'' TEREZA '' , apenas Tereza..so` isto...Tereza

...fico ''navegando'', que navegar e' preciso eu eu tambem disto preciso, navegar...mas como do viver eu me mantenho ''vivo'', hoje nos '' sete mares bravios '' deste oceano denominado internet eu ouvi uma musica...Tango para Tereza...., coloquei meus fones de ouvidos e ouvi no maximo e tambem para que ninguem nada tivesse a reclamar dos'' sons loucos e antigos '' que adoro ouvir...e de olhos fechados fui '' ouvindo '' o texto que eu queria, quero escrever....e se voce gostar coloque a musica e va' lendo devagar...aproveite, foi para isto que eu escrevi...despertar algo dentro de mim, de cada um..de todos.

"" ....eu desde menino sempre me perguntava por que tinha recebido este nome...Juan Miguel, e finalmente ao deis anos quando perguntei ao meu pai ,ele e minha mãe me explicando que foi devido a uma musica do tempo que eles se conheceram ...

'' Adelita'', um tango cantado por um cantor de nome Juan Miguel, argentino...e não sei se foi devido a este fato, ou outro qualquer, que eu sempre gostei de tangos...

E quando ja' quase saindo de casa, batendo as asas para sozinho voar , tinha vinte e um, eu de tango tudo ja' sabia...suas origens, sua trajetoria e crescimento, seus cantores e cantoras, e como ele se tornou popular no mundo todo...e dentro de mim eu tinha uma certeza...o tango era musica, musica pura no melhor sentido e ficaria para sempre no meu coração, mente, corpo inteiro...

Aprendi dançar em um cabare' em São Paulo, Boate Azul, e quem me ensinou foi Tereza , bailarina da casa...Tereza não era bela, era apenas bonita e tinha o apelido carinhoso de '' Boneca '', quando eu a vi pela primeira vez, tinha vinte e uma primaveras, tinha um metro e sessenta e cinco centrimetros, eu tinha um metro e setenta e cinco e ela colocava saltos altos e da minha altura ficava....nossas bocas quase que se encontravam...para beija-la eu apenas uns poucos centrimetros me abaixava e pronto...um beijo gostoso eu ganhava...eu estava no meio de minha faculdade de direito e minha idade era vinte e treis...e uma coisa me acontecia...

Eu '' gostava'' de Tereza, ela apenas como mais um cliente

um '' fregues '' me via, e ela o tango a dançar me ensinava...era mestra maestra na dança portenha...eu duas vezes por semana 'a Boate Azul ia...e um fim de noite, ja' alta madrugada e ela me convidando para leva-la ate' em casa, aceitei, fui, entrei e a amei como nunca tinha amado mulher nenhuma....ela, danada de Tereza, por mim estava apaixonada e tinha este tempo todo ''disfarçado'', e foi ai que a coisa '' desmoronou''....eu tambem estava agora amando, e de verdade?...que coisa boa!!!

E ela se mudou para meu apartamento, meu colega de quarto tinha se mudado e eu ela resolvemos...ela me ajudaria a pagar as despesas, morariamos juntos , como amigos, eu continuaria estudando e ela na Boate Azul trabalhando, eu tinha meu quarto , ela o dela, tinhamos cada um nosso espaço que cada um respeitava, ela no meu não entrava e nem eu no dela se um não convidasse ao outro...eu vivia convidando-a e ele sempre aceitando....

Meu quarto era uma bagunça, eu sempre fui relaxado, roupas por todo lado, sapatos, livros e o de Tereza era sempre bem arrumado, limpo, asseado e ela vivia querendo o meu arrumar, eu não gostava e nunca deixei e então resolvemos e ela contratou uma senhora para uma vez por semana vir fazer limpeza e arrumação...e ela ainda ajudava a coitada da pobre senhora desesperada para meu quarto '' tentar '' arrumar, naquele dia sim...no outro voltava tudo de novo...bagunça!!!

E eu sentia que meu amor por Tereza aumentava e o dela por mim tambem...e isto estava causando certo constrangimento em mim....as noites que ela fora passava dançando e fregueses la' na Boate Azul recebendo, e eu sentia solidão quando nestas noites sozinho eu ficava e cheguei a conclusão que o que eu estava sentindo era '' ciumes''....

E para provoca-la, um dia eu disse-lhe que não viria para casa aquela noite, iria sair , me divertir com a turma da faculdade e que talvez dormisse na casa de uma das amigas que eu tinha por la'...e esta noite era justamente sua noite de folga da Boate Azul e ela ficou acordada a noite toda me esperando...cheguei depois das seis da manhã e ela me esperava no sofa' da sala e quando seu rosto eu olhei não aguentei...abracei, chorei e lhe contei que eu havia dormido no apartamento de um dos colegas da faculdade...e ai senti o quanto ela me amava ...e eu a amava tambem...ela tambem tinha ciumes de mim, me confessou depois que tudo passou...e chegamos 'a conclusão....ciumes e' bom e não faz mal, alias, alimenta o amor mas quando e' na dose certa...demais atrapalha!!!

Eu, desde que descobri que a amava, nunca mais fui a Boate Azul...para que? la`era seu local de trabalho e eu ficaria morrendo de ciumes ao ve-la dançando, agradando ''clientes'', eu recebia dinheiro de casa para pagar as despesas e sempre teria que dividir com alguem, ela necessitava de dinheiro para viver e assim iamos vivendo de amor e ciumes....e minha faculdade terminou.

Eu teria que voltar para minha cidade, poderia ter decidido e ter ficado por la' em SP trabalhando, mas meu pai tinha uma banca de direito em minha cidade, era um escritorio grande que atendia tanto pessoas fisicas como juridicas, eu ja' estava garantido com treis empresas grandes para tomar conta da parte juridica, meu salario ja' estava garantido e eu, inocente e pior, idiota...achava que meu futuro tambem...ledo engano, ledo engano....futuro sem amor , que futuro tem? ...e decidi, com Tereza conversei, nada escondi, nunca menti e nem enganei, verdades eu disse...ela nada disse, apenas tudo de cabeça baixou me ouviu, e quando eu seu rosto com minhas mãos levantei vi que chorava...chorei tambem, abracei...sai...sai achando que tinha feito a coisa certa ...homem eu era, homem eu sou...como homem terei que morrer...homens são assim mesmos...insensatos!!!

Tereza nunca mais vi, nunca mais soube de nada,...minha vida toquei para frente, no trabalho me joguei, a banca, o escritorio cresceu, eu casei, tive filhos , treis...duas meninas, um menino, meu pai faleceu, tudo herdei, rico me tornei...meu filho em direito se formou, trabalha no escritorio....e a vida passou!!!....e hoje recebi uma visita...uma mulher nos seus quarenta e trazendo uma menina nos seus doze anos com ela...primeiro apresentou a menina e depois ela se apresentou...

Sr. Juan Miguel esta e' minha filha Adelita, sua neta, e eu sou Tereza sua filha....o sr.conheceu minha mãe Tereza muito tempo atras, nasci no Rio e la' minha mãe me criou, sou advogada como o sr. e meu marido tambem...( deu um sorrisso maroto) so' espero que minha filha não siga a mesma carreira...o que o sr. acha disto?

O que eu achava disto? ou daquilo?...eu nem precisava achar nada.....o rosto dela, da Tereza II...era identico ao da '''minha'' Tereza,

Um pouco mais velha do que eu dela, da minha Tereza, me lembrava, mas a cor dos cabelos, a altura, e tambem linda não era, era ''bonita'' e que apelido teria?, e no meio de nossa conversa, não aguentei, perguntei e ela me dizendo que sua mãe desde pequenininha a chamava de '' doll''...doll? perguntei eu....e`''doll'', boneca em ingles....ahhhh!!!! abri a boca e ela ficou aberta...da surpresa!!!

E Adelita quase cai do meu colo onde ela, Adelita, minha `` neta `` estava sentada...eramos imtimos ja`...avos são assim mesmo, mal veem um neto, uma neta, e ja' por eles se apaixonam, amam de paixão...e os filhos e as filhas então?

Minha esposa faz muito tempo ja`foi falar com o criador, as filhas casadas cuidando de seus maridos e filhos quase criados, o filho casado e muito ocupado no meu lugar agora e eu achava que estava agora era mais do que '' sossegado'', aposentado, quieto e calado, cuidando de jardins e passarinhos, lendo, passeando, curtindo a velhice numa boa e de repente como na musica...

......alguem coloca um disco na vitrola e a musica e' um tango...o tango da vida, que eu pensava que ja` estava se acabando e Tereza, na sua bondade infinita me mandando um recado do alem...'' Juan Miguel....aprenda agora , na velhice em que estas, ao tango de novo dançar...tens de novo uma nova Tereza, fruto de nossos frutos e tem tambem uma Adelita, o mais doce dos frutos que eu poderia ter '' frutificado''....''....bella Tereza, a que linda não era, era sim uma '' boneca'', isto era sim...e sabem?

Da cadeira de balanço me levantei e o tango para Tereza dancei...dancei....e dançando pensava...que envelheceu o que!!...que chorar o que!!! e Tereza veio comigo o tango...dela, dançar....e como de novo dançamos!!!!

================================

Tango Para Tereza

...Ângela Maria

HOJE,

ALGUÉM PÔS A RODAR

UM DISCO DE GARDEL NO APARTAMENTO JUNTO AO MEU,

QUE TRISTEZA ME DEU.

ERA TODO UM PASSADO LINDO,

A MOCIDADE VINDO DA PAREDE ME DIZER

PARA EU SOFRER.

TRAGO A VIDA AGORA CALMA,

UM TANGO DENTRO D'ALMA,

A VELHA HISTÓRIA DE UM AMOR

QUE NO TEMPO FICOU.

GARCON! PÕE A CERVEJA SOBRE A MESA!

BANDONEON! TOQUE QUE DE NOVO QUE TEREZA

ESTA NOITE VAI SER MINHA E VAI DANÇAR

PARA EU SONHAR.

A LUZ DO CABARÉ JÁ SE APAGOU EM MIM,

O TANGO NA VITROLA TAMBÉM CHEGOU AO FIM.

PARECE ME DIZER

QUE A NOITE ENVELHECEU.

QUE É HORA DE LEMBRAR

E DE CHORAR...

****************************FIM

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 26/01/2011
Código do texto: T2753869