Salve São João!

Tião entrava pela igreja, fraque em passos de um lorde, nem toda a ornamentação, nem mesmo o ouro do acervo era mais reluzente que seu sorriso, colunas imponentes sustentando a nave e o coro de vozes afinadas que faziam a trilha de seu caminhar até o altar. Tião seguiu em frente e só ao subir os degraus, virou-se e olhou para trás e com pequenos gestos de suas sobrancelhas saudava toda a multidão presente na cerimônia. Todos comentavam e celebravam a magnitude de tal evento e o merecimento de Tião, homem sábio e bonito, querido por todos da cidade.

Eis que fez-se o silêncio, e no portal a imagem icônica de Rita, com seu vestido deslumbrante, cozido pelas mãos e genialidade de mestres dos tecidos e das linhas. A silhueta de um corpo esculpido pelos deuses e um rosto suave e perfeito que faria Afrodite sentir-se inferior. Com passos que lembravam o flutuar dos anjos, Rita caminhou até o altar ao encontro de seu príncipe. O padre demorou um pouco para começar a cerimônia, parecia estar admirando a beleza daquele momento, pois nem mesmo em contos de fadas ouvira-se falar de evento tão pomposo ou tão perfeito.

No fim, sob aplausos e euforia, Rita como um anjo, apenas beijou o rosto de Tião, dando aquele tom de pureza absoluta que embelezava ainda mais aquela cena perfeita. Os dois saíram de mãos dadas rumo a tão certa eterna felicidade.

Tião chegou em casa cansado e colocou seu chapéu sobre uma lata de farinha, a mesma que ele usava como cadeira em sua humilde cozinha, acendeu o lampião e foi para a bica se lavar. Vestiu um short surrado e deitou-se em seu colchão de palha, já era tarde e no outro dia tinha que levantar cedo e ir para lida, dura vida de boia fria. Apagou o lampião contando em pensamentos quantas moedas ainda tinha, fechou os olhos sorrindo, lutou contra o sono apenas para desfrutar um pouco mais de suas lembranças. Festa de São João, Tião dançara a quadrilha, finalmente havia sido o noivo e sua noiva fora Rita, a rica filha do prefeito. Todo homem é um rei e constrói seu castelo como pode ou lhe convém, naquele dia Tião construíra seu castelo e fizera de sua miséria um paraíso. Pelo menos por um dia também tivera sua rainha e pro resto de sua humilde existência transformou suas lembranças em consolo, todas as noites Tião deitava já sonhando, todas as noites Tião dormia como um rei. Salve São João!!!

PAULO TAVEIRA
Enviado por PAULO TAVEIRA em 16/01/2013
Reeditado em 16/01/2013
Código do texto: T4088018
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.