Sonho x realidade
O seu sonho era real. Ele existia. Tinha um irmão e uma cunhada, que sentavam-se muito perto dela naquela noite. A princípio não reconhecera o homem, mas dado a insistência com que ele a olhava, o seu coração a fez lembrar quem ele era e, certamente porque a olhava daquela maneira estranha. Talvez não fosse estranha a maneira como a olhava, apenas olhava com curiosidade. Talvez porque também procurava lembrar-se de onde a conhecia. Haviam se passado anos. Os dois estavam envelhecidos. Não eram mais jovens. Os sorrisos tinham desaparecido, bem como, os olhares sonhadores. Ela estava com duas amigas, que nem imaginavam o que se passava em sua mente, e tão pouco, em seu coração. Suas mãos tremiam, acompanhando o rubor de suas faces. A vontade de rir, a sensação de estar forar do ar e aquele grande medo voltavam, como se nunca tivessem ido embora, como se os dias não tivessem passado. Era como se o mundo tivesse voltado para trás. Muitos pensamentos a perturbavam. E o mais recorrente era: Calma, são apenas o irmão e a cunhada. Não era o seu amor. Ele não estava ali, felizmente. Ou, infelizmente? Não sabia. Apenas tinha a certeza de que se fosse ele, tudo seria pior. Não conseguiria olhá-lo, teria de ir embora. Inventar uma desculpa e sair. Não aguentaria estar tão perto, tão perto de seu sonho. Ou, não aguentaria estar tão perto, da realidade? Dúvidas. Sempre as mesmas dúvidas. Os anos passaram, mas elas continuavam. Continuavam a atormentando. Em um certo momento, respirou fundo e tentou distrair-se com a conversa das suas amigas, mas a sua atenção estava na mesa ao lado. Toda a sua atenção, o seu coração e a sua alma estavam na mesa ao lado. Mas, eis que, de repente, o casal decide mudar-se de lugar. O motivo? Não sabia. Ela não os enxergava mais. Agora respirava com alívio e podia concentrar-se na conversa. Assim esperava. Mas não era o que acontecera. Agora tinha a sensação que ele continuava a observá-la. O que será que aquele moço, hoje Sr., pensava? Será que ele lembrava de tudo? E o que era "tudo"? O que ele poderia lembrar? Existia algo para lembrar? Provavelmente, não. Ele lembraria dos olhares, dos sorrisos e da fala nervosa? Certo que não. Afinal, era apenas um expectador, alguém que assistia aquelas cenas. Não era o ator principal e nem a personagem principal. Será? Ou, será porque justamente não fazendo parte daquela história, conseguia ver com mais sobriedade e, lembrar com mais detalhes de tudo que acontecera? Quando pensou nessa possibilidade, não coneguiu mais ficar ali. Inventou uma desculpa, falou do adiantado da hora, e pediu às suas amigas que fossem embora. Já haviam acabado o jantar, portanto, poderiam sair. Encontrariam um outro lugar para ir, ou simplesmente, voltariam, cada uma para os seus lares. Eram todas casadas, inclusive ela. Ela que abandonara o sonho pela realidade. Ou, será que deixara a realidade para trás e estivera este tempo todo vivendo em um sonho?