda, mas mantendo os diálogos originais. Tudo ostentoso demais, quando se pensa que a estória se passa na Verona do séc XVI. Mas, também, como atrair a atenção dos jovens de hoje? Mas mantinha-se firme na sua preferência pelo do Zeffirelli! Seu filho aninhara-se em seu braço e assistia com toda a atenção. Saiu do quarto e foi até a cozinha lhe preparar uma mamadeira. Com sorte ele dorme logo e aí eu veja outra coisa. Essas tragédias amorosas lhe eram hoje insuportáveis!
"Hoje eu tenho apenas uma pedra no meu peito, exijo respeito, não sou mais um sonhador."
Que saco! Quando uma música insiste em tocar na rádio da fábrica de minhoca é triste! Mas verdade seja dita, era isso mesmo. Pensou em ligar para a esposa que estava de plantão. 22:14. Já era tarde, não dava. Bem, seria uma bela vitória fazer o menino compartilhar seus gostos. A menina estava perdida para os dois. Vencera em lhe incutir o hábito da leitura, mas não conseguia fazê-la ler nada além de Harry Porter e congeneres. Todo o resto ficava à anos-luz dos dois. O microondas tocou, era só rosquear o bico que estava pronta. Ele continuava sentado na cama, olhando fixo para a tela. Deitou e o abraçou de novo.
"Me atirei assim, de trampolim, fui até o fim um amador."
Bem, ele não teria um irmão para acabar seu primeiro amor... Lembrou da Carla, das longas conversas sentados no meio-fio, embaixo da jabuticabeira, em frente da casa dela. As irmãs passando de vez em quando com o imutável corinho:-"Tá namorando, tá namorando". Que diabos eles falavam tanto, afinal? Queria conseguir se lembrar. O que nunca esqueceu foi o calor de suas mãos nas suas e seu olhar carinhoso, enquanto a tarde morria devagarinho, devagarinho. É, o problema foi a vaidade. Chegar em casa e falar que estava com uma menina um ano mais velha. Com sete anos isso era uma façanha e tanto!
Veio o dia em que reuniu forças e foi até o pai dela, "pedi-la em namoro". E encontrou a família toda em prantos porque o desgraçado do seu irmão matou seu cachorrinho enfiando um pedaço de madeira no "fiofó" do pobrezinho! O pai até que foi legal, só levou-lhe em um canto e pediu que ele não fosse mais lá. A coisa toda se acertou em casa com um cada um para o seu canto. Perdeu toda a razão ao chegar e jogá-lo da mesa, em pleno almoço, no fogão. E estavam fritando batatas! Fim da discussão. E tinha que se dar por sortudo por ele não ter se queimado. O problema é que era apenas um ano mais velho, mais tinha o dobro do tamanho. Anotou mentalmente mais uma vez de ligar-lhe. Já iam seis meses que não se falavam.
Por quanto tempo o quarto e a vitrola foram seus companheiros naquele quarto escuro? Não dava para lembrar. Mas quando não estava na escola, estava ali, escutando os discos dos seus pais. Talvez seja por isso que não fizeram nada, quem vai achar ruim de ver uma criança ouvindo Chico Buarque e Maria Bethânia sem parar? Ela se mudou, ficou sabendo dois meses depois. O que restou foi o reencontro 15 anos depois. Para puxar conversa lhe perguntou a idade. "Você não lembra?", disse triste e decepcionada...