O velho poema do mar

Conta-se que na pequena cidade de Poetisopólis, localizada ao norte dos sonhos de qualquer um, morava um velho poeta do mar. Jangadeiro, lutador da vida, pele enrijecida, mãos calejadas, homem de fibra, gostava de sempre falar. Falar com o tempo, falar pelos cotovelos, sua arte era falar. Contava histórias mil após cada viagem ao alto mar e eis que num dia chuvoso o velho lobo do mar trouxe consigo uma garrafa, nela tinha um lindo poema de amor. O velho gostou e a todos que vira o declamava sem pudor... era um poema encantador. E todos que ouviam se embeveciam de seu teor. Casais se apaixonavam, a cidade ficava mais florida e até cidades vizinhas ouviam dizer da fama do contador. Mas, algo estranho acontecera, todos se encontravam no amor, quem estava sozinho logo desabrochou, quem estava namorando logo se casou, mas só o velho poeta do mar sozinho ficou. Era a lenda da maldição do poema, fazer feliz só quem escutou, mas o velho seguia seu rumo, mesmo sentindo dor... era a missão do poeta que mesmo iludido, atendia o clamor, de quem um dia quisera encontrar o seu amor. Não sei se declamo pra vocês esse tal poema... vai que o feitiço me prenda e nunca mais encontre o meu amor. E eu tenho medo dessa dor.