O vestido

Eu estava de frente para o espelho. De pé, uma verdadeira estátua humana. A gente faz isso pelos amigos!

Quando a mãe da Kátia (que é um doce de senhora) ficou desesperada porque a noiva não veio fazer a última prova do vestido, eu topei servir de manequim, já que a moça, ao que tudo indica tem o mesmo corpo que eu.

Pois é, mas a linha acabou, e eu tive que ficar imóvel enquanto ela descia e ia até a lojinha ali perto comprar outra. Linha dourada... Difícil de achar. Mas tudo bem.

Difícil mesmo foi quando a campainha tocou, eu imóvel apenas gritei: QUEM É? E do outro lado veio a resposta: AUGUSTO.

ENTRA, respondi, e me virei para a porta. Quando ele entrou pareceu tomar um choque. Ficou meia hora parado, um pouco estupefato. Eu vestida de noiva? Por quê? Quando? Onde? Como?

- Ué...

- O que foi?

- Esse vestido?...

- Ah... estou ajudando dona Cidinha a terminar este aqui. Ela deu uma saidinha. É urgente?

- Eu vim pra buscar o vestido da Vanessa...

Um vento estranho que entrou pela janela jogou o véu no meu rosto. Parece uma dessas coisas feitas pela vida pra desconcertar a gente.

Augusto veio me ajudar, e foi muito, muito, muito estranho quando ele tirou o véu do meu rosto. Estávamos muito próximos. Mas não nos afastamos.

- Eu acho que ela vai demorar – falei baixinho...

- Você está linda com esse vestido.

Um silêncio constrangedor , e ele completou de modo mais informal:

- Quando for casar, devia usar um assim...

- Ah, só você mesmo! – falei mais relaxada – Esse vestido não tem nada a ver comigo! É muito bufante, espalhafatoso! – e dei uma risada.

- Mas você ficou linda com ele.

Novamente ele se aproximou, eu só falei o que vem a seguir para tentar afastá-lo...

- O vestido da sua noiva é bem diferente desse...

... mas só consegui aproximá-lo mais.

- É por isso que eu amo VOCÊ.

E me beijou. Apenas isso. Me beijou. E eu beijei de volta. E quanto mais ele repetia que me amava mais difícil ficava de não me entregar de corpo e alma àquela situação extrema.

3 anos atrás isso não estaria acontecendo. 3 anos atrás eu teria dito para ele ir embora, que me esquecesse, que desaparecesse. Mas 3 anos atrás eu não corria o risco de perdê-lo de vez, e não sentia vontade, como sentia hoje, de assumir o que de fato eu sentia.

A porta abriu, e a realidade voltou para nós. Dona Cidinha entrou, trazendo o rolo de linha dourada. Entregou o vestido de Vanessa a Augusto, e quando ele saiu ela veio terminar o vestido.

Na metade do trabalho, me trouxe um lencinho:

- Ô, minha filha, tente não chorar o vestido todo.

Karine Maria Lima
Enviado por Karine Maria Lima em 17/12/2012
Código do texto: T4039540
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.