Foto:- Monumento aos pracinhas brasileiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial, em Monte Castello, Italia....lindo!!!


Placa indicando :- Monte Castello, tomado pelos pracinhas da FEB..nao 'e bonito?
        
    

       '' UM SOLDADO, retornando da guerra ""

      '' Contos contados, contos sonhados, milhoes de vezes escritos, escritos com sangue, com o sangue '' coalhado'', seco e na terra deixado...e incrivel!!! com o tempo este sangue vai sumindo, sumindo e um belo dia cresce por ali, onde esteve o sangue de um soldado, uma flor de qualquer cor...pode ser ate' azul, ou vermelho escarlate ..nao importa, nada sera' o mesmo de novo, igual ao sangue, vida que da' vida 'a vida...""

           Ai seo Zezito ficou lindo sim...vou ler e o senhor vai ver que todos vao gostar...deixa comigo seo Zezito...si priocupa nao!!!, era a neta de um amigo meu, Zelia, a Zelinha ,falando comigo,  e seu avo foi meu amigo por muito tempo...Julio era mais velho que eu quinze anos, nos conhecemos quando eu ainda era menino, moravamos na mesma rua, ele estava saindo do colegio, eu entrando...me deu livros que nao usaria mais, tenho ate' hoje estes livro guardados na minha biblioteca e um dia mostrei 'a Julio e sua familia...eu, quando ganhei coloquei datas em todos os livros, ...ficaram bobos!!!

           E Julio cresceu e aos 20 casou com Dilma,  e ele foi convocado para a Segunda Guerra, campanha da Italia, e Dilma estava no comeco da gravidez, foi uma tristeza na minha rua quando ele partiu...Dilma nao aguentou, foi ate' o portao da casa deles, eles moravam nos fundos dos pais dele, ela desmaiou, ele nao viu, seguiu em frente..o Brasil precisava dele la' na Italia...ele foi , ela ficou.

            Era o ano de 1944. Julio ficou ate' o final da guerra por la' na Italia, quando acabou a guerra em setembro de 1945, foi aquela alegria...minha rua se '' enfeitou'' para receber o heroi que voltava..Julio nao tinha sido ferido, voltava inteiro mas..sua vida nao seria mais inteira quando chegasse..e nao foi!!

            E todos foram na estacao ferroviaria esperar os herois da minha cidade que regressavam...nem todos regressariam, alguns tinham ficado por la', tinham dado o '' sangue'' , precioso liquido da vida, que derramado esta' la' ate' hoje...no fundo da terra fertil da linda Italia, mas as familias dos que nao retornaram foram assim mesmo 'a estacao, choravam, abracavam os amigos dos filhos, dos maridos, dos irmaos e eles juntos todos choravam...e cada pai, mae, esposa, filhos, procurando na confusao seus '' herois'' e seo Nino, dona Ercilia , pais de Dilma , e seo Nicanor e dona Neuza pais do Julio esperando por ele....seo Nino tinha o neto, Julinho no colo...e todos nos choravamos e vimos quando Julio viu toda a familia dele, parou por um segundo...via, decerto, ao seu redor seus amigos sendo recebidos com abracos pelas esposas ...e cade Dilma?, seus olhos procuravam e nao a viam...e ao olhar para dona Ercilia, que chorava, entendeu!!! ela , Dilma, ali nao estaria...tinha ido embora no dia que Julinho nasceu...tinha morrido de parto!!!

             E seo Nino entregando Julinho para Julio, o menino nao queria ir, nao conhecia aquele soldado, decerto tinha medo e Julio se abaixou, e seo Nino colocou Julinho no chao...ai sim, ele se interessou por algo e Julio pode abraca-lo, apertado, apertado e chorava...quem nao choraria?

              E foram saindo, caravanas de familias, amigos, e eles desfilando, indo embora, gritando, alegres, felizes...alguns tristres, Julio era um deles e no carro seo Nino com ele conversando e ele aceitou todas as homenagens la' no bairro, na rua, ficou alegre, ate' dancou...samba, maxixe, xaxado e tarantela...matando saudades heim Julio!!! e a festa acabou e a vida continuou...a tristeza ficou, nao foi embora nao.

              E Julio conheceu Tereza, filha de italianos, atacadistas ricos la' no bairro, o amor foi forte, namoro, casamento e filhos, muitos filhos e Julinho cresceu, estudou se formou e viajou para a Italia, estudou mais ainda  por la', conheceu Francesca, casou, veio morar na mesma rua...dos italianos do bairro, assim era conhecida minha rua e nasceu  Zelia, menina danada de inteligente, amava tanto o avo, o Julio, meu grande amigo e agora que estavam fazendo uma homenagem la' na Associacao do Bairro, a liga Italiana promovia, para os combatentes de guerra da FEB....ela, Zelia, me pedindo para escrever algo em homenagem ao meu bom amigo Julio...escrevi, ela gostou e la' na hora da homenagem leu e foi muito aplaudida e voltou ao microfone para dizer que tinha sido eu que havia escrito...danada!!!...nem pude dizer nada, estava chorando de emocao...foi linda a ceremonia, se foi.

              Ehhhh!!! todo ano tem estas cerimonias, algumas pessoas acham chatas, enfadonhas, bla bla bla...ehhhh!! mas se esquecem....nao devemos esquecer jamais o que se passou...a guerra mais devastadora da humanidade...pre'-conceitos, judeus, negros, ciganos, homoxessuais, gente considerada diferente, pela cor da pele ou por outras coisas...que horror!! genocidios, holocaustos...bombas, Iroshima, Nagasaki...pra que? por que?...que desperdicio!!!...mas engracado, me lembro quando da epoca da guerra , da vontade que todos nos brasileiros tinhamos...matar, matar Hitler, Mussolini, Japoneses....viu? nao adianta...tambem somos culpados, queriamos lutar, quem nao ia se sentia ''frustado'', pode? e quem era contra entao!!!...meu deus!!! era covarde, maricas e mais coisa ainda...guerra e' pra homem..diziam , e entao hoje podemos brincar e dizer...

                  Certas estao  as mulheres ?, ficam vivas...mas os maridos e os filhos?.....

                 '' Que ""probrema"", nao???


                       ****************************************
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 11/08/2010
Código do texto: T2430760