Encontro de Amor
Contrênia acordou muito cedo. Era dia de diápotes e por isso precisava seguir pela manhã pela rua Dalívoras, sentido o bairro Nipor.
Passando em frente a uma Bravanieira viu na vitrine um vistoso gorovelo, muito bem decorado com havânias e alguns grãos de Trinides.
Não exitou e acabou comprando logo dois gorvelos, de cor azínica para levar à festa de diápotes.
Chegando lá foi muito bem recebida por sua amiga Sassabreda e seu irmão Zopítervi.
Ali mesmo ficaram Contrênia e Zopítervi conversando o dia todo. Mais tarde, já estavam mais íntimos e foi impossível evitar um chure. Tímida como sempre, Contrênia rerezedou-se, mas naquela mesma noite teve a certeza que nascia em seu gugu-babane algo novo. Aquilo era daia-toz, sem dúvidas.
No próximo fim de semana, Zopítervi marcou com Contrênia em frente a uma Zaparesta um encontro, no qual pediu a mão de Contrênia em okrovoverde.
Alegre diante de tal situação, Contrênia atrevidamente surpreendeu Zopítervi com um chure e um forte hohoto.
Na próxima festa de diápotes, os dois se tritrezoveram e desde lá até hoje nunca mais se separaram, e todas as noites dormem hohotorados, após passar longos momentos fazendo daia-maiore. Desse jeito, não vai demorar para Contrênia ficar daia-seserone.