Beatriz, um anjo ou um diabo?

Porto,manhã de 16 de Janeiro de 1986, enquanto as pessoas se dirigem para os seus empregos um grupo de crianças brinca e conversa animadamente junto a uma paragem de autocarro.

Do outro lado da estrada uma senhora apressa o passo ao ver o autocarro assomar-se na curva, seria apenas mais uma senhora apressada a caminho do emprego não fosse o seu nome ser Beatriz e ter uma história dramática e que vos passo a contar.

Beatriz comemora hoje o seu 50º aniversário, no bairro onde mora há 30 anos é conhecida pela viúva negra devido ao facto de já ter enterrado 2 companheiros e continuar sem qualquer problema de saúde.

Beatriz acabou o seu curso de engenharia informática com 24 anos, ingressou na empresa "Infortic" e desde ai que a sua vida foi feita de sobressaltos.

Aos 20 e ainda na escola e em casa dos seus pais Beatriz teve o seu primeiro problema, numa saida nocturna alguém a "surpreendeu" com a chamada droga da violação e Beatriz acabou traumatizada desde aquela noite.

Acabou por sair de casa dos pais no dia em que fez os 21 e por insistência do seu irmão entra em engenharia informática num curso de 3 anos.

Aos 22 conhece o seu primeiro companheiro "Carlos", ele com 21 e ao fim de 6 meses de uma paixão insana resolvem se casar, ficam juntos no apartamento de carlos situado em Gaia junto á ponte de D. Luís.

Aos 23 Beatriz teve o seu primeiro contacto com a morte, Carlos saiu em trabalho ( ele era vendedor) quando ao fim de 5H o telefone tocou, Beatriz atendeu e do outro lado disseram lhe que Carlos tinha tido um acidente e que ela deveria dirigir se ao hospital.

Beatriz apavorada correu porta fora, pegou no carro e arrancou para o hospital, lá chegada e depois de perguntar por Carlos foi lhe dito que ele estava com um prognóstico reservado e que esperasse pelo médico na sala de espera.

Beatriz tinha pela frente uma espera acutilante de várias horas e ela sabia disso.

Ao fim de 3H , Beatriz viu o médico sair e dirigir se a ela , perguntou lhe se era a esposa do Sr.Carlos e ela disse lhe que sim, queria saber como ele estava e o que lhe tinha acontecido.

O médico baixou a cabeça e Beatriz percebeu de imediato que as noticias não eram boas, depois de uma pausa de segundos o médico explicou lhe que Carlos tinha sofrido uma lesão grave nos pulmões e no cerebro e que não tinha conseguido resistir á operação.

Beatriz saiu em lágrimas do hospital, ficou em casa durante 6 meses completamente de rastos, já com 25 conheceu Alberto, um jovem pianista que na força da idade não corria qualquer risco aos olhos de Beatriz, o que ela não sabia era que o destino era implacável.

Alberto tocava todas as noites num bar conhecido como "A gruta da música", situado em plena baixa portuense era um bar reconhecido por já ter lançado para a ribalta inumeros músicos.

Na noite de 20 de Março de 1961, Alberto saiu para mais um espectáculo, agarrado ao volante após 9H de trabalho na composição das suas novas músicas, apenas com 2H de sono intercalado pelo ruido dos gatos que o incomodavam fazia uma semana.

Alberto conduzia devagar sabendo que se sentia cansado, quando os seus olhos se fecharam e o seu Golf GTD foi em frente quando o único caminho era curvar, o resultado foi o corte de uma árvore pela raiz e Alberto acabou encarcerado.

Alberto ainda teve forças para ligar para o 112 e pedir ajuda, depois de assistido e retirado pelos bombeiros foi levado para o hospital em estado grave, após 3H acabou por não resistir e também ele caiu na armadilha da vida.

Beatriz não queria acreditar, prometeu a si mesma que iria mudar de vida !!!

Beatriz mudou de bairro, deixou o sitio que a tinha visto nascer, mais tarde deixou o sitio onde se tinha apaixonado e agora estava pronta para partir á aventura.

Arranjou um apartamento junto ao bairro do Aleixo, hoje e ao fim de 30 anos sabe que seguiu os passos correctos na sua vida, tornou se uma mulher solitária mas solidária, talvez por morar 30 anos rodeada dos diversos problemas , talvez por ela própria saber o quanto custa ultrapassar os problemas que o destino nos coloca na frente.

Ninguém sabe o porquê de Beatriz ter desistido de lutar contra a solidão, o que toda a gente sabe é que Beatriz e o seu destino estarão para sempre ligados a este bairro, seja pelo diabo que moldou o inicio da sua vida seja pelo anjo que a acalmou em seus braços e lhe deu uma nova força para levantar a cabeça.

Jose Pina
Enviado por Jose Pina em 08/11/2013
Código do texto: T4562567
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.