NÃO FALTE A UM CASAMENTO SE VOCÊ É O NOIVO OU A NOIVA.
I
ELES NAMORAVAM FAZIA 3 MESES E VINTE E OITO DIAS. SÓ? SÓ.
ESTAVAM INDO AO FÓRUM PARA CASAR, POIS O CASÓRIO ESTAVA MARCADO. FORAM A PÉ, COITADINHOS, NEM UMA BICICLETA TINHAM PRA IR AO CASAMENTO. NEM MESMO UM AMIGO DE POSSE POSSUIAM, SE É QUE SE POSSUI AMIGOS, PARA LEVÁ-LOS DE CARRO AO FÓRUM.
TÃO SIMPLES QUANTO UMA MANHÃ DE VERÃO!
NÃO HAVIA CONVIDADOS PARA ASSISTIR A CERIMÔNIA E MUITO MENOS PARA RECEPCIONÁ-LOS EM CASA. NÃO HAVIA UM ALMOÇO ESPECIAL, DADO O CASAMENTO SER PELA MANHÃ E NEM UMA MANSÃO ALUGADA PARA A LUA DE MEL. MEU DEUS! QUANTA SIMPLICIDADE! MAS, HAVIA ALGUMA COISA NAQUELES DOIS QUE OS FAZIA SE UNIR EM TÃO POUCO TEMPO DE NAMORO.
E OS PAIS DESSES APAIXONADOS?
BEM, ELA FORA ABANDONADA PELO PAI QUANDO BEBÊ E SUA MÃE CRIOU SEUS SEIS FILHOS TRABALHANDO DE FAVORES PROS OUTROS. ELA, A NOIVA, ERA A CAÇULA DA CASA.
ELE, "UM PÉ RAPADO", SABEM O QUE É PÉ RAPADO NO CEARÁ? HOMEM SEM POSSES, SEM NADA PRA OFERECER. EM OUTRO DITADO: NÃO TENDO AONDE CAIR MORTO. ESTA ERA A SITUAÇÃO DESSES DOIS DESGRAÇADOS. ELE, ÓRFÃO DE PAI E MÃE E OS IRMÃOS MORANDO TODOS LONGE DE SUA ORIGEM.
BEM, DESGRAÇADOS PORQUE A GENTE SÓ CASA UMA VEZ NA VIDA, ISSO OS POBRES, E SE MUITO, EM UM ROMPIMENTO CONJUGAL OU MORTE DE UM DOS CÔNJUGES, DOIS CASÓRIOS NA VIDA. E CASAR SÓ UMA VEZ SEM NENHUMA CERIMÔNIA À ALTURA! ERAM MESMO DOIS DESGRAÇADOS. SEM GRAÇA NENHUMA, CLARO.
AH! ELE TINHA UMA MÁQUINA FOTOGRÁFICA, DAQUELAS DO TEMPO DO NEGATIVO.
LÁ NO FÓRUM PRECISAVAM DE TESTEMUNHAS PARA O CASAMENTO. EM CASAMENTO CHIQUE SERIAM OS PADRINHOS. ELES NEM SE DERAM CONTA QUE CASAMENTO PRECISA TESTEMUNHA. MAS, COMO FÓRUM SEMPRE TEM AUDIÊNCIAS E AUDIÊNCIAS SÃO FEITAS COM PESSOAS, ENTÃO ELES ENCONTRARAM DOIS SENHORES QUE ACEITARAM TESTEMUNHAR ESSE ENLACE MATRIMONIAL. PRONTO: CASADOS E PAPEL ASSINADOS E JURADOS DIANTE DO JUIZ QUE ATÉ QUE A MORTE OS SEPARE. A MAQUININHA REGISTROU O MOMENTO DAS ASSINATURAS E NO CAMINHO, DE VOLTA PARA CASA, OU SEJA, INDO PARA SUAS NOVA MORADA E A PRIMEIRA DEPOIS DE CASADOS, ELA AVISTOU UMA PLANTA DE JARDIM SOBRE UM MURO E A PLANTA ESTAVA FLORIDA. ELA PEDIU PARA RETRATAR O MOMENTO DOS DOIS NAQUELA PLANTA. NA OCASIÃO PASSAVA UMA SENHORA E PEDIRAM-LHE O FAVOR DE REGISTRAR O QUE A SENHORA PRONTAMENTE ACOLHEU. DEPOIS MAIS ALGUMAS FOTOS E PRONTO. O ÁLBUM DO CASAMENTO ESTAVA COMPLETO. TALVEZ NÃO ESTIVESSE PERFEITO, MAS ESTAVA COMPLETO.
ELE NÃO TINHA CONHECIMENTO DE FOTÓGRAFO E POR ALGUM MOTIVO DESCONHECIDO, O INFELIZ ABRIU A MAQUINA SEM BOBINAR O NEGATIVO. O RESULTADO JÁ SE SABE. OU MELHOR, OS QUE ENTENDEM DE MÁQUINA FOTOGRÁFICA. TODAS AS FOTOS PERDIDAS.
AQUELE DIA FICOU REGISTRADO, MAS SOMENTE NA MENTE DELES.
POIS É. O CASAMENTO SÓ FOI POSSÍVEL PORQUE O NOIVO E A NOIVA ESTAVAM PRESENTES E SÓ É POSSÍVEL REALIZAR UM CASAMENTO NA PRESENÇA DESSES DOIS PERSONAGENS.
II
ELES NAMORAVAM A UM TEMPÃO. ELE, UM FORASTEIRO E METIDO A AVENTUREIRO. DE FORA, DESCONHECIDO, LOGO CONQUISTOU O CORAÇÃO DELA, JÁ DE MEIA IDADE E COM MEDO DE NÃO CASAR. AQUI NO CEARÁ SERIA FICAR NO CARITÓ. ELA, NO ENTANTO, ABASTARDA FINANCEIRAMENTE O QUE, PARA UM ESPERTALHÃO PODERIA SER UM PRATO CHEIO.
ENTÃO FOI O CASAMENTO. IGREJA REFORMADA, UMA QUADRA ARQUITETADA PARA O EVENTO, OS CONVIDADOS ERAM OS NOBRES DA CIDADE, AS FAMÍLIAS DA ELITE. NA IGREJA TODO MUNDO PODERIA IR, AFINAL É A CASA DE DEUS E OS FILHOS SÃO DE DEUS, MAS OS CONVIDADOS, ALÉM DOS AMIGOS DOS NOIVOS POR SEREM DA IGREJA, HAVIA OS RICOS DO LUGAR. RETRATOS? FOTOS? CHEIO E FOTÓGRAFOS PROFISSIONAIS FIZERAM UM MEGA ÁLBUM. FOI O CASAMENTO DO ANO E O CASAMENTO DA IGREJA.
AQUELE CASAMENTO SIMPLES TEM 16 ANOS E AINDA PERMANECE INTACTO. CLARO, TEVE MUDANÇAS. ORA, 16 ANOS DÁ PRA MUDAR MESMO. POIS CADA DIA ELES DESCOBREM QUE SE AMAM MAIS DO QUE QUANDO RESOLVERAM SE CASAR. ESTA É A MUDANÇA CONSTANTE NA VIDA DESSE CASAL. ELE ATÉ DESCOBRIU QUE SERIA DIFÍCIL VIVER SEM ELA E ELA DIZ A MESMA COISA. BEM, SE ESTÃO MENTINDO UM PARA O OUTRO EU NÃO SEI, SÓ SEI QUE ELES SUSSURRAM ISSO NO OUVIDO UM DO OUTRO. NÃO DÁ PRA DUVIDAR, MAS NÃO ME ATREVO A PERGUNTAR DE JEITO NENHUM.
O OUTRO CASAMENTO QUE FOI REGISTRADO, FOTOGRAFADO E GUARDADO EM ÁLBUM, BUM. ACABOU. OS DOIS ESTÃO SEPARADOS. ELE CASOU NOVAMENTE E ELA FICOU SÓ COM SEU BEBÊ QUE É UMA BENÇÃO.
ENTÃO CASAMENTO É ALGO QUE NÃO PRECISA DE MÁQUINAS FOTOGRÁFICAS, CELULARES DE ÚLTIMA GERAÇÃO E OU FILMADORA PROFISSIONAL PARA REGISTRAR. CASAMENTO PRECISA DE UMA COISA, ALIÁS DUAS: AMOR, A PRIMEIRA E FORÇA DE VONTADE A SEGUNDA.
NINGUÉM VIVE COM NINGUÉM SEM AMOR, CLARO E AMOR NÃO SOBREVIVE SEM FORÇA DE VONTADE DOS DOIS.
ISSO É CASAMENTO.