BENJAMIM
Benjamim !
23:40 Estranho ... o caminhão do lixo ainda não passou, ele está três minutos atrasado.
Não fiz nenhum gráfico, mas sei que nos últimos meses (anos ?) ele passou todos os dias entre 23:35 e 23:37 hrs... sempre passa alguns minutos antes do meu vizinho do apartamento de cima chegar. Meu vizinho... acho que se chama Luí...as 23:45 hrs, pontualmente ouço a porta se abrir, um molho de chaves ser jogado sobre a mesa (ou talvez seja um parador...). Em seguida ele abre a geladeira, depois uma porta, arrasta uma cadeira e por uns cinco minutos é só silencio ....deve comer uma maçã, beber um copo de leite ... imagino que seja isso que faça a essa hora. Ato contínuo ouço pesados passos bem sobre o meu quarto. Uma coisa é óbvia, meu vizinho não é exatamente uma pessoa delicada . Tudo bem, gosto de ficar ouvindo/imaginando ... portas são abertas, fechadas, ouço água escorrendo de uma torneira. Deve estar escovando os dentes. Assim vou percebendo e decodificando os ruídos ... após a torneira, a descarga, o chuveiro, mais portas abrindo, janelas fechando ... até o barulho da persiana que desce com estrondo. Sei que então irá para cama, provavelmente ler, ou talvez pensar nos outros moradores do prédio, como eu.
Mas hoje o caminhão do lixo está atrasado e isso vai me impedir de ouvir/decifrar os ruídos do apartamento doze. Chatice!
Depois, só a meia noite terei com o que me ocupar. Hoje é terça feira, dia do casal do bloco B transar na sacada. Dificilmente falha. Ainda não consegui entender a lógica do por que das terças feiras, sempre as terças e sempre no mesmo horário ... Eles começam com todo o silencio possível...devem acreditar que ninguém os vê. Minha sacada fica quase em frente, só preciso manter as luzes apagadas e abrir uma pequena fresta na cortina. Mas é tudo muito rápido, pois entre 24:30 e 24:45 chega o senhor do apartamento ao lado, e aí é um abre janelas, acende luzes ... Uns dizem que vem do bar, outros que trabalha no shopping. Não sei. Mas chega sempre muito agitado, as vezes grita com a mulher, outras vezes não se ouve palavra alguma, só uma movimentação exagerada no apartamento. De quando em quando (a cada vinte dias aproximadamente) ele bate nela. Nesses dias, ouço-a chorar por alguns minutos, depois tudo fica silencioso até que gemidos altos tomam conta do andar inteiro. E esse é último barulho do prédio até as quatro horas da manhã.
Mas hoje o caminhão está atrasado!
Me pergunto se tudo irá atrasar também, ou se tudo acontecerá ao mesmo tempo e então não poderei ouvir/perceber/viver nada ...
Acho que adormeci ....estranho ! Acordei com o barulho do apartamento do andar de baixo... sempre igual. A mulher levanta e parece que faz faxina geral. Demora uma boa meia hora nisso, em seguida ouço-a chamar “Julião e Dudu!” (devem ser o marido e o filho ... ou talvez sejam dois filhos ...). Aí é uma profusão de sons, palavras difusas, até as cinco horas, quando aparentemente todos saem. Isso de segunda a sexta feira... nos últimos seis anos nunca percebi um só dia de atraso. Não sei quando retornam, mas dá para ouvir que tem gente do meio da tarde em diante. Ouço uma TV ligada, sempre com desenho animado.
Bom, quando eles saem, os quatro, as cinco horas da manhã, começo a pensar em dormir de fato. Rolo na cama por mais um bom tempo e apago ... até a hora do almoço, quando a campainha toca. É a marmita encomendada. Almoço e vou escrever ou ler. Volto a dormir
até as vinte horas, aproximadamente. E assim meus dias ficam cheios. Sei que uma hora dessas vou precisar mudar meus hábitos. Já é tempo de sair para comprar umas roupas. Também preciso de papel, cadernos novos... não sei como os últimos duraram tanto tempo. Dez anos acho, ou foram onze ?