PONTES E NUVENS

PONTES E NUVENS

PELAS AMPLAS VIDRAÇAS DO SALÃO CLIMATIZADO, ELES OBSERVAM O TRÁFEGO INTENSO DO FINAL DO DIA, QUASE SEM OUVIR SEU ÁSPERO RUMOR.

PERMANECEM EM SILÊNCIO, TROCANDO APENAS OLHARES.

ELE LHE TOCA A MÃO NUMA VELHA INTIMIDADE, ELA SORRI FUGAZMENTE.

OUTRORA FORAM AMANTES; DESFEITOS OS LAÇOS AMOROSOS, AFEIÇÃO E AMIZADE PERDURARAM ENTRE ELES ATRAVÉS DOS ANOS.

ESTIMAM-SE, COMPRENDEM-SE; ENCONTRAM-SE DE TEMPOS EM TEMPOS; ENQUANTO DEGUSTAM UM BOM VINHO, COMENTAM OS FATOS DE SUAS VIDAS, DIVERTEM-SE RECORDANDO OS TEMPOS IDOS.

HA ANOS DE DIFERENÇA ENTRE SUAS IDADES: NO PASSADO ESSA DESPROPORÇÃO FORA SOBREPUJADA POR UMA PAIXÃO ARDENTE, SEM LIMITES.

A ELE, OS ANOS VIVIDOS TORNARAM GRIZALHOS SEUS BASTOS CABELOS ; EM SEUS OLHOS RASOS, HERANÇA DE SUA LINHAGEM ORIENTAL, AS PÁLPEBRAS CAIDAS, ACENTUAM SEU LEVE ESTRABISMO. ADQUIRIU CORPULÊNCIA, NO ENTANTO, ESSA ROBUSTÊS NÃO LHE COMPROMETE A ELEGÂNCIA. ELA, MOSTRA NO ROSTO PLÁCIDO, UMA PELE MACIA, LEVEMENTE DOURADA PELO SOL; CONSERVA UM OLHAR INTENSO, O MESMO OLHAR QUE NO PASSADO O FASCINOU. NELA SUBSISTIU, NÃO OBSTANTE A IDADE, UM JEITO SEDUTOR, OSTENTA UM AR ATRAENTE, ALGO QUE FAZ COM SE OLHE PARA ELA MAIS DE UMA VEZ.

É ELE O QUE TOMA A INICIAIVA DO DIÁLOGO: DOS DOIS, É QUEM INTERROGA COMENTA, SOLICITA OPINIÕES, DISCURSA. ELA É A OUVINTE ATENTA, DISCRETA, ORIENTADORA. PODE, OCASIONALMENTE, MOSTRAR-SE MORDAZ; TODAVIA, COMEDIMENTO E SEGURANÇA SÃO TONS QUE SUAVISAM SUA CRÍTICA.

- VOCÊ SABE COMO VALORIZO A SUA OPINIÃO, ELE DIZ: FUI CONVIDADO A PARTICIPAR DE UMA EMPRESA QUE PROPORCIONA NÃO SÓ SERVIÇOS DE LOCOMOÇÃO AÉREA, MAS TAMBÉM OFERECE FRETAMENTOS PARA TRANSPORTE EM TERRA E MAR. CONSIDERO A PROPOSTA INTERESSANTE, MAS, PARA ACEITÁ-LA, DEVO FAZER UM CONSIDERÁVEL INVESTIMENTO FINANCEIRO. QUE ACHA? DEVO FUNDIR MINHA PEQUENA EMPRESA AÉREA A ESSA COMPANHIA DE ALTA PERFORMANCE? ISSO SERÁ VANTAJOSO?

- VOCÊ POSSUE O DINHEIRO PARA A PARTICIPAÇÃO?

- UMA PEQUENA PARTE... EVIDENTEMENTE DEVO VALER-ME DE UM EMPRÉSTIMO BANCÁRIO PARA FAZER FRENTE AO INVESTIMENTO.

ELA PENSA UM POUCO. CONSIDERA O QUE CONHECE DO EMPREENDIMENTO QUE ELE POSSUI.

- UM EMPRÉSTIMO É SEMPRE UM RISCO, - ADVERTE - SUA EMPRESA, EMBORA PEQUENA, ESTÁ BEM CONSTITUIDA. VOCÊ MANTEM SEU ABSOLUTO CONTROLE. VALERIA A PENA ANALISAR PRÓS E CONTRAS ANTES DE ACEITAR A PROPOSTA.

CALAM-SE. ENTREGAM-SE AOS SEUS PENSAMENTOS.

ELA DEIXA O OLHAR SE PERDER NO HORIZONTE DISTANTE; TENTA DISFARÇAR A DOR QUE LHE AFOGA O PEITO. O SUOR UMIDECE LHE A TESTA; UM CALAFRIO PERCORRE-LHE OS MEMBROS. ACONCHEGA-SE À MANTILHA, CRUZA OS BRAÇOS. DISFARÇADAMENTE O OBSERVA, JULGANDO QUE POR ELE ESTAR PERDIDO EM CONJECTURAS , NÃO NOTARÁ SUA AFLIÇÃO.

ENTRETANTO, A ELE NÃO ESCAPOU SEU MOVIMENTO.

- ESTÁ SENTINDO FRIO? -PERGUNTA- CARINHOSAMENTE A ENLAÇA, MANTENDO-A JUNTO A SÍ, NUMA TENTATIVA DE TRANSMITIR-LHE CALOR. CORRE O OLHAR ZANGADO PELO AMBIENTE: ELES NÃO SABEM DOSAR A TEMPERATURA, RECLAMA, ESTREITANDO MAIS O ABRAÇO.

ELA SE ENTREGA À CARÍCIA, SENTINDO, POUCO A POUCO, O SOFRIMENTO ABRANDAR-SE.

- JÁ VAMOS SER SERVIDOS, ELE COMENTA, - VENDO O GARÇOM QUE SE APROXIMA - O VINHO VAI AQUECÊ-LA. HOJE ESCOLHÍ UM “VINO ROSO”, POUCO ENCORPADO, QUEIJOS LEVES E CASTANHAS.

FAZENDO A PROVA DO VINHO, BALANÇA SUAVEMENTE A TAÇA; SENTE O DELICADO BOUQUET DA BEBIDA; REPRESENTA O PAPEL DE UM” CONOISSEUR”.

-QUE TAL MINHA ESCOLHA, ELE INDAGA, ALEGREMENTE, SOU UM EXPERT EM VINHOS, CONCORDA?

ELA BALANÇA A CABEÇA, ASSENTINDO, FORÇA O SORRISO. LEVA A TAÇA AOS LÁBIOS. SORVE O VINHO SOFREGAMENTE, TENTANDO AFOGAR O ÚLTIMO RESQUÍCIO DA DOR EXCRUCIANTE. (REPUDIA ESTRAGAR O ENCONTRO EXPONDO SUAS PREOCUPAÇÕES. JÁ TEM MARCADA UMA CONSULTA COM O CARDIOLOGISTA E ISSO LHE BASTA).

ELE SE ANIMA, RELATA ACONTECIMENTOS, FALA SOBRE SEU TRABALHO, MOSTRANDO SEGURANÇA, AO REFERIR-SE ÀS SUAS ASPIRAÇÕES E PLANEJAMENTOS FUTUROS...

ELA O OUVE COM PRAZER, SENTINDO POUCO A POUCO O NÓ NO PEITO ESVAIR-SE, POR COMPLETO. RESPONDE AO INTRESSE DELE POR SUA VIDA: AS AULAS DE LINGUA ESTRANGEIRA A QUE SE DEDICA.

(ENTREMENTES SEU PENSAMENTO RETORNA AO PASSADO. RECORDA-SE DE QUANDO HAVIAM SE CONHECIDO: ELE FORA SEU ALUNO, TREINANDO “CONVERSATION”, ENQUANTO TRABALHAVA COMO ENGENHEIRO, CONSTRUTOR DE PONTES. FARIA UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NOS “STATES” E TENDO DIFICULDADE EM DIALOGAR NO IDIOMA INGLÊS, MATRICULARA-SE NO CURSO MINISTRADO POR ELA. DURANTE O TREINAMENTO DESENVOLVERA-SE ENTRE ELES UMA FORTE ATRAÇÃO. A ESSE SENTIMENTO ELA BUSCARA RESISTIR, LEVANDO EM CONTA A DIFERENÇA ENTRE SUAS IDADES. FOI INÚTIL. SUA RESISTÊNCIA NÃO IMPEDIU QUE LOGO SE ENTREGASSEM ÀQUELA PAIXÃO. ISSO FEZ COM QUE ELE RENUNCIASSE À VIAGEM DE ESPECIALIZAÇÃO.

ELE ERA TAMBEM PILOTO BREVETADO, EXPERIENTE, COM MUITAS MILHAS DE VÔO. POSSUIA INTERESSE NUMA FIRMA DE TRANPORTES AÉREOS. DENTRO DE ALGUM TEMPO A PEQUENA EMPRESA AÉREA PROGREDIU, EXPANDIU-SE. AS MUDANÇAS O BENEFICIARAM, TORNANDO-O O SÓCIO MAJORITÁRIO, O QUE O LEVOU A ABANDONAR A ENGENHARIA PARA SE DEDICAR SOMENTE À GERÊNCIA DA EMPRESA. E, DESDE ENTÃO, COMENTAVA COM OS AMIGOS QUE HAVIA TROCADO PONTES POR NUVENS INSPIRADO PELA LOUCURA DE UM AMOR.)

A NOITE JÁ DESCEU SOBRE A CIDADE QUANDO SE SEPARAM. ESPERAM-NO SEMANAS DE ÁRDUO TRABALHO, VIAGENS PROGRAMADAS; MAS, DESPEDINDO-SE, ELE DEIXA A PROMESSA DE ENCONTRA-LA AO RETORNAR.

...........................................................................................................................................

O CELULAR DELA NÃO RESPONDE ÀS SUAS REPETIDAS CHAMADAS; ESTÁ MUDO. ELE LIGA ENTÃO PARA O TELEFONE DO CURSO DE LINGUAS, ONDE ELA JÁ DEVE ESTAR NAQUELE MOMENTO. ATENDEM... E A SEU PEDIDO PARA CHAMA-LA, FAZEM UM BREVE SILÊNCIO... PERGUNTAM QUEM DESEJA FALAR. ELE SE IDENTIFICA, E CONTINUA... “SOU UM VELHO AMIGO DE VOLTA À CIDADE”.

A VOZ, EMOCIONADA, RETORNA: “SINTO MUITO... ELA FALECEU... REPENTINAMENTE, HA SETE DIAS...”

A NOTÍCIA INESPERADA O ESTONTEIA. O CELULAR DESLIZA DE SUA MÃO, CAI NA MESA. INCRÉDULO, PENSA EM RETORNAR A LIGAÇÃO, PEDIR EXPLICAÇÕES, DETALHES... A EMOÇÃO PARALIZA SEUS MOVIMENTOS.

NÃO ACEITA SABE-LA MORTA; RECUSA-SE A ACREDITAR QUE ESTARÁ AGORA, IRREMEDIAVELMENTE, PRIVADO DE SUA PRESENÇA. ISSO LHE CAUSA UMA DOR PUNGENTE; ELA, QUE FOI O GRANDE AMOR DE SUA JUVENTUDE, E QUE, POR ANOS AFORA FOI SEU NORTE, INDISCUTÍVEL APOIO NA TRAVESSIA DE PESARES E ANGÚSTIAS. ELA, COMO PRESENÇA FUNDAMENTAL EM SUA VIDA, HAVIA SIDO UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA. NEM MESMO SEUS DOIS CASAMENTOS HAVIAM LOGRADO OFERECER-LHE COMO ELA: CONFIANÇA, FIRMEZA COMPANHEIRISMO, DEDICAÇÃO.

SEU SOFRIMENTO CONVERTE-SE EM LÁGRIMAS, DERRAMANDO-SE COPIOSAS, ARDENTES. JÁ HAVIA PERDIDO OUTROS AFETOS PARA A MORTE E SABE QUE O PRANTO NÃO CONSOLA, NÃO LAVA AS LEMBRANÇAS, NÃO CORRIGE A AUSÊNCIA. APENAS FAZ TRANSBORDAR O CAUDALOSO RIO DA INCONFORMAÇÃO.

NO PAROXISMO DO SEU PESAR, SENTINDO-SE DESTROÇADO, NÃO SABE ONDE ENCONTAR ALÍVIO. O RETORNO É IMPOSSÍVEL. APENAS O FLORESCER DAS RECORDAÇÕES, PODE TRAZÊ-LA DE VOLTA COMO CONSOLAÇÃO. SÓ AS LEMBRANÇAS VÍVIDAS, TRANSPONDO AS PONTES E NUVENS DE SUA SAUDADE, PODERÃO COMPASSIVAMENTE CONCILIÁ-LO COM SUA DOR.

AR PRÓS E CONTRAS ANTES DE ACEITAR A PROPOSTA.

hortencia de alencar pereira lima
Enviado por hortencia de alencar pereira lima em 25/04/2014
Reeditado em 26/04/2014
Código do texto: T4782778
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.