HISTÓRIA DE VIDA

Chagaspires

Hoje não sei por que me veio à lembrança de minha mãe.

Na vila onde morávamos ela era bastante conhecida por ter sido professora primária.

Ensinou muitos anos na escola da Corporação Operária de Camaragibe.

Ajudou a formar várias gerações de filhos dos empregados da Companhia Industrial Pernambucana.

De origem humilde, porém bastante educada ela se casou contra a vontade da família com um matuto de Limoeiro(cidade próxima), que consertava sapatos.

Já havia chegado aos trinta anos e naquela época as mulheres que não haviam casado na sua idade eram chamadas de vitalina, ou seja, mulher que iria ficar para titia.

O interessante de tudo isso é que ela alfabetizou o meu futuro pai e ele tirou a carteira de motorista entrando para a profissão.

Casou com ele mesmo contra a vontade da família.

Ainda guardo uma fotografia antiga do dia do casamento. Os noivos com duas daminhas(minha prima Cecinha e minha futura madrinha Concinha), ao lado de um pequeno móvel que tinha em cima um rádio antigo e no chão uma grande almofada parecendo ser de seda toda trabalhada.

Teve com ele três filhos: José das Chagas (Eu), Luiz Gonzaga, Carlos Antonio.

Respeitada e considerada por todos, Dona Nina como era conhecida só não foi respeitada pelo esposo que depois de alguns anos arranjou outra mulher e com ela constituiu uma família paralela.

Minha sofrida mãe não teve uma coisa que muito procurou; felicidade.

Morreu aos sessenta e dois anos e fui eu quem ajudou a enterrar seus restos mortais.

Ela contribuiu para formação de padres, juízes, advogados, dentistas, ( meu padrinho foi dentista e chegou a ser prefeito da cidade), e tantos outros.

Acho que em sua homenagem alguém poderia ter se lembrado de colocar pelo menos o nome dela em uma das ruas daquela vila pelo muito que contribuiu com a educação escolar das pessoas.

Hoje já faz tanto tempo de sua morte e as recordações ainda apertam meu coração.

Minha mãe é o retrato triste de outras mães que tiveram a desdita da traição do companheiro a quem dedicou os anos mais importantes de sua vida.

Chagaspires
Enviado por Chagaspires em 29/10/2010
Código do texto: T2585589
Classificação de conteúdo: seguro