Utopia: Mar, ilha.

Ela entra no estabelecimento e se dirige a ele, que permanece sério, apesar da surpresa:

- Oi!

- ...Hmm...Oi ?!

- Tudo bem?

- ... Tudo!

- .... Eu.... (risos, olhando ao redor)...Puxa, adorei tua cidade! Aqui também! Quanta coisa boa!

- Pode escolher à vontade!

- Escuta, eu quero falar contigo!

- Olha, se não vais comprar nada, eu tenho mais coisas pra fazer!

- Peraí, eu preciso conversar, mesmo! Não queres falar comigo?

- Falar o quê?

- Não sei...tem tanta coisa!

- Eu acho que não tem, não!

- Porque estás sendo tão estúpido?

- Olha, eu sou assim! Se achas que me conheces, estás muito enganada!

- Mudastes tanto assim? O que houv...

- Mudei, sim, mais do que imaginas!

- Eu não acredito!

- Escuta, o que queres aqui? Resolvestes finalmente conhecer minha cidadezinha, ou estavas passando e lembrastes que conhecias alguém daqui? Porque viestes aqui?

- ...Vim até aqui falar contigo, ver se estás vivo...!

- E o que importa se estou vivo ou não? É, tô vivo, sim! Deu?

- Tentei te ligar várias vezes...!

- Eu falei pra não me ligar mais, pra sumir, pra parar de tentar falar comigo, te falei que...

- Eu lembro de tudo o que falastes! Não sei o porquê de tudo aquilo! Desligastes na minha cara...fiquei mal...chorei muito!

- Eu imaginei.... três semanas depois atendi o telefone e eras tu, aí eu desliguei e troquei o número no outro dia!

- Te mandei várias cartas...!

- É!

- Não respondestes nenhuma!

- Eu não li nenhuma! Elas chegavam e eu largava no lixo!

- Não mudastes de endereço também?

- Não deu!

- Bom, escuta, então resolvestes voltar pra cá de vez, trabalhar aqui?

- É, vi que aqui é meu lugar! Como podes ver, toquei os negócios do meu pai!

- Mas tu odiavas isto aqui !

- Não posso odiar mais nada! É daqui , é disto que eu vivo, não é tão ruim!

- É, tá bem bonito, bem arrumadinho!

- Então, do que reclamar?

- Estás feliz aqui, então?

- Estou, não pareço?

- Na verdade, estás meio acabado, estás horrível! Fala sério, és feliz?

- Fala sério, alguém é feliz? Ainda acreditas nessa bobagem de "vida perfeita"? Não te destes conta que essa merda de vida é uma série ininterrupta de frustrações, intercaladas por segundos inúteis de prazer vazio?

- Nossa, tu não eras assim!

- Eu sei que eu não era assim! Eu era um guri ultra-romântico, cheio de fantasias idiotas na cabeça! Não lembras que eu sonhava até, em último caso, em te trazer pra cá? E que não tinha porcaria nenhuma pra te oferecer? Não foi por isso que não sentistes segurança nenhuma em mim e resolvestes ficar com o "Sr. Perfeição"? Por falar nele, onde está, que não vejo aqui contigo?

- ....Acabou, não...não deu mais!

- Rá! Não falei? Bem-vinda à realidade!

- Tsc! Tu não sabes de nada!

- Claro que não sei de nada, e nem quero saber! Mas devias fazer que nem eu! Eu já te falava naquela época - vistes como não mudei tanto assim?- eu falava pra se esperar sempre o pior de todo mundo, até de si mesmo, mesmo quando se tenta fazer o melhor! Assim ninguém se decepciona!

- Que pessimismo, hein?

- Melhor do que um otimismo bobo! "Não confie em ninguém" é o meu lema agora! Chega de dar murro em ponta de faca! Chega de passar anos fazendo o melhor pras pessoas e levando tapa na cara! Tudo tem limite: otimismo, altruísmo, paciência, e principalmente " a esperança de uma vida perfeitinha"! As utopias, mar, ilha, não dá mais! Eu já cansei, já desisti!

- Tá, e como vives teus dias pensando desse jeito?

- Mas eu não penso muito! Na verdade, não falo disso pra ninguém, nem pra mim! Tu é que me fizestes expressar agora o que eu já entendi faz tempo!

- Tá , mas como passas teus dias aqui?

- Na mesma! Dia após dia!

- Na velha rotina de que falavas!

- Não, agora é outra rotina, agora é por mim!

- Só por ti?

- Quê? Como assim? Ah, queres saber se tenho alguém? Porquê?

- Só queria saber como estás, o que fizestes da tua vida...!

- Bom, estás vendo o que eu fiz da minha vida! Tenho meu sustento, minha casa, vivo sozinho e não quero nem saber de envolvimentos, já me machuquei demais... Droga! Olha, eu tentei, tentei várias vezes, mas não dá certo, não dá mais! Cada vez que se tenta levantar a cabeça batem com mais e mais força! Chega! É melhor ficar no chão, e com os pés no chão também, pra não ter de onde cair!

- Nunca pensastes em voltar lá pra...

- Não! Não tem nada pra mim lá! E eu não sei fazer mais nada, também! Mal consigo me manter aqui! ........Não vem com histórias, não sei onde queres chegar, mas não dá!

- Mas eu não disse nada....

- Não faz isso, não sorri assim pra mim, não vais mexer comigo! Olha, morreu, apaguei tudo, como era pra ser feito! Fiz o que me pedistes, esqueci, me conformei, morreu tudo aquilo que eu senti um dia! Tenho certeza!

- Absoluta?

- Claro que absoluta, que droga! Lembra aquelas bobagens que eu lia? Me livrei de tudo, vendi! Aquelas coisas que eu escrevia, lembra? Nunca mais, joguei tudo fora! Não dá mais pra gostar de ninguém! Não imaginas como sofri, como me doeu te dizer tudo aquilo no telefone, eu...eu me odiei cada dia dos meses seguintes quando lembrava das coisas que disse, foi horrível, também fiquei mal, mas tinha que acabar! Tu só ias ficar me torturando me ligando de vez em quando só pra dar "Oi"! Aquele negócio que batia forte no peito acabou, apagou o fogo, secou, morreu! Só restou mágoa, então é melhor nem mexer nisso! Só restou isto que estás vendo!

- Vamos ver.....

- Não, não faz isso, não me bei....

--------------------------------

- Meu Deus, como estás trêmulo!

- Meu Deus, como estás linda!

Cássius Rodrigues
Enviado por Cássius Rodrigues em 21/08/2013
Código do texto: T4445581
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.