Bolhas de Sabão

Carlinha era legal . Haviamos crescidos juntos , estudado na mesma classe , frequentado a mesma igreja e seus pais eram amigos dos meus . Era uma menina linda , a primeira a me confundir . Aconteceu que estavamos meio chapados do cigarro, porque para duas crianças de treze anos um simples cigarro chapa e da nauseas , ainda mais se for o primeiro prego . O cara do bar tinha concordado em vender um maço para gente se aceitassemos ir no quartinho dos fundos para que nos mostrasse algo .

'' Tenho algo la atras para vocês . Sabiam que formam um casalzinho bonitinho , não ? Sempre vejo os dois subindo e descendo essa rua e me pergunto o que andam aprontando ...''

Carlinha e eu apesar de sermos crianças sacamos qual era a do velho . Não eramos estupidos , a tv mostra um monte de porcaria , edução para as ruas . Olhamos um para o outro e naquela epoca tinhamos uma especie de telepatia ou coisa que o valha . Nossas mães andavam juntas quando estavam gravidas , eramos amigos desde antes de nascer . Segurei sua mão e sentamos nas cadeiras giratorias em frente ao balcão . Carlinha pos o cotovelo direito na mesa e pediu para o velho sacana se aproximar . Tinha dois bebados se acabando num garrafão de vinho numa mesa . Nosso bairro era um lugar meio barra pesada , ninguem era assassinado ou esfaquiado ali , mas isso so acontecia porque todos respeitavam as regras , ninguem ultrapassava o limite . Carlinha pediu um pouco de rum com coca para o cara do balcão , que abriu um sorriso .

'' Então , depois da bebida vamos la nos fundos ? ''

Perguntou o velho , que fedia a mijo e cerveja choca . Ele tinha um narigão estranho de turco , meio calvo e parecia não ter outra roupa senão sua camisa regata branca toda manchada de suor e um guarda po roto amarrado a cintura .

'' Primeiro os cigarros ''

Disse eu . Os cabelos de Carlinha eram cor de musco , usava os um pouco abaixo das orelhas . Olhos escuros , pele clara , de fato um prototipo da linda mulher que veio a se tornar . Eu tinha uma boa aparencia , nada mais que isso .

'' Fazemos o seguinte ...''

Disse o velho , com voz maliciosa .

'' ...Tenho uma boa cama , colchão limpo e uma camera . Podiamos gravar um filme legal . ''

'' Primeiro o cigarro e as bebidas . Traga tambem uma cerveja . ''

Disse eu .

'' É , uma cerveja ! ''

Confirmou Carlinha .

Falamos tudo com voz alta o suficiente para chamar a atenção dos dois bebados na mesa , que por aquele instante silenciaram suas conversas e nos fitaram .

O cara do balcão sorriu meio sem graça e acenou para os dois , que logo em seguida voltaram ao papo .

'' Olha aqui , vamos tratar disso la nos fundos . ''

Disse ele , assustado e sussurrando .

'' Não , quero o que aqueles dois estão bebendo ''

Falou minha amiga baixinho so para o filha da puta ouvir .

'' Ok , ok . To vendo que querem suas bebidas . Talvez assim seja mais legal , ne ? ''

''' Mais legal ''

Confirmou C.

Discretamente o velho preparou as doses . Uma de rum com coca , outra de vinho e um copo de cerveja , pos tudo na nossa frente junto de uma grande garrafa de refrigerante .

'' Os cigarros ''

Disse eu .

'' Oh , claro . ''

Me entregou o cigarro .

'' Olha , guarda isso no seu bolso , menino ...''

Enquanto o velho se preocupava com o cigarro , C. Virou um pouco do vinho na sua blusa e molhou o rosto com o rum . Depois deixou cair o copo de cerveja no chão que se espatifou . Aquilo chamou a atenção dos bebados , e deixou o filho da puta preocupado .

'' Não foi nada , amigos . Sou um desastrado mesmo ...''

Como eu havia dito , viviamos num bairro barra pesada , mas como todos seguiam as regras ninguem tomava tapa.

''...e dar bebida a duas crianças e leva las num quartinho dos fundos e fazer coisas feias e passar um pouco do limite ...''

Explicou C. Para o velho .

'' Isso ai , e se a gente se levantar e aqueles dois bebados virem que minha amiga esta toda suja de vinho e fedendo a rum sabe bem o que vai acontecer ...''

'' Oh , pelo amor de deus , seus pestinhas , eu não queria fazer nada . So queria mostrar uma coisa para vocês , ok? Mas vamos esquecer disso , vamos esquecer tudo isso . Pelo amor de deus , menina , va se lavar , se esse pessoal sente seu cheiro de bebida eles me matam ! ''

O velho estava realmente deseperado , recolhia os cacos do copo de cerveja ajoelhado aos nossos pes , implorando para que ficassemos quietos .

'' Ficamos com o cigarro ''

Falei .

'' Claro que sim . São dois e trinta ''

Entreguei o dinheiro para ele . Não sei porque fiz isso , pois ele nos daria uma caixa para ficarmos de boca fechada .

'' Por favor , bote isso no bolso . ''

Guardei no bolso . Carlinha estava no banheiro se lavando quando fui cumprimentar os bebados , e quando apontei para o balcão explicando sobre o copo quebrado o velho ficou branco como leite . Disse a eles que tinha esbarrado sem querer .

'' O que você estava bebendo la , menino ? ''

'' Refrigerente , senhores ''

Disse eu aos bebados , curiosos .

'' Refrigerante , não ? E sua amiga ? ''

'' Refrigerante , senhores ''

'' Sei ''

Disse o que parecia mais são .

'' Ta legal . Humm... olha , o que aquele tipo estava dizendo a vocês ? Ele estava dizendo alguma besteira para sua namorada ? ''

'' OH , não , senhor . Ele me parece ser um bom sujeito . E ela não é minha namorada , não ''

'' Mas ficaram de mãos dadas o tempo todo . É sua irma ? ''

'' Não senhor , é minha amiga ''

Os dois riram .

'' Hé , hé , hé ...ta legal , menino . ''

'' É serio ''

Confirmei . Bom , na época um bocado de gente estava achando que eramos namorados . De fato , o povo acha que você so pode ter uma amiga mulher se for viado . Se anda com uma garota , obrigatoriamente tem de estar fodendo . Me despedi dos bebados quando C. Deixou o banheiro enchugando sua blusa com um pouco de papel . Logo cruzamos a porta os dois se levantaram e foram ao encontro do velho do balcão . Não sei o que disseram a ele , mas os olhos do sacana ficavam aterrorisados toda vez que passavamos em frente ao seu bar . Nos dois rimos quando nos afastamos , mas foi um tipo de riso em choque, tipo aquele sorriso que você da quando acorda no meio de pista , bebado ao volante , a poucos metros de arrebentar o guard rail , com uma buzina alta e a luz do carro que vem em sua frente cegando seus olhos . Carlinha e eu não conversamos muito sobre o assunto porque não sabiamos bem o que o velho queria aprontar com a gente . Mas sabiamos que seria algo ruim .

**

Subimos uma colina onde dava pra ver o melhor por do sol do bairro . Era o lugar que o pessoal costumava subir para pilotar aviões de controle remoto . Tinha a grama curta , quatro ou cinco arvores pequenas e alguem havia levado um banco de concreto ate la em cima , igual aqueles que tem nas praças . Foi nesse banco que acendemos o primeiro cigarro . Primeiro eu dei um trago curto que me fez tossir como um imbecil . Logo a fumaça tomou meus pulmões minha cabeça ficou leve e a vista turva . Acho que foi o maior barato que tive na minha vida , mas passou rapido e entreguei o cigarro a Carlinha que ria da minha cara .

'' Que tipo de homem é você que nem consegue fumar !''

Mandei ela se ferrar .

'' Vamos la , e a sua vez ''

Ela deu um trago , segurou , engoliu a fumaça e ficou vermelha .

'' Jesus , solte a fumaça Carla ! ''

Ela me deixou assustado quando começou a tossir e soltar fumaça pelo nariz . Ela não parava mais . Não sei porque , me levantei , a botei de pe e pedi que parasse de tossir . Corri até uma torneira ali proxima , enchi as mão com agua e quando voltei a agua ja tinha ido embora . Então C. parou , se sentou na grama e pediu para que eu sentasse atras de si para que pudesse deitar no meu colo . Fiz isso , tirei seus cabelos cor de musgo da testa e enchugei o suor com a manga da minha blusa .

'' Esta tudo bem ? ''

Perguntei

'' Nossa, que coisa horrivel . Nunca mais vou fumar . Vamos jogar isso no lixo . ''

'' Não , nem pensar , paguei dois e tantos pelo maço . Fico com ele ''

Ficamos daquele jeito por um tempo , Carlinha deitada no meu colo , eu tentando contar as sardinhas do seu rosto enquanto ela brincava com meus dedos . Daqui a pouco o sol iria dormir ,esfriar mais , tinhamos que descer tudo e chegar em casa antes de anoitecer , mas ambos haviamos decidido , com aquela telepatia ou coisa que o valha que tinhamos naquela epoca , que estava gostoso ali.

julho / 2000

16/08/2013

13h11m

Cleber Inacio
Enviado por Cleber Inacio em 16/08/2013
Código do texto: T4437174
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.