Um dia Qualquer

Um dia qualquer...

- Eu sabia que você estaria aqui.

- Você sempre sabe onde eu estou - ela respondeu com um sorriso cansado - mas o que você faz aqui? me procurando por acaso? - brincou com descaso enquanto acendia um cigarro.

- Talvez - respondeu ele,tão cinico quanto há alguns anos.

- Talvez...

- Mas seria pretensão sua pensar que vim aqui a sua procura.

- Jamais pensei.Foi apenas um comentário vago.

- Você nunca sente frio?

- Sinto.O tempo todo,até mesmo no verão. - ela olha ele nos olhos - E você não se cansa de interromper um momento de alguém solitário?

- Talvez - ele sorri - mas você está solitária aqui por opção.

- Talvez - ela sorri e apaga o cigarro ainda pela metade.

- Já que eu estou aqui,você poderia me contar alguma coisa,me sinto entediado.

- Nada mais injusto,nobre cavalheiro que se intromete em minha solidão tão confortável,me conte você.Você que me encontrou.

- Eu poderia te contar várias histórias da minha vida,mas não sei se seriam interessantes o suficiente para compensar meu erro.

- Erro?

- Erro por interromper sua introspecção.

- Seu maior erro foi apenas a falta de intenção.

- Aos 35 a intenção é cuidadosa.

- Aos 21 a intenção é descarada.

Então eles se olham,como se olharam da última vez,talvez há uns 5 anos.

- Me diz como eu deveria agir... - pensou - e...

- Agir? depende do que você quer.Como poderia eu,uma garotinha,ler seus pensamentos e saber que atitude tomar e em relação a que?

- Falta uma hora para amanhecer - ele acende um cigarro na sequência do que acabou de apagar - e o dia revela as verdades.

- Então queres de mim verdades ou mentiras? tens apenas 1 hora para decidir.

- Verdades.

- Mas eu não gosto do amanhecer... - ela suspira e pega o cigarro das mãos dele

- Então você gosta apenas de mentiras

Silêncio

- Bem... Talvez - e o talvez se torna a graça da conversa - já menti demais.

- Eu também.

- Já menti demais para caras como você.

- Eu minto constantemente para garotinhas como você.

- De noite?

- De dia e de noite.

- Perdoado.Ainda assim você é melhor do que eu.

- E qual a razão?

- Eu menti por amor.

- Então mais perdoada está você.- ele pega o cigarro de volta - eu menti por tesão.

- Pecados anulados.

- Certo.Estamos limpos.Ainda que mentir por amor seja mais relevante...

- Então só temos mais 45 minutos.- ela olha nos olhos novamente - e a escolha é sua.

- Sem mentiras?

- Sem mentiras.

- Então me diz,o que quer fazer nesta noite gelada?

- Eu quero você - ele segura a mão dela - garotinha.

- E me quer para que?

- Para segurar sua mão até o amanhecer - ele sorri triste - sem mentiras.

- Garotinhas podem ser frágeis demais para se contentar com isso. - ela percebe o olhar assustado - eu quero mais do que isso.

- E o que você quer nos 30 minutos que nos restam.

- Eu quero um abraço e não uma mão segurando a minha.Eu quero um logo abraço e que você me diga,ainda que seja mentira...

Ele interrompe.

- Combinamos sem mentira.

- Combinar,prometer,são palavras vagas no mundo de hoje.

- Não na minha época.

- Na minha sim.

- Então você não foi sincera comigo ao combinar que não mentiriamos ao amanhecer?

- Não.

- E por qual razão?

- Porque ainda não amanheceu,e a noite,reserva as mentiras.

- Você jogou sujo comigo.

- Não confio em homens da sua idade,jogo sujo com eles.

- Não confio em garotinhas da sua idade,jogo sujo com elas.

- Então você também mentiu pra mim...

- Lógico.Eu já disse,conto mentiras de noite e de dia,porque com você seria diferente?

- Porque ao menos uma vez eu gostaria que comigo fosse diferente.

Então o abraço se desfaz,e ela olha mais profundamente nos olhos do homem ainda tão estranho.Ele coloca a mão no rosto dela e desce até o pescoço maliciosamente.

- Nós temos 20 minutos - ele diz - só nos restam 20 minutos

- Já que será mentira de qualquer forma para você,nós temos a vida toda se quiser.

- Não vou mentir - ele a abraça novamente - vou me defender...

- Do inevitável.

- Sim.

- Porque quando duas pessoas...pertencem uma a outra - ela para - não...

- ... há nada que possa separá-las.Nem mentiras,nem o tempo,nem pessoas - e no vão entre um quase beijo,tão quase que ela sente as palavras dele na própria boca,ele declara - Eu sou seu,sem mentiras.

E os dois ficaram os últimos 10 minutos antes de amanhecer ,ali,sentados e abraçados.

E o que aconteceu depois?... não fiquei para ver.E os dois? nunca mais os vi.

(Primeira versão com o título de : "Talvez,sem mentiras,qualquer dia")