O fim de um casamento - pêsames por Mara

Ele era o modelo de homem casado. O melhor representante de sua classe.

E, leitor, é muito fácil dizer que se é casado há 30 anos com alguém... inteligente. E Mara não era intelectual. Também é vantajoso ostentar um longo casamento com uma mulher linda. Mas Mara estava uns 20 quilos acima do peso, e pelo lítio que tomava, tinha o cabelo desgastado e a pele opaca. O hálito não ajudava, pois quem sofre de transtorno tem boca seca.

Então, nosso amigo Reginaldo – casado com Mara – é tudo o que se espera de um ex-ce-len-te marido. Esforça-se muito, em troca de pouco. Não é culpa dela, mas a vida é o que é.

E ali, parado na Paulista, fim de tarde, ele só pensa em Helena.

‘Você está mexendo com fogo’ – pensa em voz alta.

Toma um suco na esquina – banana, goiaba e melão, no capricho.

Suspira e olha pro chão. ‘Deixa disso, Reginaldo.’

E todos sabemos, querido leitor, que o melhor é não deixar frestas abertas. Ou você abre ou fecha de vez a porta, porque pelas pequenas brechas entram as piores desgraças.

E foi o que aconteceu. Reginaldo passou 1 ano escondido com Helena.

Mara descobriu e, por não ser mais suficiente o lítio-nosso-de-cada-dia, numa noite ela bebeu junto com ele veneno.