Um Amor No Sertão

Joana olhava o rosto reluzente de Joaquim. O sol batia forte em seus olhos negros de caboclo. Ela o queria tanto em sua vida, o desejava tanto em seus braços. Sonhava com ele todas as noites em todas as estações.

Joaquim não pensava em outra pessoa se não em Joana. Morena de cabelos longos e castanhos escuros. Ele a queria em seus braços, a queria em sua vida de homem solitário e apaixonado.

Os dois ficavam horas e horas conversando no leito do rio. Ela sorria, ele meio que abria a boca quando ela olhava para o céu e pudia ver a beleza mais realçada daquela mulher que ele tanto era apaixonado.

O velho Jeremias não aceitava a amizade da filha com seu capatás. Tanto que os dois se encontravam bem longe da fazenda. Mas jamais os dois fizeram bobagens, ele a respeitava muito e ela era muito altiva e jamais deixaria ninguém tirar a sua pureza se não fosse o seu futuro marido.

O velho Jeremias queria ver a fila casada com João, dono da fazenda Japão vizinha da sua propriedade. O velho falava muito do jovem fazendeiro para a filha, mas ela apenas queria ter Joaquim com seu único amor.

Certo dia, os dois não aquentaram e fugiram para o norte. Era madrugada. Aquelas conversas à beira do rio era os segredos dos dois em sair dalí. Talvez o sonho de ambos seria realizado.

João mandou homens resgatar Joana, espalhou pela redondeza que Joaquim a raptara e o queria morto. Ninguém o trouxesse vivo. Mas Joaquim era um homem forte e destemido, vivia armado e portegera a sua amada com todo o vigor.

Seis homens foram atrás deles; cinco voltaram mortos e um ferido.

João permanecia sentado na cadeira de balanço na varanda do casarão, armado. O velho Jeremias sentado no tamborete na sua casa de sapé, armado. Covas abertas para os cinco pistoleiros e fotos espalhadas pelas árvores, botecos e casas com o rosto de Joaquim: PROCURADO MORTO.

Dez anos, dez anos foi o tempo de espera.

O Velho Jeremias morreu de enfarto, João casou com uma prima rica da capital. Joana e Joaquim estão felizes morando numa vila nos Alpes da Suíça. Ele ao chegar na cidade grande comprou um bilhete da loto, ganharam mais de um milhão de reais e disserram adeus ao Brasil, a Bahia, ao sertão.

Pra terminar.

Tiveram dois filho: José e Januário de Assis.

Luciano Cordier Hirs
Enviado por Luciano Cordier Hirs em 27/12/2012
Reeditado em 27/12/2012
Código do texto: T4055749
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.