A festa da paz.,

A historia retarda, que entre os grandes eventos festivos da cidade a festa em homenagem a padroeira do município e a mais antiga de todas as festas, a festa de Santa Cruz tem sua origem, destes dos primórdios do Município, assim que começou a formar a pequena vila de Santa Cruz do Boqueirão, e fazia parte do município do Bagagem e hoje Estrela do Sul, depois em 06 de outubro de 1882 pela lei provincial n 2.927 a freguesia do Carmo da Bagagem que foi elevada a categoria de vila, e em 14 de Setembro de 1891, pela lei estadual n 2 e confirmado a criação do distrito, e em 24 de Maio de 1892 por força da lei estadual n. 23 Carmo da Bagagem e elevada a cidade, é a festa da Padroeira já era a atração do vilarejo e sempre foi realizada na primeira semana do mês de Maio, a Praça da Matriz se veste de variadas cores e a população eufórica homenagem a padroeira do município, regado de bastante louvor e muita confraternização entre todos os povos da região circunvizinha, pessoas vindas de outras localidades, parentes que moram distante sempre tem encontro marcado na festa da Padroeira. Onde a paz e a harmonia reinam nos lares e nas rodas de amigos, dedilhando sempre um bom e refinado dedo de prosa e matando a saudade um de outro, e o assunto e bom e a prosa dura quase sempre à noite toda nas barraquinhas e nos bailes, o convite necessário e; tão somente muita disposição, alegria, regada com bastante energia, contagiando ainda mais a grande confraternização, este e o único requisito do convite para a festa da padroeira. Relatos da comunidade descreve a festa da padroeira contando historias da infância ligada ás do festejo, descrevendo com emoção cada cena da época em que na vila somente existia luz ao redor da praça tocada a gerador e os lampiões e as lamparinas ajudavam a clarear a vila, e nas cozinhas o velho e bom fogão a lenha ajudava ainda mais na iluminação da cidade.

No inicio do século 20 a festa da padroeira já era o atrativo principal de toda região, era gente vindo de todo lado uns vinham a pé tanto de perto com também de longe andando ate dois dias, vindo de longe no lombo dos cavalos carros de bois e nos vagões da Mogi Ana que apitava sempre apaixonada na estação, conduzindo o progresso tanto para a capital com também para Goiás. Tinha também as barraquinhas dos mascates, que dava a volta no quarteirão da praça da matriz, e o parques de diversos com suas bancas de jogo de azar, tinha os bailes, que não era somente no ranchão, mas também nas casas de danças montadas ao redor da vila, o circo de trapézios e seus palhaços, e circo de tourada. A pequena vila recebia todos de braços abertos e ajeitava-se um espaço aqui outro ali, e acomodava a todos de coração aberto, com um abraço sempre fraternal. E a festividade e sempre regada de bastante fé, durantes todas as nove noite reza-se há novena na capela da matriz regado com bastante louvor agradecendo as bênçãos e também pedindo muita paz e harmonia, e após a novena muitos leilões e um bom papo, e um forro pé de serra sempre completa a noite, não podendo esquecer da quadrilha da rapaziada, as moças sempre bem prendadas para a festa em busca de encontrar tua cara metade, e os rapazes no fino trato de sua vestes, também querendo conquistar um coração, encontrar com a tua amada a tua cara metade. Dentro deste enlace de paixão e amor pela a vida os mais velhos também relembrando, tuas paixões, sua mocidade, a juventude repleta de alegrias, época em que os rapazes e as moças caminhavam em fila indiana em volta da praça, andando de uma ponta a outra, quase que a noite toda, na esperança vil de encontrar com tua alma gêmea a sua paixão o grande amor da vida, e na festa da padroeira sempre acontece à festa maior entre um e outro coração repleto de esperança, acreditando sempre em encontrar e viver o grande amor da vida ao lado da pessoa especial, que completa com teu ser, teu corpo, tua alma, extraindo das qualidades um do outro a maneira exata de errar menos e de aceitar os erros do outro, sem deixar a inveja e a cobiça ser maior do que o amor que ambos sentem no peito, no coração, na alma, amor além da vida, além da pele, além da razão.

NUTE DO QUARA
Enviado por NUTE DO QUARA em 20/05/2013
Código do texto: T4299951
Classificação de conteúdo: seguro