Tentação ( parte XXX )
 
( continuação do capítulo anterior )
 
 
- O mundo é uma farsa; vive-se de aparência, lembrem-se disso!
Assim começou Silveira na primeira aula que se propôs a dar para seus alunos, Ubiratan, Moacir e Maria Rosa. 
- Sabem a percentagem de alfabetizados no Brasil? 
Ele mesmo respondeu : cinco por cento.
- Pois é, vocês fazem parte dessa elite de privilegiados... Você, Ubiratan, que fala também o francês com perfeição, agradeça todo o dia à condessa, reze por ela, porque está entre os um por cento dos que têm esse privilégio... Por isso, não podem pensar como escravos, um  pensamento não se escraviza, nas suas mentes vocês têm que estar sempre livres.
Lembrem-se do que lhes falei sobre o escravo romano Epicuro, que até hoje é reverenciado como um dos maiores filósofos que tivemos, um dos pais da ética e da moral e que até hoje é reverenciado. Porque? 
Porque não deixou que lhe escravizassem seu pensamento.
Nós temos que agir como vitoriosos, nunca como submissos, porque senão nós nos sucumbiremos na submissão...
 
Silveira fez uma pausa e lhes disse:
- Comprei essas roupas novas para que vocês mostrem externamente uma nova aparência, vocês vão ter de incorporar essa nova forma de ser para se impor ante as outras pessoas.
Lá fora, disse Silveira, apontando para a o lado externo da porta, vive-se de aparências, lá está um bando de pessoas, de imbecis, que julgam os outros, pelos seus moldes...
Para vencermos, e temos de sair vitoriosos nesta empreitada, temos também de os iludir, porque eles vivem num mundo de ilusão, vamos fazer suas vontades...
Silveira fez uma nova pausa, olhou para Ubiratan e lhe disse: 
- Quando você vestir aquele terno, não será mais Ubiratan, esse é um nome muito brasileiro para os nossos objetivos. Você terá que ter um nome francês, de origem belga, porque você veio do Congo Belga, e será um representante congolês de uma empresa belga, da qual nós nos filiamos no Brasil.
- Seu nome será Maurice Segall, o seu, Moacir, será Marcel Segall.
Vamos lá, troquem suas roupas. Em poucos minutos os dois apareceram junto à porta, Maurice e Marcel Segall.
 - Muito bem, meus senhores, parabéns, assumam de hoje em diante suas novas identidades.
 
Silveira e Ubiratan haviam feito os levantamentos, a firma devia muito mais do que eles imaginavam, o valor da Fazenda da Solidão não daria para quitar as dívidas. Então Silveira resolveu partir para a solução extrema, teria que ser ousado para sair daquela situação calamitosa. 
Resolveu juntar as suas economias e procurar produtos inovadores nos Estados Unidos que ele pudesse vender com facilidade, ou que, mesmo de difícil vendagem, lhe desse um lucro tal que resgatasse a sua situação de devedor.
Resolveu procurar nos Estados Unidos o fabricante dos carneiros hidráulicos. 
Conseguiu documentos em nome de Maurice Segall e ele e Ubiratan embarcaram num paquete para Nova Iorque.
                                           (continua no próximo capítulo )
 
elzio
Enviado por elzio em 24/03/2013
Reeditado em 23/05/2013
Código do texto: T4204769
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.