Uma presença ausente

Olha só, você é professor de história, então vou de explicar com o seguinte exemplo:

Imagina a Inglaterra na época dos romanos. Os romanos vão lá, entram, arranjam uma briga danada, matam um monte de gente, constroem fortes, fazem arranjos políticos, constroem estradas, criam escolas, e por ai vai. Ai veem que de um ponto para frente não conseguem conquistar, e constroem o muro de Adriano, que fala: "Olha, daqui pra cima pode não ser meu, mas daqui pra baixo é", e o povo meio que concorda e isso fica assim. Bom pra todo mundo, e desse jeito vai dar para ir levando, e o pessoal do muro de adriano para baixo vai se romanizando e, na prática, a Inglaterra vira parte de Roma. E vai passando o tempo e isso fica bem definido, Certo?

- Certo.

Então. Ai o tempo vai passando e os romanos começam a ter problemas. O império divide, e depois começa a ter invasão de tudo quanto é lado. E nisso Roma vai perdendo território, sem falar nos próprios ataques que tem na bretanha também. Ai no fim das contas, simplesmente não compensa mais manter as tropas na inglaterra. Roma trás ela para as fronteiras para proteger o mais fundamental pra ela. Então a inglaterra não é perdida por Roma, ela simplesmente é deixada. Ai o que acontece? No fim das contas, quando se vê, já tem um tempão que os romanos foram embora, não têem mais exercitos direito, e acaba que nem a Roma que tinha antes existe mais. Mas se você chegar na inglaterra e perguntar, de quem que é essa terra, de quem vai ser?

- Dos romanos.

Exatamente! Pode já não ter nem romano lá, nem gente que fala latim direito. O mato já cresceu, as fazendas estão abandonadas, não tem lei em lugar nenhum, e por ai vai. Mas até chegar um e tomar conta, e colacar ordem no lugar, construir exército, fazer impor a lei, cobrar imposto e falar - "é meu" - a Inglaterra é território romano. Entendeu?

- Sim.

Pode até aparecer um ou outro que pretende mandar mas não dá conta de segurar a onda, de ser rei mesmo. São barões, mas rei não são não. Então até aparecer um rei, e falar é meu, e segurar a onda e conseguir se manter no poder e criar um lugar onde as pessoas possam prosperar, ter segurança, se sentir representado (mesmo que sempre tenha uma ou outra discordância), e falar que aqui é a Inglaterra, território inglês, autônomo e livre, terra do povo inglês, dos bretões, dos anglo-saxônicos, dado por direito divino para mim e para meus descendentes. Até alguém chegar e tomar conta mesmo, é território romano. Tranquilo?

- Tranquilo.

Então. É a mesma coisa com o coração da gente.

Sanyo
Enviado por Sanyo em 28/12/2010
Código do texto: T2697044
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.