Viver Vale a Pena

Isabel Suárez era a simpática apresentadora do programa de TV “Viver Vale a Pena”. O programa levava pessoas que já não viam mais beleza na vida, que por algum choque deixou de acreditar que viver vale a pena.

Algumas, já recuperadas iam ao programa para contar sua história e como superaram suas frustrações; outras iam procurar ajuda, pois sozinhas não conseguiam sair daquela situação de depressão, de falta de sonhos.

__ Boa dia, meus amigos e amigas de casa, do trabalho, dos hospitais. Meus companheiros de cada manhã! Estamos dando início a mais um “Viver Vale a Pena!”, nossa programa de utilidade pública__ dizia apresentadora, sentando-se na sua poltrona bege, símbolo de seu programa__ Estamos hoje com o caso de Cristina Gaspar!

Cristina entrou e sentou no sofá em frente a Isabel, acenando com a mão para a câmera.

__ Cristina Gaspar é secretária; tem 58 anos e vai contar para nós se Viver Vale a Pena. E aí Cristina, conta pra gente sua história.

__ Bem, Isabel. Eu fui casada durante 36 anos com um homem maravilhoso. Sempre muito dedicado, muito bom pra mim e pra família. Tivemos três filhos, muito bons, educados...

Isabel olhava atentamente para a mulher tagarela a sua frente. Tinha luz nos olhos, esbanjava amor, tinha vida.

__ Tínhamos um casamento perfeito. Até que ele se foi.__ pegou um lenço de papel na mesinha de centro, secou algumas lágrimas.__ Foi horrível...__voz embargada.

__ Quer dar uma pausa?__ perguntou Isabel.

__ Não, não...

__ Está bem. Produção, traz uma água pra nossa amiga!

A platéia olhava atenta para as duas. Cristina bebendo água, secando o rosto; Isabel como sempre, tentando conter o choro diante dos tristes casos contados no seu programa.

__ Vamos continuar?__ perguntou a apresentadora.

__ Vamos.__ respondeu a mulher__ Então, tínhamos uma vida maravilhosa, até que ele descobriu Ter um aneurisma cerebral. Escondeu da família durante muito tempo. Até que um dia achei alguns exames e Raios-X . Fiquei nervosa, todos ficamos.

Algumas pessoas da platéia já estavam aos prantos. Um assistente de palco distribuía lenços de papel.

__ A muito custo conseguimos convencê-lo a fazer a operação. Mas já era tarde demais, a doença já estava avançada; morreu alguns dias antes da cirurgia__ não agüentou mais, caiu aos prantos, soluçava.

Isabel levantou-se da poltrona e sentou ao lado de Cristina. Abraçou-a, falou algumas palavras de conforto. Chamou os comerciais.

__ Estamos de volta com “Viver Vale a Pena!”. Pra você que ligou a TV agora, estamos aqui com a nossa amiga Cristina Gaspar que perdeu o marido que tanto amava e já, já irá nos dizer se VIVER VALE A PENA!

A câmera focou em Cristina; estava renovada, olhos secos, apesar de vermelhos, maquiagem retocada.

__ Foi uma fase muito difícil para a família. Principalmente pra mim. Não queria mais fazer nada, parei de trabalhar, não saía mais de casa. Entrei em depressão. Um ano... Não conversava com ninguém, nem com os vizinhos nem com meus filhos.

Isabel continuava atenta às palavras de Cristina.

__ Pra passar o tempo, comecei a ler. Lia muito livros de poesia: Casimiro de Abrel, Cecília Meireles... Depois comecei a escrever minhas próprias poesias. As primeiras eram triste, melancólicas. Foi a fase em que eu queria morrer; desejava ardentemente a morte. Depois comecei a escrever sobre meu marido, os momentos felizes que tivemos juntos. Até que um dia levantei diferente, amando a vida, amando o mundo, as pessoas. Queria abraçar o universo. Acabei percebendo que toda aquela tristeza era puro egoísmo meu. Queria que ele continuasse ao meu lado, mesmo sabendo que ele sofria, definhava.

Grande lição Cristina passava para a platéia do programa e todo o público que a assistia pela televisão. Concluíra que a vida era feita de perdas, que a morte era a única certeza que devemos ter em nossa pequena existência. Em nossa marcha pelo chão duro da vida, ganharíamos pessoas, mas também perderíamos algumas. A morte é fato. A mesma dor que sentimos ao perder alguém que amamos, outras pessoas também sentirão ao partirmos. A morte não é o fim. É na verdade o começo, uma grande estréia. Estréia de algo grandioso: nossa entrada para a misteriosa Eternidade.

Depois de todo seu depoimento, Cristina pediu para recitar um dos poemas feitos em homenagem ao marido:

“Dorme querido

Dorme querido, a dor já passou

Perto de Deus sei que estás

Junto a você um dia morar eu vou

Anjo querido, sua alma pra mim sempre viverás

Teu corpo morrestes, mas vivo em mim sei que estás

Sei que tu queres que eu viva, que seja feliz

Aprendi com você grandes lições tempos atrás

‘Eu morri, mas tu ainda vives’, é você quem me diz”

A apresentadora emocionou-se, a platéia também. Aplaudiram de pé a grande poetisa.

Isabel Suárez fez seu célebre pergunta à convidada:

__ A agora, Cristina: Viver Vale a Pena?

__ E Muito!__ respondeu, com um sorriso__ Viver vale muito a pena!

Aplausos.

=====Não percam os próximos programas.

Igor P Gonçalves
Enviado por Igor P Gonçalves em 13/01/2011
Reeditado em 13/01/2011
Código do texto: T2726003
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.