FELICIDADE EM TEMPO INTEGRAL

1 = O Núcleo da Felicidade

Quem deseja ser feliz? Todos nós queremos, verdade? Agora, quando eu pergunto: “Quem é feliz, aqui e agora, neste momento?” poucas pessoas irão dizer um SIM com toda a convicção. Parece que há um grande distanciamento entre querer ser e realmente ser feliz. Puro engano. Quem deseja se feliz, que deseja mesmo, de mente aberta e coração puro, já está a meio caminho da conquista desse estado de plenitude.

O núcleo, a origem, a gênese da felicidade, está em cada um de nós. Eu, e somente eu, posso detectar os índices de satisfação ou insatisfação, tanto no plano interno — isto é, na minha maneira de ser, de agir, de pensar — quanto no plano externo, no inter-relacionamento com meus semelhantes e com o mundo ao meu redor.

Ser feliz é sentir-se feliz. A recíproca e verdadeira. Todos temos condições de ser felizes. E felizes em todos os momentos de nossas vidas. E essas condições, esse potencial para ser feliz em tempo integral, está dentro de nós mesmos.

Todos nós já usufruímos, em algum momento de nossas vidas, de momentos de felicidade que a gente desejou, fossem para sempre. Momentos de sucesso, de êxito. Momentos de enlevo e de paz. Momentos românticos. Momentos de êxtase. Todos nós já passamos por experiência de felicidades.

Às vezes períodos duradouros, outras vezes por momentos fugazes.

Porque não conseguimos ser felizes todos os instantes de nossas vidas, vinte e quatro horas por dia?

A resposta é só uma: porque não conseguimos inserir este estado de felicidade em nosso cerne, no nosso íntimo, no nosso sub-consciente. Num lugar em que a felicidade não ficará guardada, esperando por momentos para se manifestar. Mesmo porque não se trata de um lugar, mas de um estado de espírito. Esta é a primeira condição para usufruirmos da felicidade total, perene, constante: mantermos um estado de espírito de felicidade. E para mantermos este estado de espírito, temos de direcionar nossa CONSCIÊNCIA, nossa vontade, usar nosso poder mental, que são ferramentas para a conquista de qualquer desiderato.

2 = Harmonia e Equilíbrio, fatores de Felicidade.

Para iniciar um caminho rumo à felicidade, precisamos estar em harmonia total. Isto quer dizer que todos os instantes de nossas vidas devem ser harmoniosos, e em todos os sentidos.

É um processo simples e prático, que parte do interior para o exterior. Pense que você é parte de um sistema maior. Todos fazemos parte de um macro sistema. Um sistema universal de vida e de interação.

Como habitantes do planeta Terra, temos nosso nível de harmonia, tanto quanto temos com o Universo, do qual cada um de nós é uma parte muito importante. Basta um ato, por banal que seja, contra nosso planeta, uma ação anti-ecológica, para que ocorra o desequilíbrio universal.

Da mesma forma, basta um momento de desarmonia em nossa interação com nossos semelhantes, para que seja desencadeado um desequilíbrio social.

Portanto, é importante, é básico viver em harmonia. Para viver em harmonia: bastar estar consciente de que devemos sempre equilibrados, agindo sempre de forma a não prejudicar ninguém e a nada.

Para ser feliz, o ser humano deve se harmonizar primeiramente consigo mesmo: seu corpo físico, sua alma, mente, espírito, sua consciência, devem estar funcionando em harmonia.

Uma alma triste, uma mente conturbada, um espírito inquieto, uma consciência desligada, estão em desarmonia entre si e com o corpo físico.

Essas desarmonias, em qualquer nível, ocasionarão dores físicas, doenças, sofrimento e todo um corolário de situações e emoções que, no final das contas, se resumem em ausência de felicidade.

A doença nada mais é que a vibração de nossa energia fora de harmonia.

Nossa harmonia interna, íntima, deve expandir-se a ponto de abranger o ciclo da vida: dias e noites, o sono e os sonhos serão de pura harmonia. E ainda mais: harmonia com todas as pessoas do nosso conhecimento e conhecimento, harmonia com todos os lugares que freqüentamos.

Harmonia com os veículos que utilizamos para nosso transporte, para que sejam seguros, principalmente nessa época em que o trânsito se torna cada vez mais confuso. Vamos nos harmonizar com todos os seres vivos, da natureza: com as plantas, os animais. Harmonia com nosso planeta Terra. E harmonia, enfim, com o Universo.

Vocês me perguntarão: como se harmonizar com tudo e com todos, com um colega irascível, com amigo invejoso, com essa violência que arrasa nossa sociedade? Como harmonizar com alguém que quer me destruir?

Trabalhando com determinação para que possamos compreender as pessoas, para mudar o que possa ser mudado e para nossa transformação contínua.

Não temos condições de mudar as pessoas, mas podemos, isto sim, nos transformarmos, sempre crescendo, de forma a compreender os semelhantes e ajudá-los na sua própria mudança. Este processo faz parte da nossa felicidade e da felicidade geral do mundo em que vivemos.

3 = Poder da Vontade e Felicidade

Ninguém é feliz sem querer ser feliz. Sem ter a consciência. Nem mesmo os idiotas e retardado mentais, que podem, aparentemente apresentar um estado de felicidade, não o são, pois não sabem o que é realmente, ser feliz.

Da mesma forma, conforme disse Eleanor Roosevelt: “Ninguém te poderá fazer infeliz, sem o teu próprio consentimento”.

Felicidade é um estado de espírito que se conquista. E essa conquista, essa obtenção da felicidade, passa pelo exercício da vontade.

A gente precisa querer ser feliz. É claro que ninguém quer ser infeliz. Mas quanta gente existe por aí se queixando de que não é feliz, ou que só será feliz quando isto ou aquilo acontecer. Jogam pensando que a obtenção de um grande prêmio lhes trará felicidade.

É uma ilusão achar que vai ser feliz no futuro: depois de se casar, ou conquistar uma posição na empresa, ou ao se aposentar. É um desperdício trabalhar o mês inteiro para ser feliz só no dia de receber o cheque. Trabalhar a vida inteira, para ter uma velhice feliz e tranqüila.Só que esse dia de ser velho e feliz nunca chega. São exemplos de falta do poder da vontade de ser feliz aqui e agora, em tempo integral.

Felicidade não se posterga, não se adia. Alguém de vocês já viveu um momento de felicidade, no qual pensou assim: “Ah, vou adiar esse momento para mais tarde. Vou guardar essa felicidade para daqui a pouco, ou para amanhã, ou para num sei quando.”

Que nada! Quando a felicidade chega, queremos vivê-la no ato, intensamente. Então, porque não estender esses momentos de felicidades por toda a vida? Porque não fazer de nossa vida uma sucessão contínua, sem fim, de momentos de felicidade? Pensem nisso. E queiram ser felizes. E terão a felicidade em tempo integral.

4 = Comunicação e Interação

Nenhum homem é uma ilha. Linda imagem filosófica e literária. Imagem? Pura verdade, pura realidade. A interação com nossos semelhantes é condição essencial, básica, para nossa vida. Para a realização de nossos desejos, ideais.

Hoje, mais do que nunca, a comunicação é parte integrante de nossa vida. E de uma comunicação feliz depende toda a nossa felicidade, a felicidade dos que estão próximos a nós e a felicidade geral, planetária, universal.

Usamos a comunicação, hoje, em praticamente todos os momentos em que estamos acordados.

Nossa interação é maximizada em nossa sociedade. Dizem por aí que o sucesso, em qualquer atividade, é constituído de 85% de relacionamento pessoal e 15% de capacidade, habilidade, esforço e oportunidade.

Portanto, um relacionamento bem conduzido, a comunicação se fazendo de forma correta, educada, feliz, são fatores de felicidade não apenas para nós, mas para toda nossa área de influência e para todo o universo.

5 = Saúde para ser Feliz

Mente sã em corpo são. Isto é tão falado, que chega a ser um lugar comum. E eu lhes digo: Mente feliz em corpo feliz. Mas, então, a felicidade é um estado de espírito ou o quê? É, sim , um estado da mente, mas que rege tudo na nossa vida – e por abrangência, a nossa saúde. Felicidade física. Parece uma besteira muito grande.

Vocês sabiam que as células cancerosas são células infelizes? Podem ser a manifestação física de estados de extremo stress, de melancolia, tristeza, de saudade intensa. Estados emocionais desequilibrados que atuam como gatilhos para o aparecimento do mal físico.

Sabiam que úlceras e doenças gástricas estão associadas com a preocupação? Assim como uma mente infeliz ocasiona a infelicidade do corpo, um corpo infeliz (doente) causa a infelicidade da mente, do espírito.

E o que fazer para obter uma Mente feliz em corpo feliz?

Evidentemente, há doenças que independem do estado emocional das pessoas: vírus que atacam indiscriminadamente, epidemias que grassam aqui e ali, estragos físicos causados por acidentes, e que são origem, claro, de estados de infelicidade. O poder de superação, a vontade em se curar ou de minimizar a gravidade da doença, fazem parte da felicidade das pessoas que querem ser felizes.

Temos milhares de exemplos de pessoas que, num dado momento de suas vidas, foram atingidas pela fatalidade.

Herbert Viana, vítima de um acidente, conseguiu superar todas as expectativas e já está de volta à sua atividade de cantor. Acredito que ele,na sua ânsia de vida, na vontade de voltar a ser o cantor querido, não se sentiu, em nenhum momento, derrotado, isto é, infeliz.

Outro Herbert, o Herbert de Souza, o querido Betinho, infectado por um vírus através de um processo terapêutico, não se deixou dominar pela infelicidade de seu estado físico, e levou, até o fim de sua vida, ajuda, esperança e felicidade a e milhares de semelhantes.

Porque é interessante essa questão da felicidade: a pessoa feliz irradia seu estado de felicidade, proporciona felicidade aos que lhe estão próximos, a todas as pessoas de seu relacionamento, e, enfim, a todo o Universo.

6 = As emoções e a Felicidade

Não há como não ter emoções. Somos seres racionais e emocionais. Ninguém consegue ser “frio”, sem emoção, o tempo todo. Vocês viram a “frieza” dos técnicos europeus na Copa de Futebol. Frieza que não conseguia ser mantida nos lances mais emocionantes das partidas.

Ter emoções e sentimentos, é normal. O que não podemos é nos tornar escravos do nosso emocional. Ter raiva é normal. Agora, agir sob o domínio absoluto desse estado emocional, é loucura.

Somente o amor , a emoção por excelência, pode nos guiar totalmente. E a felicidade é o amor operacionalizado. Quando deixamos nos guiar pelo amor, podem ter certeza, o resultado será sempre a felicidade.

O amor em si mesmo, sem objetivo, amor platônico, nada significa para nós. Porque não resulta em correspondência, não interage. O amor dirigido, seja à pessoa amada, seja a um trabalho, a uma dedicação em particular, gera mais amor.

Esse amor gerado em função do próximo, retorna para nós, multiplicado infinitas vezes, sob a forma de agradecimentos, de recompensas, de prêmios, e do próprio amor.

Esse dar amor e receber amor, é uma troca de emoções e de energia, que gera felicidade sem fim. O amor é uma fonte inesgotável de felicidade. Amar é colocar em funcionamento a maravilhosa seqüência de ações que conduzem sempre à felicidade.

7 = Mudanças e Transformações = Alquimia da felicidade

Mudanças e transformações são condições inerentes de nossa condição de seres humanos, da Natureza e de todo nosso Universo. Todos nossos momentos são de mudança, transformações. Nosso corpo físico transforma-se a todo momento, sendo que a cada sete anos, somos um ser completamente diferente, renovados, transformados.

Os alquimistas sempre foram em busca das mudanças e das transformações. Explicações esotéricas nos informam que os maiores alquimistas buscavam as transformações espirituais.

Já pensaram numa vida sem transformação? A mesmice das horas se sucedendo em dias inalterados, o tempo sempre o mesmo? Ninguém agüentaria, não é mesmo?

A alquimia da felicidade nos propõe compreender este estado de constante mudança, transformações a cada instante.

Por vezes, não aceitamos, por não querermos compreender, certas mudanças. Por exemplo, problemas, catástrofes, perdas, mortes. São causas de muita tristeza, angustia, luto, infelicidade. Mas fazem,sempre fizeram, e sempre farão, do nosso contexto existencial.

Devemos ter em mente que todos os problemas, dificuldades, existem para serem superados. Não existe problema sem solução. Aliás, todo problema trás dentro de si, em seu cerne, a solução. Basta ser devidamente equacionado, e a solução aparece automaticamente.

Como dizem por aí: No final, tudo dá certo. Se não deu certo, é porque não chegou ao final.

Então, devemos estar preparados para sermos felizes. Isto é, preparados para equacionar nossos problemas, preparados para aceitar as transformações, preparados para as mudanças. Sabendo sempre que as mudanças e transformações ocorrem sempre para nosso crescimento, nosso aprimoramento espiritual, para nossa felicidade, enfim.

8 = Stress = estado de Anti-felicidade

Os americanos gostam de medir tudo. Recentemente, através de pesquisas, chegaram à conclusão de que a pressão do dia-a-dia nos escritórios é muito maior que há vinte anos atrás.

Essa pressão, conhecida como STRESS, não está adstrita somente ao trabalho de escritório. Está atingindo todas as pessoas, inclusive crianças. Trata-se de um processo de desgaste emocional, que vem atingir o corpo físico, sob diversos disfarces: nervosismo, cansaço, nostalgia dos bons tempos, tristeza, inconformismo, revolta, e, o pior de todos, a depressão.

O stress é negação de tudo o que devemos ser. A pressão, a demanda de uma produção cada vez maior, gera uma total aniquilação da força de vontade, da auto-confiança.

As pessoas se transformam em autômatos. A quantidade é o que interessa, a qualidade é relegada a um plano inferior. As pessoas não recebem mais elogios nem estímulos.

O trabalho, uma atividade que deveria ser exercida com prazer, torna-se um fardo, um encargo, um ônus. O que deveria ser fonte de felicidade, torna-se uma geração permanente de infelicidade.

Uma inversão de valores na sociedade também dificulta, coloca obstáculos o acesso à felicidade. O dinheiro tornou-se o objetivo final. Não importa quais sacrifícios exige. Precisa-se ganhar sempre e cada vez mais. As pessoas não vivem com o que ganham.

Gastam mais, contraem dívidas e entram num circulo vicioso de gastar mais do eu ganham, e procurar ganhar mais para gastar mais, e endividando-se mais e mais.

Mudam as denominações: “Estar no vermelho” no cartão de crédito (que, aliás, é cartão de débito) é uma expressão que minimiza a situação de devedor. Fazer um financiamento é entrar numa dívida imprevisível. Pagar com cheque pré-datado tornou-se prática corrente, e a inadimplência desses documentos aumenta assustadoramente.

Tudo isso vem causar preocupação, stress, ansiedade, INFELICIDADE, enfim.

Precisamos ser práticos, também, na administração de nossa felicidade: não se deixar envolver pelo canto da sereia do consumismo, pelo descontrole de nossa vida particular, que são, hoje em dia, os principais fatores de stress, ou seja, de infelicidade.

9 - O mapa da mina

(falar de Reiki e m/experiência pessoal)

10 = Decida-se a ser Feliz

Torne os outros felizes. Proclame a sua alegria. Ame apaixonadamente sua vida milagrosa. Lute por um mundo melhor. Seja grato em cada momento de sua vida.

Ligue e mantenha ligados os botões positivos em você, aqueles marcados com otimismo, seriedade, confiança, pensamento positivo, amor.

Sorria. Ria. Cante, assobie, dance. Olhe com fascinação para tudo e para todos. Medite Reze e agradeça ao Deus da sua crença todo dia.

Seja você mesmo plena e imensamente, todos os dias, até o dia da Passagem.

11 = Técnica para resolver problemas e tornar-se feliz.

( se houver tempo disponível )

Afirmei, anteriormente, que os problemas não devem ser motivos de infelicidade, e sim ocasiões para a superação, para a conquista de mais felicidade. Convido, agora, todos vocês, a tomarem conhecimento e a praticarem uma técnica para resolver problemas.

Posição: sentado em cadeira de espaldar reto, mãos nos joelhos, pés afastados 15 cm., de preferência sem calçados, assentados no chão. Ou Posição de Lótus.

Feche os olhos e inicie exercícios de respiração profunda. Aspire profunda e lentamente, mentalize o numero 11, expire lentamente.

Aspire, mentalize o numero 10, expire.

Aspire, mentalize o número 9, expire

Aspire, mentalize o numero 8, expire

Aspire, mentalize o numero 7, expire

Emita a seguinte ordem: MAIS PROFUNDO

Aspire, mentalize o numero 6, expire

Aspire, mentalize o numero 5, expire

Aspire, mentalize o numero 4, expire

Aspire, mentalize o numero 3, expire

Emita a seguinte ordem:

MAIS E MAIS PROFUNDO

Aspire, mentalize o numero 2, expire

Aspire, mentalize o numero 1, expire

Continue respirando profunda e lentamente durante toda a prática desta técnica.

Imagine agora um quadro de tela branca e moldura azul. Neste quadro você vai colocar todos os elementos do problema que quer resolver: as situações, as pessoas, os sentimentos de desgostos, as preocupações, TUDO, enfim, que estiver relacionado com o PROBLEMA.

Mentalize TUDO que representar o problema, e visualize tudo DENTRO DO QUADRO DE MOLDURA AZUL.

Agora, lentamente, imagine você apagando o quadro, com um pano, uma esponja: você limpa o quadro e tambem a moldura, desaparecendo TUDO E TODOS que estiverem no problema.

A seguir, mentalize um outro QUADRO, este de MOLDURA BRANCA . Dentro deste novo quadro, você colocará a SOLUÇÃO QUE VOCÊ VÊ PARA O PROBLEMA. Coloque aí as situações possíveis, as pessoas que podem e devem ajuda-lo na resolução do problema, TUDO, enfim, que você acha que solucionará o problema.

ESTE QUADRO DE MOLDURA BRANCA deve permanecer na sua mente. Não o apague.

A seguir, envie mensagens mentais, imagine você telefonando ou escrevendo uma mensagem, ou mesmo contando ás pessoas que estão envolvidas no problema, mostrando sua alegria e satisfação porque achou a solução do problema. Estas mensagens devem ser passadas para TODAS as pessoas, mesmo aquelas que sejam a causa do problema. TODOS devem saber que você tem a solução, que é aquela que você encontrou.

Feitas as comunicações, continue nos exercícios de respiração e conte lentamente, entre as inspirações e expirações : 1 - 2 - 3 - 4 - 5 .

Abra os olhos lentamente, e agradeça ao Senhor Teu Deus por ter resolvido este seu problema.

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 24/04/2014
Reeditado em 24/04/2014
Código do texto: T4780937
Classificação de conteúdo: seguro