O Aniversário de Casamento
Aquele era um dia muito especial para Elza e Edson, iriam fazer cinco anos de casados, não tinham filhos pois queriam planejar, ter a sonhada casa própria uma situação estável.
Ele trabalhava como gerente em um banco e ela era representante comercial, em uma empresa de exportação, financeiramente tudo se encaminhava para a plena realização dos sonhos.
Elza chegou do trabalho feliz, tomou um delicioso banho, colocou um vestido que tinha comprado especialmente para data, Edson tinha comprado um lindo anel, e mal esperava para chegar em casa, iam sair para comemorar no mesmo restaurante onde um dia jantaram pela primeira vez.
O transito estava terrível, um congestionamento enorme de quase 3 km, chovia uma garoa incessante, Edson estava desesperado queria chegar logo em casa, quando consegue e sair do congestionamento pega estrada e acelera, quer recuperar o tempo, de repente ao entrar em uma avenida o sinal fecha, ele freia bruscamente o carro, em sua traseira um ônibus bate com violência empurrando-o para pista transversal, onde leva uma enorme batida, o carro capota 4 vezes, ele está inerte, chega o resgate, retiram Edson do veículo todo amassado, é colocado na maca cheio de talas e conduzido ao hospital.
Já se passaram três horas Elza esta desesperada, o que pode ter acontecido, ele não chega, logo batem a sua porta, são dois policiais, ela fica assustada, calma senhora, podemos entrar, sim ela diz, onde está meu marido.
Sabe aconteceu um acidente, foi ele não foi ele morreu, me digam, não senhora ele não morreu, está no hospital em coma, meu Deus eu estava esperando, levam Elza até o hospital, ela chega ao saguão, ele está sendo operado a senhora tem que aguardar. A atendente lhe entrega os pertences de Edson, a carteira, os óculos alguns objetos e uma caixinha de veludo, ela abre é o anel, cai no desespero, segura o anel tremendo, é o nosso aniversario, fazemos cinco anos hoje de casados, sinto muito diz a atendente, tenha fé em Deus ele vai se recuperar.
As horas não passam, começam a chegar parentes amigos os pais de Edson, os de Elza, logo a sala de espera esta cheia, Elza esta inconformada, cada enfermeiro que passa corre em busca de noticias e nada.
Já são duas da madrugada, um médico aparece, ela corre em sua direção, como esta meu marido doutor, infelizmente ele foi operado, e esta em coma, não podemos dizer quando voltara. Elza chora muito quero ver meu marido, só a senhora pode entrar diz o médico, ela entra, observa Edson todo enfaixado, o rosto cheio de cortes respira com aparelhos más esta inconsciente.Fica sentada ali por horas, porque fez isso comigo, logo hoje eu queria tanto estar com você, ele continua dormindo.
Passam-se os dias Elza vai e volta para casa, passa na igreja, ajoelha-se diante do Cristo Crucificado, porque Senhor, não obtém respostas, em casa começa a vasculhar as coisas, as fotos, é como se cinco anos fossem vinte cinco, são tantas coisas, tantos planos, encontra no meio de tudo uma carta, não se lembra dela, abre e começa a ler.
“Meu amor, eu sabia que um dia estaria lendo isso, eu escrevi pois pensei que um dia algo iria acontecer e interromper nosso grande amor, más não se aflija, tudo na vida tem conserto, quando tropeçamos, caímos, quando perdemos as forças, ficamos desanimados, quando os caminhos se tornam estreitos, sempre existe uma luz no fim do túnel, temos que caminhar até encontrá-la, eu sei que você deve estar sofrendo, porque vi tudo isso em sonhos e sabia que logo esse dia iria chegar.Se por acaso as coisas chegarem até aqui eu quero que saiba o quanto te amo, se eu tiver que partir um dia antes de você espero que compreenda, tudo é um plano de Deus, por isso não quero que sofra, apenas continue, eu estarei sempre ao seu lado, deixarei um presente que você terá de mim para sempre”.
As lágrimas desciam pelo rosto de Elza enquanto lia, a tinta ficou toda borrada, ela foi ao hospital, o médico a chamou, contou que não havia mais esperança, o coração de Edson batia más seu celebro tinha parado, só restava desligar os aparelhos, ela chorou muito, disse ao médico que Edson tinha lhe pedido um dia que se morresse queria que todos os seus órgãos fossem doados, assim foi feito.
Elza concordou com tudo más queria conhecer todas as pessoas que iriam receber os órgãos, concordaram, uma senhora negra recebeu o coração de Edson, Elza a abraçou, queria sentir seu coração batendo, um rapaz recebeu seus olhos, ela também o abraçou e ficou por algum tempo olhando seus olhos, e um a um foi conhecendo as pessoas que receberam os órgãos de Edson.
Um dia fez em sua casa uma festa e convidou os amigos e cada um que tinha recebido um órgão de Edson e seus familiares, reuniu todos e os abraçou como se estivesse abraçando o esposo.
Alguns meses se passaram e Elza foi chamada a um laboratório, um médico a convidou a ir a seu consultório, ela entrou então o médico lhe disse sabe senhora Elza, neste laboratório nós colhemos espermas e congelamos, e seu marido antes de morrer deixou-lhe alguns espermatozoides se a senhora quiser poderá fazer inseminação e ter um filho de Edson. Elza chorou muito, sim é o que eu mais quero, então este é o presente que ele me prometeu, obrigado meu amor, um ano e meio depois nasce Edson Junior um lindo menino, com os traços idênticos ao do pai.