ao escrever estou ouvindo " Mariposa'' com Marina de La Riva, linda Marina...brasileira/cubana que mesmo sentindo saudades de Cuba sem nunca ter ido por la', e ao ir em 2004 em poucos dias sentia saudades do Brasil...e tem brasileiros que mesmo morando por aqui nao sentem esta saudades...ingratos!


Em Cuba, mariposa é um pássaro pequeno e canoro, desses que enchem a tarde com seu canto e suas cores. Tico-tico no fubá dos cubanos. Mariposa é também o nome de uma canção de Ernesto Lecuona, talvez o grande maestro daquele país: Mariposa de lindos colores / que en mi patio cantas al atardecer... Pois o Brasil também tem sua mariposa. Nasceu no interior do Rio de Janeiro e migrou para São Paulo. Hoje, espalha seu canto por aí. Seu nome é Marina de la Riva.



                            MARIPOSA

            Era Revellion.
 
               E um ano estava se acabando e outro começando.
 
               Margarete e seus amigos e amigas chegaram ao clube por volta das 11 da noite, tinham alugado mesas e o o salão parecia um conto de fadas...cada mesa com toalhas brancas descendo ate' o chão de madeira reluzente parecendo um espelho, enfeites nas mesas em prateados, dourados, muito azul, balões de todas as cores, no meio do salão uma enorme rede segurava balões que seriam soltos na contagem regressiva, apitos, linguas de sogras, reco-reco, matracas, tudo para se fazer muito barulho para despertar o ano novo e faze-lo esperto e valer para o ano todo , cada mesa no centro um balde com gelo e champanhe para serem estouradas ã meia noite...

                 Uma noite de sonho para Margarete, era a primeira vez que passava um ano novo longe de casa, sempre passava esta noite com sua familia, seus amigos por la' tambem, e esperava que esta noite a surpreendesse.

                 A orquestra Melodia , composta de 22 musicos tocavam ja', começaram tocando musicas lentas e quando o salão foi se enchendo foi aumentando o ritmo, ja' estavam apenas a quinze minutos da meia noite, o salão praticamente lotado, as mesas quase todas tomadas e alegria muita alegria...e samba agora ja' anunciando os 5 minutos finais...e a contagem regressiva começou...10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 00000 

                E a rede se abriu, balões coloridos enchiam o salão, champanhes pipocando, gritos, vivas, beijos, barulho e a orquestra atacando de feliz ano novo...beijos, abracos...um sonho!!! e a festa seguia, corria solta e gostosa, linda, e linda estava tambem Margarete...

                Vestia um vestido branco de chifon estilo princesa, curto, na altura dos joelhos, um lindo colar de perolas fininho enfeitava seu pescoso, uma pulseira de perolas nos pulsos e um anel de perola, unhas com esmalte rosa claro, pe's e mãos, e uma sandalia de tiras fininhas, branca, parecia uma deusa grega, romana ,e seus cabelos escuros soltos e caindo nos ombros contrastava com sua pela branca, seus dente alvos e sua maquiagem suave e nos labios apenas uma aplicacao da cor rosa...uma boneca!! estava linda, não havia quem nao reparasse e olhares enviavam ....

                De repente Margarete sentiu uma pontada na barriga, colocou a mão, apertou, estava dançanco com um amigo, pediu que ele ã levasse para a mesa, levou e ja' estava branca e desmaiou...foi retirada ãs pressas e levada ao hospital por um grupo de amigos.

                Deu entrada na emergencia e de la' foi levada com urgencia ao centro cirugico e operada...apendicite supurada!!

                Quase quase se foi, dizia o Dr Fernando ao grupo de amigos horas depois que o susto passou, mas voces podem entrar agora por poucos minutos, ela ainda esta' meio zonza devido ao efeito da anestesia....tem alguem da familia aqui?

                Não tinha, e Anabela se prontificou a ficar ate' que alguem da familia viesse, ja' estavam a caminho..

               Margarete ficou dois dias no hospital e no terceiro pela manhã uma enfermeira veio e lhe disse que estava liberada para ir para casa, teria apenas que esperar o Dr Fernando vir assinar os papeis e libera-la o que levaria cerca de meia hora e ela ja' podia ir se aprontando...ligou para casa e viriam busca-la

               A enfermeira ajudou-a se vestir...colocou a roupa do dia do ano novo e as joias, sandalias, ia embora linda como chegou... nem reparou em uma maleta que lhe tinham trazido de casa...sentou olhando na janela e esperava.

              Bateram na porta, e abriram, ela se virou e viu, viu o homem que ela sabia...era ele!!..seus sonhos nao tinham lhe mentido..ele existia!!

             Sentada ficou, tinha o corpo fraco, tremia, e seus olhos lhe impediam de ver direito, tinha-os marejados e ele se apresentando:-

              Ola' Margarete, sou o Dr Fernando, eu fui o cirugião que lhe operou..como se sente? bem?

              Saiu um fraco...sim, e ele lhe olhou mais atentamente e viu, notou e sem saber direito o que falava , dizia:-

              Esta' com a mesma roupa que aqui entrou...esta' linda como naquela noite, apenas um pouco palida...

              Ela corou, sentiu como uma febre percorrendo seu corpo..sorriu, um sorriso timido e ele se abaixou, de cocoras ficou, e com uma das mãos segurava uma das suas, ele estava gelado , ela pensou, e com a outra mão erguia seu queixo e nos seus olhos olhava..

               Margarete? esta' se sentindo bem?

               Ela balançou a cabeca em sinal de sim, ele abriu a janela, um vento gostoso entrou, Margarete deu um suspiro e se levantou, pegou sua bolsa e ele veio bem perto, ela sentiu seu cheiro, seu perfume, a colonia que ele usava.Stiletto pensou..e agora falava agradeçendo, e ele o papel de saida estendia...deram-se as mãos...obrigada, e pegou suas coisas..iria esperar alguem da sua familia na recepção...ele não deixou que ela se fosse so', acompanhou-a, para surpresa das enfermeiras..levou-a ate' la' .

                Nem ele sabia o que estava se passando. Sentia como uma tontura, uma zonzeira...queria conversar mais com ela, ela não se abria, não falava, e ele se sentia como um colegial timido, acanhado....levaram-na embora. Ele ficou ali parado e se virou e foi atender os outros pacientes.

                 Margarete estava em casa, repousando, um telefonema, sua mãe atendeu...Margarete e' para voce e passou-lhe o telefone...era ele...como estava se sentindo? e bla bla bla e ela dizendo sim e desligando....pediu e sua mãe sem entender nada a levou para o quarto e ajudou a se aprontar...ele estava vindo...ele veio.

                Fernando nasceu em Cuba, jovem ainda teve que fugir de la', junto com  a familia foi para Miami e de la' vieram para o Brasil, e no interior de Sao Paulo foram morar, entendiam de usinas de açucar e foram para uma delas trabalhar e Fernando foi para a faculdade de medicina em Campinas, se formou e por la' ficou trabalhando, era solteiro, estava nos seus trinta e treis anos e Margarete nos seus vinte e dois, terminava a faculdade de letras, tinha estudado balet, musica e estudava ingles e espanhol.....foi amor rapido e rasteiro, ele propondo , ela aceitando...e o casamento foi lindo..unica coisa que ele lhe pediu de presente de casamento:-

                Que seu vestido fosse um lembrando aquele vestido do ano novo....ela assim fez, seu vestido de noiva, branco, estilo princesa grega, romana, e usando apenas as perolas iguais...

               E quando Fernando a viu deslizando pelos braços do pai na nave principal da igreja matriz ele teve a certeza...era ela!!!

               Ela quando o viu pensou...era ele, ele o mesmo agora pensava...e assim realmente foi...filhos nasceram e uma delas em cantora famosa se tornou...canta com voz doce como mel , que quando canta ate' os passaros param para ouvir...que lindo!!....que '' linda parajita ''' meia brasileira/meia cubana...

               Aiiiii gente!!! como eu adoro contar estas historias de amor...principalmente quando envolve dois seres de paises diferentes, provando que o amor e' universal..aiiii ate' me arrepio...

                E isto me faz lembrar de mim mesma..brasileira de origens portuguesas, italianas e quem sabe? quem saberia? negra? india?..se não for fica sendo...posso ate' japonesa ser, num e'? chinesa tambem?...aiiii que linda...lig lig le'???


                            (((((((((((((((((    ))))))))))))))))

               

              

AMELIA BELLA
Enviado por AMELIA BELLA em 01/10/2010
Código do texto: T2532492
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.