A FORÇA DE UM AMOR

MAIS UMA CONTINUAÇÃO:

O MUNDO PARECIA NÃO EXISTIR EM TORNO DELES. AQUELE ERA O MOMENTO MAIS FELIZ NA VIDA DE BIANCO. DEPOIS DE TANTO SOFRIMENTO, FINALMENTE UMA ALEGRIA. TER UM FILHO.

-EU PRECISO, ABRAÇAR NOSSO FILHO, E EXPLICAR QUE EU NÃO SABIA QUE VOCÊ TINHA FICADO GRAVIDA. QUE EU NÃO O ABANDONEI POR GOSTO... TENHO QUE

AIDÊ NESSE MOMENTO AFASTA-SE UM POUCO DELE E LHE FALA EM VOZ BAIXA:

- ELE NÃO SABE QUE SEU FILHO.

- COMO ASSIM? NÃO SABE? NÃO FALASTE PRA ELE DE NOS DOIS? NÃO FALASTE QUE EU SOU O PAI DELE?

- ELE NEM SABE QUE EU SOU A MÃE DELE!

BIANCO PAROU E OLHOU UM CHÃO POR UM INSTANTE MORDEU OS LÁBIOS E FICOU INERTE, NÃO SABIA O QUE FALAR. ERA MAIS QUE ESTRANHO TER UM FILHO E NÃO PODER ABRAÇA-LO E FALAR A VERDADE. OU PIOR AINDA NÃO PODER OUVIR DELE O TÃO SONHADO, "PAPAI".

- EU JÁ NÃO O VI CRESCER. ELE 16 ANOS! NÃO ACOMPANHEI SEUS PRIMEIROS PASSOS. NÃO ACOMPANHEI SUAS PRIMEIRAS PALAVRAS, EU NÃO ENSINEI ELE A MONTAR, EU NÃO ESTIVE COM ELE NO PRIMEIRO DIA DE AULA. E ELE NEM SABE QUE EU SOU O PAI DELE?! E QUE VOCÊ É A MÃE? POR QUE?

- EU ERA UMA MENINA! TINHA 16 ANOS, NÃO SABIA O QUE FAZER. TE ESCREVI VARIAS CARTAS, VOCÊ JAMAIS ME RESPONDEU UMA. TENTEI FUGIR. FOI QUANDO MINHA MÃE ME LEVOU DE VOLTA PRO ACAMPAMENTO DO NOSSO CLÃ. E LÁ ELE NASCEU. MAS AÍ O SEU RAUL DESCOBRIU E DISSE QUE MATAVA VOCÊ E A MEU FILHO. MINHA MÃE MORREU PARA SALVAR A MIM E NOSSO FILHO. ELA A MINHA TIA. O RICARDO PENSA QUE É FILHO DA MINHA TIA QUE FOI ELA QUEM O TROUXE AO MUNDO. ELE ACHA QUE É ÓRFÃO DE PAI E MÃE.

- ELE NÃO SABE DE NOS DOIS. MEU DEUS. O QUE VOCÊ VIVEU TODOS ESSES ANOS. SOZINHA.

-CRIEI MEU FILHO COMO MEU AFILHADO. NOSSO AFILHADO. SOFRI CADA DOR QUE UMA MÃE PODE SENTIR. CHOREI CADA LAGRIMA QUE UMA MÃE PODE CHORAR.

- ELE NÃO É APENAS SEU FILHO. É MEU TAMBÉM. E EU ESTOU AQUI. AGORA NOS PODEMOS CONTAR A VERDADE, FALAR QUE FOMOS OBRIGADOS A FICAR LONGE DELE. NÃO POR NÃO QUERER ELE...

- EU TE IMPLORO NÃO FALA NADA POR AMOR DE DEUS. QUANDO FOR HORA NOS DOIS FALAMOS JUNTOS.

- TÁ CERTO É ALGO QUE TEM QUE SER PENSADO. BEM PENSADO. PRA NÃO ASSUSTAR O NOSSO FILHO. AIDÊ EU QUERO FICAR COM VOCÊ, CASAR COM VOCÊ. VAMOS TERMINAR DE CRIAR O NOSSO FILHO JUNTOS. EU NÃO ESTOU TE DIZENDO PRA CORRIGIR UM ERRO. É AGORA FAZER O QUE NOS QUERÍAMOS FAZER A 16 ANOS MAS FOMOS PROIBIDOS. CASA COMIGO? COM TUDO QUE TEM DIREITO?!

- E O BERTE? EU TÔ NAMORANDO COM ELE? COMO ELE FICA?

- VOCÊ O AMA?

- NÃO COMO AMEI VOCÊ! MAS TENHO UM COMPROMISSO COM ELE. EU DEI MINHA PALAVRA A ELE DE QUE ENFRENTARIA TUDO PRA FICAR COM ELE!

- E NOS DOIS!? VOCÊ SÓ NÃO ESPERAVA QUE EU VOLTASSE NÃO É? MAS EU VOLTEI E DISPOSTO A TE LEVAR COMIGO. NEM QUE EU TENHA QUE ENFRENTAR UM EXERCITO INTEIRO SOZINHO. NÃO SOU MAIS AQUELE MENINO ASSUSTADO QUE TE PEDIU EM CASAMENTO NO ESCURO. EU TÔ TE PEDINDO AQUI. AIDÊ RIBEIRO CASA COMIGO?!

- MINHA PALAVRA DE 16 ANOS ATRAS FOI SIM E CONTINUA SENDO. EU CASO COM VOCÊ MAS EU TENHO QUE TERMINAR COM O BERTE PRIMEIRO!

- EU ESPERO. ESPEREI 16 ANOS ALGUNS DIAS PASSAM RÁPIDO.MAS VAMOS BUSCAR NOSSO FILHO NA ESCOLA?

AGORA OS OLHOS DE BIANCO SE ILUMINARAM, CADA PALAVRA QUE ELE FALAVA SOBRE O FILHO ERA COMO SE ELE QUISESSE SABER DE TUDO DE UMA VEZ SÓ. A ESCOLA NÃO FICAVA LONGE.

O CAMINHO ERA O MAIS LINDO QUE ELE JÁ VIRA, O CÉU TINHA FICADO MAIS AZUL E AS NUVENS PARECIAM DE ALGODÃO. O AR PARECIA MAIS LEVE. A LUZ DO SOL TORNAVA TUDO MAIS LINDO E LIMPO. ELE QUERIA CONHECER O FILHO AO OLHAR.

- ELE SE PARECE MAIS COM QUEM AIDÊ? COMIGO OU COM VOCÊ?

- COM VOCÊ! TEM OS OLHOS ASSIM. GRANDES, BEM ABERTOS E BEM CLAROS. OS CABELOS SÃO COMO OS MEUS. TEM O SEU SORRISO, A SUA MANIA DE FAZER O QUE QUER SEM PENSAR. POR ISSO QUE AS VEZES ELE LEVA ALGUNS SERMÕES MEUS E DÁ PROFESSORA.

- MAS PORQUE VOCÊ ESTÁ INDO BUSCA-LO HOJE? ELE APRONTOU ALGUMA?

- NÃO! ELE ME DEFENDEU DE UM MENINO DA TURMA QUE DISSE QUE EU ERA AMASIADA COM O BERTE. O MOLEQUE ME DESTRATOU E ELE TOMOU OS ARDORES. E DEU UNS TAPAS NELE. E HOJE CEDO TIVE QUE VIR SABER DA PROFESSORA O QUE ACONTECERA PRA ELA ME MANDAR UM BILHETE DIZENDO QUE ELE ESTAVA SUSPENSO E SÓ ASSISTIA AULA HOJE SE ELA FALASSE COMIGO. QUANDO CHEGUEI A CHEI DESGRAÇADA ME VEIO COM UMA CONVERSA DE QUE ELE ERA O CULPADO. AI EU FALEI COM O PAI DO MENINO E ELE DISSE QUE VIRIA NO FINAL DA AULA PRA CONVERSARMOS COM A PROFESSORA E COM OS DOIS.

- E COMIGO. EU SOU O PAI DELE. QUEM ESSE PIRRALHO PENSA QUE É?

AIDÊ OLHOU PARA BIANCO ELE AINDA TINHA O MESMO SENSO DE JUSTIÇA DE QUANDO ELA O CONHECERÁ. ELE ERA O MESMO HOMEM POR QUEM ELA SE APAIXONARÁ. INTEGRO, DE CARATE, EDUCADO E LEAL. TUDO O QUE ELA MAIS ADMIRAVA NELE E EM QUALQUER OUTRA PESSOA.

A ESCOLA ESTAVA QUASE PERTO QUANDO OUVIRAM A CIRENE TOCAR E ALGUMAS CRIANÇAS SAÍREM CORRENDO DE LONGE AIDÊ AVISTOU O PAI DO MENINO.

-É AQUELE ALÍ O PAI DO MOLEQUE.

- EU CONHEÇO ELE. NÃO É O DONO DA VENDA? ELE TEM UM FILHO DA IDADE DO RICARDO?

- É ELE SIM E FILHO DELE TEM 19 ANOS E AINDA ESTÁ NA 8ª SERIE. É UM IDIOTA CHEIO DE VONTADES E A MÃE DO FEDELHO, AINDA DEFENDE ELE. VOCÊ TÁ ME ENTENDENDO?

- VAMOS RESOLVER ISSO HOJE. VOCÊ NÃO ESTÁ MAIS SOZINHA! TEM A MIM MESMO QUE NÃO QUEIRAM MAS TEM.

AIDÊ POR MAIS FORTE QUE FOSSE SENTIU NAQUELE INSTANTE UMA SEGURANÇA A MAIS. AGORA NÃO ERA ELA APENAS PARA CUIDAR DE RICARDO. COLACA-LO NA ESCOLA FORA OUTRA CONQUISTA E AGORA TER QUE ACEITAR QUE ELE NÃO IRIA CONSEGUIR CONCLUIR OS ESTUDOS? ERA UMA DOR MAIS QUE GRANDE. ERA DESOLADOR. TOO O SEU ESFORÇO PARA CONSEGUIR SUA ENTRADA NA ESCOLA E AGORA UMA COISA DAQUELAS E SE DEPENDESSE DA PROFESSORA ELE NEM ESTAVA ALÍ. ELA NÃO O SUPORTAVA MESMO.

AO CHEGAREM A SURPRESA FOI TREMENDA, AO VEREM AIDÊ E BIANCO CHEGANDO OS PAIS DO MENINO FICARAM PASMOS. ELE VINHA CHEGANDO O PORTÃO QUANDO O FILHO DOS DONOS DO MERCADO EMPURRAR ELE NA SAÍDA DA PORTA E RICARDO SE VINGAR. DANDO-LHE UM TAPA.

- ERA SÓ QUE FALTAVA? -DISSE A PROFESSORA SEGURANDO RICARDO PELO BRAÇO COM FORÇA-SEU MOLEQUE INSOLENTE. CRIADO SEM MÃE TINHA DAR NISSO!

- ELE TEM MÃE SIM!!! MAS VOCÊ É QUE PARECE QUE SE ESQUECEU DESTE DETALHE, ELE TEM A MIM.

- E A MIM PADRINHO DELE! OU VOCÊ ACHA QUE ELE ESTÁ SOZINHO NO MUNDO? NÃO ESTÁ NÃO

NESSE INSTANTE AIDÊ OLHOU PARA BIANCO E ELE PARECIA ILUMINADO. DEFENDER O FILHO COM UNHAS E DENTES, ERA UM HERÓI. O PAI HERÓI DO FILHO. HERÓI QUE ELA NÃO CONSEGUIA SER COM TANTA FORÇA.

- A SENHORA NÃO ACHA MELHOR ENTRARMOS E CONVERSARMOS? SOBRE O ASSUNTO? DO QUE A SENHORA FICAR SEGURANDO O AGREDIDO PELO BRAÇO ENQUANTO O AGRESSOR ESPALITA OS DENTES COMO UM LEÃO QUE ESTRALOU A PRESA?

A PROFESSORA SOUTOU O BRAÇO DO MENINO E ELE CORREU PARA AIDÊ,

- MADRINHA QUEM É ESSE HOMEM?

- SEU PADRINHO O BIANCO?! VOCÊ ERA TÃO PEQUENO QUE NÃO SE LEMBRA DELE! NOS FICAMOS NO LUGAR DE SEUS PAIS E TEMOS QUE AGIR COMO TAIS! E É ISSO QUE ELE ESTÁ FAZENDO AGORA! AGINDO COMO UM PAI! COMO SEU PAI.

RICARDO PAROU UM INSTANTE OBSERVOU BIANCO QUE O OLHAVA COMO SE TIVESSE VENDO SEU REFLEXO EM UM ESPELHO. ELES ERAM MUITO PARECIDOS. O MESMO PORTE FÍSICO. A MESMA MANIA DE OLHAR POR CIMA DO OMBRO E AINDA DE RIR SÓ COM UM DOS CANTOS DA BOCA, OS MESMOS OLHOS AMENDOADOS, A MESMA MANIA DE TENTAR VER O QUE OS OUTROS ESTÃO PENSANDO. OS MESMOS OLHOS EXPRESSIVOS E ENIGUIMÁTICOS. NEM MESMO AIDÊ NUNCA VIRA O QUANTO ELES SE PARECIAM ERAM MUITO PARECIDOS, MENOS A BOCA, ERA COR DE VERMELHO VIVO, LÁBIOS BEM TRONEADOS E UM TANTO CARNUDOS, EM UM ROSTO FINO E DE EXPRESSÃO FORTE, CONTORNADOS POR UMA LEVE PENUJEM DE PELOS LOIROS, O QUE INDICAVA-LHE A PUBERDADE.

- VOCÊ É O MEU PADRINHO? A BENÇÃO PADRINHO!

BIANCO PEGOU A MÃO DO MENINO E O PUXOU PARA JUNTO DELE. ABRAÇOU-O LONGAMENTE COMO SE AQUELE ABRAÇO PUDESSE FALAR, TODOS OS PEDIDOS DE PERDÃO QUE ELE IMAGINASSE.

- DEUS TE ABENÇOE MEU FILHO. CHEGUEI A TEMPO! A AIDÊ JÁ ME CONTOU TUDO QUE ACONTECEU. AGORA EU ESTOU AQUI PARA AJUDAR VOCÊS DOIS.

-O SENHOR NÃO TÁ BRAVO COMIGO. EU BRIGUEI NA ESCOLA. TÔ MUITO ENVERGONHADO.

- ENVERGONHADO DE FAZER O QUE É CERTO? SEU PAI FICARIA MUITO FELIZ EM SABER QUE VOCÊ TOMOU PRA SI AS DORES DE SUA MADRINHA!

- O SENHOR CONHECEU MEU PAI?

- CONHECI! VOCÊ SE PARECE MUITO COM ELE. A AIDÊ NUNCA TE FALOU NADA SOBRE ELE?

- FALOU! QUE ELE FOI UM HOMEM MUITO VALENTE, QUE LUTOU PRA FICAR COM A MINHA MÃE MAS QUE FOI MORTO POR ENGANO, EM UMA EMBOSCADA.

- É REALMENTE ELE MORREU ASSIM. MAS SEI QUE DE ONDE ELE ESTIVER ESTARÁ CONTENTE COM O HOMEM QUE VOCÊ ESTÁ SE TORNANDO.

- OBRIGADA PADRINHO!

A PROFESSORA MUITO IRRITADA CONVIDOU A TODOS PARA ENTRAR E SENTOU-SE EM UMA CADEIRA E PEDIU QUE OS DEMAIS SENTASSEM. COMESSOU FALANDO QUE NÃO PRECISAVA DA AIDÊ TER IDO PERTURBAR O PADRINHO DO MENINO, E QUE TUDO PODERIA SER RESOLVIDO SOMENTE ENTRE ELE E OS PAIS DO OUTRO GAROTO.

- ENTÃO PORQUE A SENHORA CHAMOU O RICARDO DE MOLEQUE INSOLENTE?

QUIS SABER BIANCO COM OS OLHOS FIXOS NA PROFESSORA E EM SEGUIDA NOS PAIS DO OUTRO GAROTO.

- SIM PORQUE. EU VI QUANDO A SENHORA FALOU COM ELE EM UM TOM DE DESCLASSIFICAÇÃO QUE EU NEM NO EXERCITO NUNCA VI?! ENTÃO ME DIGA POR QUE A SENHORA FALOU DAQUELE JEITO SEI AINDA DE UM BILHETE QUE A SENHORA MANDOU PARA AIDÊ. QUE EXIGIA A SUA PRESENÇA PARA QUE ELE PUDESSE ASSISTIR AS AULAS DE HOJE! E OS SENHORES RECEBERAM ALGUM BILHETE INFORMADO DA CONDUTA DE SEU FILHO?

OS PAIS DO OUTRO MENINO ACENARAM QUE NÃO. BIANCO SENTIA-SE TÃO FORTE E PODEROSO QUE REALMENTE PARECIA SER BEM MAIOR QUE O SEU PORTE FÍSICO MOSTRAVA SER. ERA INCRÍVEL COMO ELE SABIA IMPOR SEU RESPEITO AOS DEMAIS. AIDÊ SORRIA SEM PARAR PELA PRIMEIRA VEZ ELA NÃO TINHA QUE TOMAR A PEITO A DEFESA DO FILHO. ELA NÃO ESTAVA MAIS SOZINHA. NEM TÃO POUCO SEU FILHO. QUE INOCENTEMENTE ADMIRAVA O SEU "PADRINHO".

A DISCUSSÃO SEGUIU-SE ATÉ QUE OS PAIS DO MENINO SE COMPROMETERAM EM TER UMA CONVERSA DEFINITIVA COM RELAÇÃO A POSTURA SEM ÉTICA DO FILHO E UM PEDIDO DE DESCULPA PUBLICO A RICARDO E AIDÊ.

DE LÁ RUMARAM PARA CASA QUANDO ELES CHEGARAM A CASA DE SEU RAUL ESTAVA DE PERNAS PRO AR. TODOS FALAVAM AO MESMO TEMPO NA SALA. ATÉ QUE AIDÊ ENTRA E PERGUNTA A RADAMÉS:

- O QUE É QUE ESTÁ HAVENDO AQUI? O FOI QUE ACONTECEU?

- NOSSO PAI QUE PASSOU MAL OUTRA VEZ! E AGORA ELE NÃO ACORDA, O GUILHERME TÁ LÁ DENTRO E NÃO CONSEGUE ACORDAR ELE. AIDÊ EU ACHO QUE ELE MORREU!

AIDÊ CAI DE COSTAS E É AMPARADA POR RICARDO E BIANCO QUE A SEGURAM ATÉ ELE SENTAR-SE NA CADEIRA MAIS PROXIMA QUE FOI QUANDO ELA FINALMENTE CONSEGUI FALAR.

- MEU DEUS ELE NÃO. E LEVANTOU E SAIU CORRENDO ENTROU NO QUARTO E VIU GUILHERME AJOELHADO, CALADO AO PÉ DA CAMA CHORANDO COM AS MÃOS SOB O CORPO DO PAI. GUILHERME SE FORMARA MEDICO JUSTAMENTE PARA UMA NECESSIDADE DAS PESSOAS DAQUELA LOCALIDADE.

- QUANDO EU MAIS PRECISEI DE SER MEDICO EU NÃO FUI. QUANDO EU MAIS PRECISEI DE SABER O QUE FAZER EU NÃO SOUBE. EU DEIXEI MEU PAI MORRER PORQUE EU NÃO PODIA FAZER NADA. EU VOU RASGAR MEU DIPLOMA. QUE MEDICO SOU EU? QUE DEIXEI MEU PAI MORRER?!

- NÃO FALA ISSO VOCÊ JÁ TINHA FEITO TANA COISA. VOCÊ JÁ TINHA SOCORRIDO ELE ANTES. VOCÊ NÃO PODIA FAZER MAIS NADA ELE AGORA DEVE ESTAR COM A NOSSA MÃE OLHANDO POR NOS. NÃO SE CULPA DESSE JEITO.

ELE LEVANTOU OS OLHOS E VIU BIANCO NA PORTA OBSERVANDO AQUELA CENA. LEVANTOU-SE ENXUGOU OS OLHOS, CAMINHOU ATÉ ELE E ESBRAVEJOU:

- A CULPA DE TUDO ISSO É SUA. PRA QUE VOCÊ VOLTOU? DEVIA TER FICADO NO INFERNO DE ONDE NUNCA DEVIA TER SAÍDO. VEI SÓ MATAR MEU PAI!! EU VOU TE MATAR. ALIAS EU VOU MATAR VOCÊ AIDÊ A CULPA DE TUDO ISSO É SUA SE VOCÊ NÃO TIVESSE ACOMPANHADO ESSE CIGANO MALDITO...

- AGORA JÁ CHEGA! VOCÊ PODE ATÉ SER O FILHO MAIS VELHO. O HOMEM MAIS VELHO MAS EU AINDA SOU A PRIMOGÊNITA E AINDA POSSO MANDAR AQUI. EU SOU A MAIS VELHA DESSA CASA.

- VOCÊ???! FAÇA-NOS UM FAVOR VÁ EMBORA DAQUI!

- EU VOU MAS SÓ DEPOIS DE ENTERRAR NOSSO PAI.

- ELE É MEU PAI!

A HISTORIA AGORA COMESSOU A ESQUENTAR. ENTÃO NÃO PERCAM O PRÓXIMO CAPITULO DESTE CONTO APAIXONANTE.

ATÉ A PRÓXIMA

Aglae Diniz
Enviado por Aglae Diniz em 06/09/2012
Reeditado em 09/09/2012
Código do texto: T3868596
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.