Na Av. Rio Branco

Eu sempre fico lá, parado no mesmo canto, mas nunca sou percebido. Todo dia vocês passam por mim e desviam o olhar, mudam de direção, chegando até a atravessar a rua só para não cruzar comigo. Sabe, eu me sinto mal. Não sou mendigo, não estou tentando te vender algo, nem querendo roubar vocês. E o que eu ganho com isso? Quase sempre ser esnobado. Pô, apenas faço meu trabalho. Apesar de tudo isso, naquele dia, na esquina da Av. Rio Branco, todo meu trabalho foi recompensado, quando ela me notou pela primeira vez. Sinceramente? Não me importava mais se vocês nunca me vieram, ela me percebeu e é isso que interessa.

Era um dia como qualquer outro na capital potiguar, quente, com pouco vento, pessoas indo e voltando para seus trabalhos, tudo na mais perfeita desarmonia. Ah! tinha eu também, entregando meus panfletos para ninguém. Por volta do meio dia, já me preparava para ir almoçar quando aquela linda morena passou por mim. Cabelos encaracolados, seios fartos e um sorriso...Nossa! Que sorriso. Ela me olhou, sorriu, pegou um panfleto e disse: obrigada. Saiu andando. Não consegui responder nada, fiquei atônito, espantado por uma mulher como aquela ter me percebido.

No outro dia esperei a manhã toda, nervoso, mas ela passou no mesmo horário. Eu agi diferente, se quer saber.

_Boa tarde, moça.

_Boa tarde, moço. Com simpatia, respondeu.

Foi assim durante longas semanas, o dia todo eu esperava aflito só para vê-la passar, só para reparar no seu belo sorriso, e pra roubar a atenção dela por dois segundos. Quinta passada decidi colocar o número do meu celular em um dos panfletos, pra ver se conseguia algo mais. Foi um erro; na sexta ela não passou por ali. Achei que tivesse ficado chateada, passei todo final de semana na merda. Na segunda, não a vi. Nem na terça. Na quarta feira decidi procurá-la no trabalho. Eu sabia que trabalhava ali perto, numa loja de cosméticos. Foi quando me falaram que ela não trabalhara desde a tarde da sexta feira. Todos estavam preocupados. E foi ai que, poucas horas depois de eu ter ido lá, vocês me abordaram.

_Mas você não a viu na sexta feira a tarde?

_Eu? Não senhor. Como eu falei, ela não passou por mim naquele dia.

_Disseram que na sexta a tarde você não voltou do almoço.

_Não senhor, estão completamente enganados. Eu estava lá, sempre estou.

_Sabe, encontramos o corpo dela. Estava irreconhecível.

_Onde a encontraram?

_Uns pescadores acharam o corpo no Rio Potengi, enquanto pescavam.

_Acho qu...

_E se eu te disser que testemunhas disseram que naquele dia, ela passou do outro lado da rua e você foi atrás dela?

_Não, eu não a...

_CALA SUA BOCA, SEU ASSASSINO! ENCONTRAMOS SÊMEN NELA, E TUDO INDICA QUE É SEU.

_Mas eu nunca...

_EU MANDEI CALAR A BOCA, SEU FILHO DA PUTA! Soldado Paulo, leve-o para a cela.

_Por fav...

_Seus companheiros irão adorar saber que você é um estupradorzinho barato, fazia tempo que não aparecia alguém assim por aqui. Tenho certeza que irão te tratar da melhor forma, não se preocupe.

_POR FAVOR, NÃO! EU NÃO FARIA ISSO COM ELA. NÃO FARIA. ELA FOI A ÚNICA QUE ME NOTOU, EU A AMAVA. AMAVA. POR FAVOR... ELA ERA A ÚNICA QUE ME NOTAVA. A ÚNICA!

Gonzaga Neto
Enviado por Gonzaga Neto em 04/11/2014
Reeditado em 03/08/2016
Código do texto: T5023125
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.