ESQUECER...
 

Caminhava pelas ruas de Florença, absorto nos seus pensamentos. Tinha vindo de comboio de Veneza, a cidade dos Doges. Ali, os turistas, aos magotes, estragavam o prazer de calcorrear as ruas, as pontes, ladear os canais de água fétida. Mesmo a praça de S. Marcos, o ex-libris da cidade, tinha sempre muito mais gente que pombos.
Os gondoleiros continuavam com os seus trajes típicos, os seus chapéus de meninos marujo, as camisolas de riscas, movimentando-se rapidamente pelo trânsito náutico, disputando clientes.
Tendo em conta os preços que eram cobrados por toda a parte, Veneza desta vez desiludira-o.
Agora estava em Florença, com os seus inúmeros monumentos, a arte envolvia o visitante por todo o lado, fazendo-o respirar aquela maravilhosa atmosfera de pedra e talento.
Já tinha passado pelo Palazzo Vecchio e ficara maravilhado com o Salão dos Quinhentos, mirando depois de uma das janelas a Piazza della Signora, com elegantíssimas e imponentes estátuas.
Enquanto caminhava, lembrava que esta era a cidade do príncipe da poesia, Dante Aleghieri, o eterno apaixonado pela sua bela Beatrice. Graças à sua Divina Comédia, escrita há mais de quinhentos e cinquenta anos, entrara para os anais da poesia mundial como um dos seus monstros sagrados.
Daqui a pouco iria ter ao Palazzo Pitti e refrescar-se nos luxuriantes jardins de Boboli. Enquanto isso, esforçava-se por tirar da mente o rosto da sua amada de sempre, que lhe surgia por todo o lado e como que o assombrava. Parecia-lhe ver o seu sorriso e o olhar terno em cada mulher que por ele passava. Queria esquecer mesmo. Mas sabia que tal tarefa é impossível: não se pode olvidar quem está para sempre tatuado no coração.
Tentando sacudir, inutilmente, estes pensamentos, prestou mais atenção ao mapa e de súbito desembocou numa grande praça circular, dando de caras com o desejado Palazzo. Franqueou os portões e entrou no grande edifício.



 
JOHN LEGEND - ALL OF ME