O despertar da princesa

Era uma princesa, coberta de mimos, joias e suditos. Em seu Reino, somente existia o prazer e alegria. O sofrimento aparentemente não entrava naquele castelo.

Tinha sede de aprender. Seus pais providenciaram os melhores mestres para lhe ensinar todo tipo de arte, de ciências. Até na arte da sedução para usar com seu futuro esposo, que, com certeza também seria da realeza.

Nunca poderia sair daquele castelo....tudo estava aparentemente bem, afinal, estava cercada de conforto e com tudo que era mais belo e mais caro.

Mas, sentia que alguma coisa no fundo de sua alma faltava. Ainda não sabia bem o quê. Tinha de tudo. E não era somente as coisas materiais, mas, carinho, amor e atenção de todos.

Entretanto, sentia que, no fundo da sua alma, precisava fazer algo, empreender ações, não sabia ainda quais. E para tanto, sabia que precisava sair daquelas muralhas que lhe separava das pessoas que viviam independente dela e não para o tempo todo lhe servir.

Um belo dia, resolveu se camuflar como uma das servas do reino e sair daquele castelo sem ser vista.

Conseguiu seu intento e o que viu, deixou-a se atordoada, sem ação: viu o mundo como era, sem cores, sem disfarces. Mas, não era lindo, perfumado, nem com toda a proteção que estava acostumada.

Isso lhe apertou o coração de um jeito incompreensível naquele momento....

Era um mundo em que as pessoas batalhavam por espaço milimétrico naquelas ruas movimentadas, com um cheiro de comida requentada em todos os cantos.

Em todo o lugar que passava, via pessoas tristes, doentes, mendigos, crianças abandonadas. Não aguentou....começou a chorar.

Nunca, em sua vida, havia chorado. Aliás, não conhecia o sofrimento.

Nunca saira da concha da falsa percepção da vida. Aquela que nos mostra somente as coisas boas, mas, que encobre a verdade, seja ela bonita ou feia.

Em sua consciência, passou a se questionar o que poderia fazer para melhorar aquele mundo tão cheio de desordem e sofrimento. Com dinheiro ? Sim, tinha muito....mas, será que ajudaria ?

Será que recursos materiais iriam ajudar de fato um povo tão carente de tudo? Os recursos da mesma forma que entrassem, iriam embora, se não houvesse a aplicação correta e pessoas realmente engajadas em ajudar aquelas pessoas, com amor, carinho e compaixão.

De amor ? Mas, realmente, ela conhecia o real amor ? Aquele que dá, mas nada pede em troca ? Era acostumada ao amor paternal, mas até nesse podia ter cobrança. E o amor incondicional, não....

Não, precisava de muito....precisava quebrar velhos padrões, paradigmas, estruturas que estavam muito bem rígidas em sua alma

Derrubar preconceitos, julgamentos, enfim, tudo que a fizesse sair daquela verdeira muralha que impedia seu livre caminhar.

Rebelar-se contra a família seria a solução ? Mas, rebelar-se por rebelar-se, em um primeiro momento, seria contraditório com o próprio conceito de amor, de compaixão.

Sabia, em um primeiro momento, que aquela miséria, era injusta, mas, mas apenas culpar sua família, que vivia das riquezas herdadas por seus ascendentes, não seria a solução para acabar com toda a miséria e sofrimento do mundo.

E, de mais a mais, intuia que no reino dos ricos, existia também muito sofrimento.Era escondido, velado, para que os demais não percebecem. O que era até pior e mais avassalador para a alma.

Após descobrir o mundo real, sair da muralha, a princesa tinha que tomar uma difícil, mas crucial decisão: o que fazer ?

Se seguisse adiante, sabia que nada seria com antes; se recuasse, sua vida seria linda, perfumada e confortável, mas, sempre iria sentir frustrada por nunca haver nada tentado. Por nunca, haver realmente crescido como pessoa, como ser humano.

E, assim, sem olhar para trás, decidiu seguir adiante, mesmo sabendo dos riscos, das dores, das angustias, dos sofrimentos. Porém, também, intuia, que iria crescer.

E quem sabe, ajudaria a florescer os jardins mais lindos onde quer que fosse, se semeasse dentro de si o amor, a bondade e a compaixão. Seriam verdadeiros jardins repletos de rosas de Felicidade !!

Se a princesa de fato existiu ? Quem sabe ? Talvez, essa princesa seja o que o mais profundo da alma de todo ser humano almeje para ser um pouco mais pleno e feliz.