OLHANDO AS ESTRELAS

 

Gonçalo abriu a janela e recuou um pouco, olhando o firmamento. A noite estava linda, o céu estrelado, mas a aragem fria que invadira sem permissão o aposento era pouco convidativa. Ele acabou por fechá-la. Ponderou um pouco, olhando através dos vidros e depois dirigiu-se ao outro quarto, onde Lucy repousava na cadeira de rodas. Destravou-a e empurrou-a suavemente até junto da janela que antes fechara.

Gonçalo apontou o céu e Lucy seguiu a indicação com o olhar.

- Que linda noite, querido - murmurou extasiada.

- Sim, está uma noite maravilhosa… Adequada para olhar as estrelas…

Lucy contemplou o céu em silêncio, muda de encanto.

Ao fim de algum tempo, Gonçalo falou-lhe perto do ouvido:

- Sabias que algumas das estrelas que agora estás a ver podem já nem existir, ter-se extinto? Mas como a distância é inimaginável, mesmo com a velocidade da luz, ainda conseguimos distinguir a sua luminosidade.

Ela suspirou.

- Não ligo para essas coisas da ciência, prefiro ver o lado romântico. Por exemplo, quero crer que aqueles pontos de luz são pessoas queridas que já partiram e estão ali a zelar por nós.

Ele olhou-a, embevecido com o jeito ingénuo dela e acariciou os cabelos brancos que lhe configuravam o crânio.

- Não foi por acaso que me apaixonei por ti, sabes? O modo terno e fantástico como interpretas tudo o que te cerca há muito me seduziu.

Ela olhou-o tristemente e baixando os olhos retorquiu:

- Tens sido tão carinhoso, tão meigo para mim… Só te dou trabalho, cuidas de mim, alimentas-me, banhas-me, vestes-me… Poderias estar com outra, sem todos estes problemas…Que seria de mim senão existisses?

- Tolinha, não precisei de assinar papeis para gostar muito de ti, para te amar…

E quando se ama, cuida-se, vale nos bons e nos maus momentos, essa é a forma que eu entendo ser a correta.

Ela disfarçou uma lágrima rebelde e olhou-o de novo, profundamente reconhecida, a face iluminada pelo luar.

Gonçalo abraçou-a, enternecido e beijou-lhe as faces.

- Estarei sempre aqui, ao teu lado… E não te preocupes, Deus dará um jeito para que nunca fiques só.

- Obrigado, meu amor…- sussurrou, acariciando-lhe a face.

Ele então pegou-lhe no queixo, beijando-a suavemente nos lábios.

- Somos um do outro e sempre assim será. Como se fossemos um só ser…

Passado algum tempo, estando ele ajoelhado no chão ao lado da cadeira de rodas, abraçado a ela, viraram ambos o rosto para a janela e olharam de novo as estrelas.

- Que céu tão lindo, cintilante…é pura poesia…

- Deus fê-lo assim em nossa honra…

- Presunção tua, querido…

- O que custa sonhar? Estamos juntos, o cenário é extraordinário, desperta-nos fantasias…

- Tens razão, a noite está divinal e contigo sinto-me nas nuvens, esqueço-me das minhas dores e mágoas…

- Hummm… Agora quero que esqueças tudo o que é mau e apenas penses no que é bom para ti e te faz feliz…

- Só tu me fazes feliz…

- Então pensa em mim, sempre…

- Estás sempre em mim, nunca me sais do pensamento.

- Querida…- olhou-a apaixonado - é por isso que te amo tanto…

Calaram-se algum tempo e depois ele quebrou o silêncio:

- Amor, não queres deitar-te? Vamos ficar juntinhos, abraçados, como gostamos…

- Está bem, querido, mas antes deixa-me olhar de novo este céu tão lindo… O Éden deve ser assim…

Ele aguardou alguns momentos, depois rodou a cadeira e conduziu-a até junto da cama, no outro quarto. Puxou a coberta para trás, pegou na figura franzina de Lucy por baixo dos braços e deitou-a suavemente, tapando-a.

Depois correu os estores por causa da luminosidade e dando a volta à cama, também se deitou, abraçando o vulto que ali repousava.