NO MEIO DA MATA....

                Tarati Taragua' caçava e não via que a india guarani o olhava, e Ymira escondida, escondia o que a nutureza lhe dava.

                    Cabelos negros como a noite, pele morena, uns ohos brilhantes que a tudo via, a tudo olhava, e agora neste momento o que seus olhos enxergavam era Tarati Taragua' o guerreiro tupi que a muito tempo ela desejava.

                     Ymira sabia que seu pai,o grande guerreiro e cacique guarani Tayara' jamais a deixaria Tarati Taragua' desposar.

                     E ela tambem sabia que sendo uma princesa guarani que sua tribo tambem não aprovaria em tal união, mas era ele que seu coração desejava, desde o primeiro dia que o viu caçando longe dos outros guerreiros tupis assim foi....

                     Era uma onça parda que ele perseguia e na mata fechada se embrenhava e Ymira viu quando a onça ele flechou e neste momento sentiu como se ã ela ele flechava, seu coração disparou e ela disparou a correr feito louca pela mata fechada e quando escutou o barulho da cachoeira sabia que a agua estava gelada e no lago cristalino se atirou, nadou, nadou, e so' assim se acalmou. Ymira soube, sabia agora, era ele ou nada.

                    Ymira sabia quando os guerreiros tupis na mata fechada entravam, escutava '' seus pios , seus gritos de guerra '' e para a mata fechada corria, a mata a escondia neste dia , mas Tarati Taragua' primeiro sentiu, parou e se escondeu, cheirava o ar e sentiu o cheiro de um animal que nao conhecia, e apenas seus olhos se mexiam e viu como uma cauda se mexendo e em uma corrida rapida e rasteira aquela cauda pegou e puxou, neste puxão veio junto Ymira, a india guarani que Tarati Taragua' caçou.

                     E ele soube neste momento que a viu que era ela que seria agora a dona do seu coração, ela ainda tentou fugir, não conseguiu, e nem queria.

                      Banhos de cachoeiras, corridas pelo meito da mata fechada, brincadeiras de crianças, risos e alegrias, era o amor que nascia e a mata fechada neste dia mais ainda se fechou, escondia, acolhia, mais uma gota da vida na mata fechada plantada.

                       Algumas luas se passaram e Ymira , agora mais gorda , volumosa teve que dizer ã quem a gota da vida pertencia...

                       A tribo ouvia em silencio, e depois de que tudo foi falado na lingua guarani, guerreiros sairam em busca daquele que falava tupi...houve encontro, houve mortes, houve choros e lamentos , as duas tribos agora das mortes se lamentavam e aqueles que tudo sabem, os mais velhos das tribos se reuniram e ficou decido que Tarati Taragua' e Ymira deveriam se casar e assim iniciar o que seria daqui pra frente a grande nação Tupi-Guarani...e assim foi feito....

                        E a nova nação que foi criada se estendia agora do Yapoque ao Chui', do mar bravio no lado que o sol se nasce ate' a mata fechada onde o sol  faz morada tendo a lua por namorada...

                       E um dia, muitas e muitas luas depois, Taiguara', o cacique tupi-guarani na praia estava e viu surgir no horizonte grandes , enormes , como monstros, algo que nenhum deles conhecia, e toda a triba foi 'a praia se achegando e viram quando os  '' deuses '' que seus antepassados diziam que um dia viriam, e agora eles acreditavam, era verdade , e tudo como na lenda dizia..vinham pela grande agua em algo enorme que jamais tinham visto e traziam  seus corpos cobertos com algo que reluziam, brilhavam 'a luz do sol, e toda a tribo foi a praia recebe-los.

                       Hoje, muitas e muitas luas depois, ainda existe uma nacão Tupi-Guarani , poucos formando-a, e tentando sobreviver no meio da mata fechada onde Ymira um dia viu Tarati Taragua' e por ele se apaixonou e ele quando a viu com ela formou a grande nação que se ''chamou '' Tupi-Guarani , ainda se chama assim mas ate' quando assim se chamara'?

                                
                                                 
                              (((((((((((((((((     )))))))))))))))))
AMELIA BELLA
Enviado por AMELIA BELLA em 28/09/2010
Código do texto: T2524809
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.