Confiança

Ele a amava, disso não tinha dúvidas. Quando deitava na cama e olhava para a mulher ao seu lado, sabia que havia feito a escolha certa ao prometer que passaria o resto da vida com ela. e embora não fosse sentimental o bastante para dizer "eu te amo" a cada cinco minutos, sabia que seu amor e confiança haviam ficado bem claros. Mas a vida não era perfeita.

Por vezes, aquela mulher - que na verdade era pouco mais que uma criança nos assuntos do coração - se mostrava um enigma indecifrável. Não que ele duvidasse de sua sinceridade ao se atirar nos braços dele e dizer que nunca fora tão feliz. É só que ele não conseguia ter certeza da confiança dela. Por vezes, tinha medo do que poderia encontrar se ousasse uma tentativa de decifrar o enigma. "Como se aproximar de verdade de alguém que fala tão pouco de si e vive agindo como se pudesse resolver tudo sem ajuda?". Era tudo o que ele queria saber.

De repente, o olhar dele se desvia dos cabelos claros da mulher e pousa sobre o criado-mudo ao lado da cama. Em cima deste, encontra-se um caderno de capa roxa coberta de brilho, adornado com letras douradas que diziam "Diário".

Por um instante, os olhos dele brilharam. Diante de si, tinha a chave para decifrar todos os enigmas do coração pelo qual se afeiçoara. De repente, os segredos há tanto guardados estavam ao alcance de suas mãos, e ele poderia conhecer sua amada de verdade.

Quase involuntariamente, a mão dele escorregou na direção do objeto. Seus olhos voltaram-se para a mulher, que ainda dormia profundamente. Provavelmente, estivera escrevendo na noite anterior enquanto ele dormia e, cansada demais para guardá-lo, acabou deixando-o ali e adormeceu.

Contudo, quando já podia sentir nos dedos a textura da capa, parou. "Como posso pedir que ela confie em mim se eu mesmo estou prestes a violar seus segredos sem sequer pedir licença?. Confiança é uma coisa mútua. Precisa ser conquistada pouco a pouco. E ele sabia disso.

"Algum dia chegará em que ela estará disposta a abrir seu coração, sem que eu precise pedir, ou procurar outras maneiras de descobrir o que se passa nele. Se eu tentar apressar esse momento, pode ser que a perca, ou que obtenha uma confiança que não é sincera, o que equivale a nada. Amo-a o bastante para esperar até que esteja pronta".

E, esquecendo o diário, abraçou a esposa e voltou a dormir.