FLORES RARAS
Conta-se que havia uma jovem que tinha tudo: um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que lhe rendia bom salário e uma família unida. O problema é que ela não conseguia conciliar tudo.
O trabalho e os afazeres ocupavam quase todo o seu tempo, e ela estava sempre em débito com alguma área. Se o trabalho lhe consumia tempo demais, ela tirava dos filhos, se surgiam imprevistos, ela deixava de lado o marido. E assim, as pessoas que ela amava eram deixadas de lado, para depois, até que um dia, seu pai, um homem muito sábio, deu-lhe um presente: uma planta muito rara, da qual só havia um exemplar em todo o mundo. O pai entregou-lhe o vaso com uma planta, tendo esta uma flor, e lhe disse:
- Filha, esta planta vai lhe ajudar muito, muito mais do que você imagina. Você terá apenas que, de vez em quando, dar a ela a devida atenção, e às vezes conversar um pouquinho com ela. Se assim fizer, ela enfeitará sua casa e lhe dará em troca um perfume maravilhoso.
A jovem ficou por muito tempo emocionada, afinal a planta era de uma beleza sem igual. Mas os dias foram passando, os problemas surgiram, o trabalho consumia todo o seu tempo e a sua vida, que continuava confusa, não lhe permitindo cuidar devidamente da bela planta. Ela chegava a casa e a flor ainda estava lá, e não mostrava sinal de fraqueza ou de morte; estava cada dia mais linda e perfumada. Então ela passava direto, sem lhe dar atenção, até que um dia, sem mais nem menos, a flor secou. Ela chegou a casa e levou um susto. A planta, antes exuberante, estava completamente morta, suas raízes estavam ressecadas, suas flores murchas, suas folhas amareladas.
A jovem chorou muito e contou ao pai o que havia acontecido.
Seu pai então lhe disse:
- Eu já imaginava que isso aconteceria. E infelizmente não posso lhe dar outra flor, pois não existe outra igual a essa. Ela era a única, assim como seus filhos, seu marido, sua família. Todos são bênçãos que Deus lhe deu, mas você tem que aprender a dar atenção a eles, pois assim como a flor, os sentimentos também morrem. Você se acostumou a ver a flor sempre viçosa, sempre perfumada, e se esqueceu de cuidar dela.
Por fim, o pai, amoroso e sábio, concluiu: filha, cuide das pessoas que Deus lhe deu. Esposo e filhos em forma de flores raras!