Promete?

Semana passada eu e algumas amigas do trabalho nos reunimos para tomarmos um chopp e jogar um pouco de conversa fora.

Seis mulheres em volta de uma mesa com um barril de chopp; já sabe que não vai sair boa coisa.

__ Não sei não, mas acho que vou botar o Miguel pra correr__ disse Isabel acendendo um cigarro.

__ Mas vocês parecem que se dão tão bem__ disse Alice, surpresa.

__ É. Ele parece tão bonzinho.__ eu disse, espetando um petisco.

__ Bonzinho?__ gritou Isabel__ Vai morar com ele pra você ver se agüenta.

Caímos na gargalhada.

Eu estava realmente surpresa. Isabel e Miguel pareciam um casal perfeito. Apesar das desavenças, tentavam mostrar para os outros que estava tudo bem. Coisa de ser humano; não gostamos que os outros saibam das nossas fraquezas e frustrações. Mas basta algumas gotas de cerveja para soltarmos todos os sentimentos. “Tudo certo como dois e dois são cinco”, já dizia Caetano Veloso.

__ Se você não quiser mais, pode mandar lá pra casa__ disse Marina.

__ E o Álvaro, onde fica nessa história?__ perguntou Isabel, com um sorriso faceiro.

__ Tô querendo despachar aquele ali faz tempo.__ respondeu ela, entre uma golada e outra.__ pelo menos o Miguel é mais jovem, né gente.

Rimos das palavras irreverentes de Marina; sempre muito engraçada, mas com um casamento de 20 anos falido. Dizia que só continuava casada por causa dos filhos ainda pequenos. Buscava nas piadas que fazia, uma maneira de fugir da realidade, sua triste realidade. Pobre Marina, sempre com a mania de fugir dos problemas, ao invés de enfrentar a vida e seu desafios.

__ Mas não existe isso de idade não, Marina__ disse Paula__ Homem é tudo igual, não presta. Pode Ter 18 ou 80, vai ser sempre o mesmo safado. No começo vem com uma conversinha mole aqui e outra ali, gentilezas, flores... Casa pra você ver: o romance acaba.

__ Isso quando não arranja outra na rua, né__ completou Suzana__ Já disse que não caso mais. Casei três vezes, e todas as três separações foram por causa de traição.

__ Mas na última vez foi você quem traiu, Suzana__ disse Carla.

__ Trai porque já sabia que o cachorro vinha me traindo há muito tempo__ respondeu ela, ás gargalhadas.

Novamente rimos em coro.

__ Se o Marcos me trair eu castro ele__ disse Carla, espetando violentamente uma liguiça com o garfo.

Rimos descontroladamente.

__ E você, Fernandinha__ perguntava Carla enquanto enchia meu copo_ como tá indo seu noivado com o Marcelo?

__ Estamos bem__ respondi meio sem graça diante de todas aquelas reclamações conjugais.

__ Bem até vocês irem morar debaixo do mesmo teto.__ disse Mariana, já dando os primeiros sintomas da embriaguez.

Fiquei imaginando o tamanho da frustração daquelas cinco mulheres. Todas mais velhas que eu. Viveram muitas situações, enfrentaram e enfrentam relações difíceis.

__ Que um conselho?__ disse Suzana, segurando meu braço__ Quando se casarem, registra tudo no seu nome: casa, carro, apartamento. Em caso de separação, você fica com tudo.

__ Igual você fez com seus ex-maridos, né Suzana.__ disse Alice, olhando para todas na mesa.

Suzana era a mais amargurada. Sempre casando e separando, traindo e sendo traída. Via no dinheiro um meio de recompensar os sofrimento nas relações.

Ficou com o carro e a casa do primeiro marido, o apartamento do segundo e recebia pensão do terceiro, que sempre estava em pé de guerra.

__ Pensa bem antes de casar, heim__ disse__ disse Alice__ Depois de dois anos de casado ele vai querer se encostar em casa, não vai mais querer sair. Nem mesmo na pracinha.

__ Depois de cinco, vai estar barrigudo de tanto tomar cerveja vendo o jogo do flamengo__ disse Marina.

__ Não vai mais trazer flores, nem fazer surpresas_ completou Carla.

Meu celular tocou. Era Marcelo pedindo que eu o encontrasse no Mirante do Leblon.

__ Meninas, preciso ir. Beijos.

Peguei um taxi na Avenida Nossa Senhora de Copacabana e segui para o Leblon.

O mar estava agitado. Alguns turistas tiravam foto. Procurei Marcelo, estava sentado ao lado de uma senhora chinesa, ou japonesa, não sei bem a nacionalidade.

__ Preciso conversar com você!__ disse ele, abraçando.

__ Pode falar__ respondi, rindo do cabelo dele, todo desgrenhado por causa do vento.

__ Bem, a gente já está junta há 3 anos, né.

__ É.

__ E estamos indo tão bem...

__ É estamos.

Ele tirou uma caixinha do bolso do paletó.

__ Então, você aceita casa comigo?

Era tudo o que eu mais queria. Sonhava com aquele momento. Lebrei das minhas amigas, das suas queixas sobre o casamento.

__ Antes posso te fazer umas perguntas?__ perguntei segurando sua gravata vermelha.

__ Pode__ ele respondeu, meio confuso.

__Promete ser sempre romântico?

__ Prometo.__ rindo.

__ Promete sempre me trazer flores, me fazer surpresas?

__ Prometo.

__ Promete não me trair?

__ Claro, meu amor!

__ Promete não ficar barrigudo, nem me trocar pelo jogo do flamengo?

__ Prometo...

__ Promete me levar sempre pra sair, mesmo que seja na pracinha?

__ Prometo!

__ Então eu aceito!

Igor P Gonçalves
Enviado por Igor P Gonçalves em 11/01/2011
Código do texto: T2722775
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.