CASAMENTO

Era uma tarde cinzenta e soprava um vento gelado.No quarto,Martha olhava pela janela, o balançar dos galhos da árvore.

Bateram na porta;ela diz, entra:

- Oi mãe, disse Julinho.

- Entra meu filho.

- Preciso falar contigo.

Martha era uma mulher de 50 anos, trabalhava numa repartição pública, era formada em Economia.Conheceu Marco na faculdade, casaram e após cinco anos nascera Julinho.Tinha uma vida tranquila...

Até que na véspera do feriado de sete de setembro o casal resolvera subir a serra gaúcha,levariam Julinho para conhecer a cidade de Gramado.Mas na saída de Pelotas uma fatalidade acontecera.

Sofreram um acidente.Um caminhão bateu na lateral do carro, após o tumulto morrera o caminhoneiro,sua esposa e Marco se foi...

Mesmo assim Martha não era uma mulher melancólica e desacreditada na vida.Ao contrário encheu-se de força para criar seu filho em um ambiente alegre, tentando amenizar a ausência do pai.

E agora, passado vinte e sete anos, seu bebê estava prestes a se casar......!

- Então, como foi a almoço na casa de Lara? Francisco e Claudia estão bem?

- Sim mãe, estão todos bem.Mas não estou legal.

- Fale meu querido o que houve?cansado ou problemas na redação do jornal.

- Não, não. A verdade é que

que....

não quero mais casar

Martha cai em uma risada profunda, calma meu amor, você esta ansioso é só isso.Esta tudo bem; a cerimônia esta agendada, a festa será para poucos convidados e depois, a tão sonhada lua- de- mel.

- Espera pra ver como você vai relaxar após isto.

- Você não entendeu mãe, estou realmente arrependido.

Durante o almoço Julinho estava aflito, repugnado, olhava para os pais de Lara, naquele cotidiano mórbido.E na verdade fora almoçar na casa da noiva contrariado,queria ir a uma livraria também precisava levar o carro na oficina ou ler seus e-mails.Mas acabara cedendo,Lara com aquele olhar meigo sua pele branca rosada os lábios carnudos.Ah! ele não resistiu.

- Mãe, estou enjoado depois dessa invenção de casamento, ela só me pede coisas ou melhor tenho que deixar de fazer o que quero na hora que quero, estou perdendo minha identidade, não sei como falar isso pra ela.

- Você está louco? não fale nada para Lara estes são teus dilemas pessoais, resolve-os internamente e em silêncio.

Martha sabe que os dois jovens se gostam muito e Lara além de nora é sua grande amiga também.Uma guria inteligente, de boa família e entende-se bem com Julinho.

- Sabe andei pensando...acho que atribuo esse meu jeito de ser a forma como me criastes!

- Julio!Por favor!!Não queiras me responsabilizar pelas dúvidas que tens no teu relacionamento amoroso.

Ele sabia que quando Martha o chamava de Julio é porque estava brava.

- Desculpe, não me fiz entender.Analisa:

Você depois da morte do papai não quis ter um novo relacionamento. E a grande surpresa nesta tua atitude é que consegues ser feliz assim.É claro que deves ter tido teus momentos difíceis, sonhado em estar com alguém.Mas entre sonhar e querer vivenciar, tu preferiu apenas imaginar.Encarar um relacionamento e todos os fatores negativos que acompanham o pacote, tu não quiseste.É ou não é?

Eu adoro a Lara, ou melhor gostava mais a um tempo atrás, o que me ligava a ela era seu desprendimento.Sempre me deixou livre.Conversávamos e planejamos que nosso amor não iria cair no tédio.Não nos usaríamos como fantoches para família e sociedade.Que os títulos; marido, namorado ou amante seja lá como escolhêssemos nunca seria maior que nossa grande parceria.Foi só falar em casamento, começamos a andar em contramão.

- Meu filho, todas as relações sociais têm suas exigências.Tu estás sendo hipócrita!!Nossa relação mesmo, nem sempre concordastes com o que te impus a fazer e quantas vezes fizeste.Na faculdade quantas teorias estudasse mesmo sendo tão contrário a elas, no jornal escreves tudo o que pensas?

- Julio tome um banho, deite-se e analisa o que esta passando com você.Reflita, calmamente e amanhã conversamos.Martha abre o livro, Olhai os lírios do campo, que ela relera várias vezes adorava a obra como Eugênio sentia saudade de sua Olívia, ela sentira saudade do seu Marco.

Julinho ficou sentado um tempo na cama da mãe apenas a admirando-a.Ele tem um orgulho imenso dela,a relação deles é inexplicável em palavras.Pareciam ler pensamentos um do outro, se completavam.Ele sai do quarto de Martha e vai tomar um banho.

- Boa noite, D. Martha

- Boa noite Julio, faz uma oração para elucidar teus pensamentos.

Na manhã do dia seguinte, Julinho diz para sua mãe que já tomara sua decisão.

- Mãe pensei muito e resolvi fazer uma proposta para Lara.Quero casar mas devemos morar em casas separadas e, não voltarei atrás.

- Julio, não há nada de anormal na tua decisão, isto é absolutamente viável diante das inúmeras atividades que desempenhamos diariamente.Só estou perplexa de seres tão egoísta.Porque não te questionasse sobre isso antes?Há um mês do casamento, o apartamento mobilado imagina o choque que a guria vai levar.

- Mãe, 99% dos casais , mudam após o casamento!!

Apenas, resolvi mudar antes, só isso!!

A Lara irá até o jornal para conversarmos.

Ele vai até a janela, aquele horário de meio-dia no mês de outubro.

Toca o celular e Lara avisa que esta em frente ao jornal.

Fim de tarde ;outono, folhas ao chão.Os resquícios dos raios de sol, como se a esperança fugisse do cenário.

- Oi Vergara, avisa a mãe que estou esperando - diz Julio para o porteiro do prédio aonde sua mãe trabalha.

Minutos depois chega Martha.

- Que surpresa!

- Ah mãe! sem dramas

- Você não veio apenas para buscar mamãe no trabalho, precisas de uma analista e sabes que faço sessões pra ti sem retorno financeiro!

- Risos

- É ela não aceitou

- imaginei

- O triste não foi ela ter recusado a proposta mas, saber que preocupou-se o tempo todo com a opinião dos outros.

Mãe, o tempo todo, falando como as pessoas reagiriam.Em nenhum momento ela pensou como se sentiria.Não aceito esta atitude retrógrada dela; os nossos pensamentos e sentimentos, tudo, nós sentimos primeiro para após compartilhar com os outros.Porque a opinião dos outros tem tanta importância?

- Filho já era previsto que a reação dela seria negativa, estás distorcendo os fatos.Estou chocada com esta tua atitude.

- Poxa!preciso que fiques ao meu lado,eu gosto dela e se mudei de opinião foi porque ela mudou de atitude primeiro.Sabes que adoro ela , namoramos há quatro anos.Tínhamos gostos diferentes, nossas manias e nos entendíamos mesmo assim, fizemos planos como todo casal.Só quero ter minha casa sozinho, não será para sempre, quando tivermos um filho podemos morar juntos e ter a casa reserva para os momentos que venhamos a necessitar de ficar só.

Passaram-se quatro anos................

Martha chega ao apartamento de Julio.

- Oi meu amor!

- Entra mãe.

Os dois sentam-se no sofá da sala ,Julinho diz que comprou lasanha de camarão, a comida predileta de Martha.

Bom, Lara casou-se meses depois do término do relacionamento com Julinho.E, ele finalmente conseguiu de uma forma aos avessos o relacionamento que tanto queria.

Lara, era sua amante.

É, eles moravam em casas separadas.

Ele tinha tempo para si.

O relacionamento não era monótono.

Só quem era prejudicado: o marido.

Mas no século XXI, felizes para sempre: somente na ficção.

Bem que, existem novas versões da Cinderela e Rapunzel, muito atuais!!!

LARASANTS
Enviado por LARASANTS em 22/02/2011
Código do texto: T2808068