A ORIGEM DE QUIMÚ

Comentava-se pela vila que Quimú havia nascido num ritual de celebração à mãe lua. Todos achavam-no muito esquisito, embora todos gostassem dele. Até mesmo seus pais pouco o entendiam, ele era lindo e esperto, todos amavam Quimú, mas ele parecia estar sempre no mundo da lua! Pobre criatura que atraia e repelia ao mesmo tempo!

Sua aparência não era das melhores, é verdade, tinha todo um jeito de filhote, orelhas compridas e caídas, olhos excessivamente redondos, estatura baixa e era um pouco roliço, mas não era ruim de se olhar, não!

A verdade é que todos adoravam Quimú, mas poucos conseguiam aproximar-se o suficiente para realmente conhecê-lo.

Assim como a lua, ele tinha suas fases, mas o pobrezinho perdia-se dentro delas, até que um dia não sabia mais quem era. Poderia ser qualquer coisa nesse mundo, mas simplesmente não se encaixava em nenhuma delas.

Suas convicções foram desaparecendo, sua personalidade também e com elas todos os seus amigos se foram. E na ânsia de conquistar o coração das pessoas, Quimú perdia-se ainda mais na vontade delas, mas sem de fato conquistar o coração de ninguém. Enquanto o seu vivia cheio de amor por aquelas criaturas que mal olhavam pra ele. Tinha enorme facilidade em apaixonar-se, mas parecia escolher a dedo as conquistas mais difíceis, até mesmo impossíveis.

Na adolescência Quimú já considerava-se muito diferente dos demais, pensou até ser de outro planeta (afinal era filho da mãe lua), até que num dia bom encontrou a menina dos seus sonhos, ela era quase como ele, a mesma estatura, o mesmo ar inocente, os doces olhinhos redondos e Quimú apaixonou-se imediatamente.

Colheu quase todas as flores do jardim de sua mãe e foi encontrar-se com ela. Tiveram um encontro mágico, muito especial, suas almas dançavam alegres enquanto Quimú e Voeija beijavam-se e amavam-se sob a luz da mãe lua. A vila parecia um paraíso para Quimú e até mesmo a floresta parecia cantar e dançar ao redor deles.

No entanto, Quimú enganou-se terrivelmente com a inocente Voeija. Quando foi encontrar-se novamente com ela no dia seguinte, levando a mesma quantidade de flores, tendo acabado de vez com o jardim de sua mãe, ela o recebeu secamente, como se nem o conhecesse. Quimú ficou arrazado, chorou dias e dias, sempre tentando falar com ela, que simplesmente o ignorava.

Até que enfim Quimú descobriu que daquela linda noite passada com Vieja muitos outros já haviam desfrutado e que ela seria vendida para um velho e rico mercador de uma vila do outro lado da floresta.

Quimú amargou dias de solidão, tentou esquecê-la, mas não pôde, tinha consciência de que aqueles momentos preciosos não se repetiriam e sua doce e inocente alma estaria marcada eternamente.

Quimú amadureceu nos anos que se passaram, mas as fases da mãe lua faziam-no passar da infância à maturidade e de volta à infância em diversos momentos da sua vida.

Continuou sentindo-se extremamente só e alienado do mundo, sempre buscando um sentido para sua estranha existência, mas nunca obteve sucesso.

Depois de Voeija tornou-se ainda mais arredio e desconfiado, já não permitia que ninguém se aproximasse demais a ponto de manter um relacionamento verdadeiro.

Logo uma nova tragédia abalou a vida de Quimú, apaixonou-se novamente! Dessa vez era claro para Quimú que acabaria machucando-se terrivelmente, mas sua razão não superava o imenso amor que sentia por Aleya. Ela era clara como a mãe lua, os olhos grandes e brilhantes, a cabeleira toda loira descendo até os quadris e ela era quase o dobro do seu tamanho.

Ele olhava-a de longe, viajava em seus passos, seu movimentos, e todas as vezes em que ela se aproximava, sua voz silenciava, enquanto seu coração batia desordenado e sentia uma certa vertigem.

Aleya era uma boa moça e olhava para Quimú com compaixão, mas seus amores eram outros, e embora Quimú se esforçasse para fazer parte de seu mundo, não conseguia chegar ao seu coração.

Nos últimos dias em que foi visto, Quimú motrou-se triste e confuso, ninguém sabe o que de fato aconteceu à ele, embora sua mãe tivesse revelado suas últimas palavras antes de partir:

_ Apaixonei-me por uma estrela, mas não posso alcançá-la, vou voltar à minha origem.

Depois disso Quimú desapareceu, nunca foi visto e ninguém soube mais notícias suas.

Mas, afinal, qual é a origem de Quimú?

Isabela Faeco
Enviado por Isabela Faeco em 25/12/2010
Reeditado em 25/12/2010
Código do texto: T2691393
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.