foto: carro de um torcedor em Beirute...libanes apaixonado pelo Brasil!!!

    '' BRASIL X LIBANO ''...nenhum venceu, so' perdeu!!!



                     Maria da Graca e Anadia Margarida, duas irma~s, brasileiras da gema, brasileirissimas, mas...mas...filhas de um casal de libaneses, netas de libaneses tambem e sempre eu e minha mae nos perguntavamos e perguntavamos 'a elas tambem e a familia delas tambem...credo, quanto '' tambem''...rsrsrs...o por que? de nomes tao brasileiros..alias, portugueses nomes nao? e nunca tivemos respostas '' legais'',ahhhh e' por isto...e' por aquilo...e' por Maria, mae de Jesus..eram catolicos, e tambem, que saco eu e minha mae nao?.. que importa um nome nao e'?....com o tempo ''pegou'' apelidos nas duas..Grace, devido a Grace Kelly..a famosa atriz e princesa e Nadia, devido a brincadeiras que os meninos faziam..'' nao quer ''nadia'' comigo Anadia?...e era tanto, tanto, que falavam '' nadia''que ficou....entao ficou Grace a que ri, e' feliz, bem humorada, casada, de bem com a vida e a coitada da "" Nadia'', solteira, mau humorada, de mal com a vida ...tambem!!! coitadinha dela, que do'!!!

                      E Grace e Nadia, minhas amigas do coracao, crescemos juntas, farreamos juntas, estudamos, brincamos, namoramos, viajamos, praias, verao, festas juninas, carnavais e tudo, tudo, mais, e sempre juntas, em turmas, so' nos treis...qui dilicia!!! e um dia a coisa mudou!!!

                     Janio chegou para Nadia....Nadia estava com vinte anos, era linda, morena, estudava na Pucc Campinas, direito, queria ser advogada e quando fez dezoito ganhou dos pais um '' fusca''...ai que lindo que era, zerinho, azulzinho e olha nois pra cima e pra baixo no  lindo '' fuscao azul''...que saudades!!! eu estudava por la' tambem e ela sempre me dava carona e Grace estava terminando na Unicamp sua faculdade de letras, e ia conosco para a escola e de la' era mais facil pegar onibus para Barao Geraldo, para a Unicamp...e na volta a mesma coisa...e um dia quando Nadia foi pegar o carro...o carro nao '' pegou'' e nois treis ali com caras de bobas, sem saber o que fazer , capo aberto e Nadia ainda tentando fazer pegar e para um rapaz, estava andando por ali, pediu licenca para Nadia, perguntou de quem era o carro, ela respondeu que era dela e ele perguntou se ela queria ajuda, ela queria, claro, eu tambem e Grace mais ainda...ele era lindo....ai que moreno gente!!!

                      Me chamo Junior, sou mecanico, fui comprar uma peca ali na revendedora, minha oficina e' por aqui perto, minha nao, trabalho la' e se quiser dou uma olhada, posso?

                      Nadia disse que sim e nos duas, eu e Grace dizendo que sim tambem...e eu ao olhar para Nadia vi brilhos nos olhos dela, ela estava vermelha, com calor, se abanava...que seria, pensava eu e quando Grace me cutucou e me fez sinal com a cabeca indicando Nadia , como perguntando:-...que passa? que tem a '' coisa'' ai? , foi que eu vi que ela estava quase chorando...credo!!! seria pelo carro?...era nada!!!

                       Foi amor '' raio'', amor relampago, amor das duas primeiras vistas, da boca e da bochecha e tambem da '' periquita''...ahhhh danada de periquita nao?? ela, a periquita,sempre nos da' aviso de quando  e' '' ele'' , o nosso escolhido, o nosso corpo sabe o que e' '' bao prele'' se sabe, e como sabe? ...ora esta, sabe mandando recado para a '' periquita'' se abrir toda em '' flores'' do campo, orvalhada, molhada....danada!!!

                     E Jr., que na verdade era Janio, o pai dele tambem era Janio, tudo devido ao lindo presidente Janio Quadros, ufa!!! foi dando um jeito no carro, mexeu, revirou e pronto o carro pegou, roncava gostoso agora, parecia um gatinho ...que nem ele, o Jr.Janio...Janio Jr...e  Grace perguntando quanto era e ele Janio Jr.nada cobrando, apenas olhando para Nadia e dizendo o endereco dele e se ela '' quizesse'' ele iria conosco ate' a oficina dele, dele nao , do patrao dele, e ela ficaria sabendo onde era e se necessitava de algo de novo ja' saberia como chegar la'....

                   E Nadia aceitou na hora, claro, ate' eu que sou bem mais boba que ela aceitaria, voce nao?...ahhh sim duvido!!! Grace so' me cutucando no banco de tras...Nadia e Janio Jr. no banco da frente...que lindo par formavam...e Nadia soube onde era a oficina agora e...e...voltava la' sempre, sempre todo dia passava por la, me deixava na porta da faculdade,
'' despejava'' Grace no ponto do onibus e sumia, se escafedia...onde ia?

                   Quem sabia? ninguem, ela, que nao era boba nem nada, nada falava, e olhe que eu e Grace....vichiii!!! como perguntavamos...ela calada, muda...deslumbrada, coitada!!!

                    Janio Jr. era brasileiro, brasileirissimo, moreno cor de jambo, da cor que o pecado manda ter, deliciosa cor, um corpo lindo, um coracao de ouro, um rosto masculo, de homem mesmo, sorria pouco mas quando sorria....ai meu deus, sai de baixo...ou melhor, fica em baixo que e' muito, muito, melhor...diziamos nos, sem vergonhas eramos!!! e ficamos nos blas blas blas quanto 'a '' ferramenta '' dele,.....seria chave de fenda, seria martelo ou martelao, seria chave de roda....ou seria '' macaco hidraulico?...e riamos e Nadia nos contou...estava amando....terrivelmente apaixonada...amantissima, mulher no cio x homem no '' cio'' tambem..faziam planos, noivado...casamento e Janio Jr. foi conhecer a familia dela....desastre!!!!

                     Eram libaneses, falavam a linda lingua arabe e foram tao, tao, mal educados!!! eu nao estava la', mas Grace e Nadia me contaram...coitadas!! afinal era um ser humano e merecia respeito de outros seres humanos iguais tambem...fiquei uma furia, alias ficamos e todo nossos amigos e amigas tambem...minha mae, mamaezinha querida, achou certo , meu pai deu-lhe uma olhada 46 e me olhou com amor...papai do meu coracao...era meu amigo...era nao, e'...nao e' por que morreu que deixou de ser...mas entao!!

                    Ficavam falando arabe o tempo todo, riam, bebiam e nao davam muita atencao ao Janio Jr...coitadinho!!! e deram um gelo nele de proposito...e ele ainda teve coragem e pediu para falar e quando calaram pediu Nadia em casamento aos pais dela...disseram sinto muito, em portugues, '' NAO ''....e foi aquele silencio de gelo, ele, Janio Jr, virou nos calcanhares na hora e Nadia chorando correndo atras dele e Grace dizendo coisas '' feias'' aos pais e indo para a rua tambem....que vergonha!!! e gente, os pais de Nadia e Grace eram tao educados, gentis, eles sao comerciantes aqui na minha cidade, os avos tambem eram, e eram educados e gentis tambem, eram ricos, tinham posses...e foram fazer uma destas, como pode nao?....e'hhhhh como diz minha mae....quando se trata de defender a '' cria'' tudo vale....vale nada mae, vale nada....coitada da Nadia!!!

                   Janio Jr tinha a mae branca, o pai mulato, gente simples, educados, trabalhadores, honestos e Janio  Jr. tinha feito o Senai, estudou mecanica e estava fazendo uma escola tecnica de mecanica tambem....iria se formar e montar uma oficina dele mesmo, o pai estava economizando, tinha um pequeno terreno e estava construindo um pequeno barracao la' em Campinas , e assim que Janior Jr.se formasse montaria a oficina...inclusive tinham algumas maquinas compradas ja'...desaforo nao? o que fizeram com Nadia e Janio Jr....

                   Janio ficou tao arrasado, acabado, amava Nadia, ela o amava tambem, queira fugir, sumir com ele..ele nao aceitava, ou a familia aceitava como ele era, ...sangue negro, sangue bom, forte..teriam netos com sangue negro tambem ou ele, Janio Jr. nao aceitaria esta situacao...nao queria no futuro cobrancas, olhares, desprezos...ou era numa boa ou nada....coitada da Nadia, ficou louca de pedra....tentou ate' se matar, tomou remedios para dormir, desistiu da faculdade, ficou de '' mau com a vida'', se acabou...ele, Janio Jr. se afastou dela e ela nao teve forcas e nem saude para tocar a coisa para a frente....terminou!!!...e ela sempre chorava quando se lembrava do que o pai dela tinha falado naquela noite :-

                  Filha minha estudada lavando macacoes de mecanico? NUNCA!!

                  E Janio Jr. depois de mais de dois anos se casou com uma outra moca da sua '' raca'' como tinha dito o pai da Nadia....tiveram filhos, foram felizes e Nadia ficou infeliz, nunca se casou, nunca mais teve namorados '' firmes'', tinha um ou outro, saia com alguns, mas '' casamento'' jamais...

                  Grace se casou com um filho de libaneses tambem...deu certo, ela amou, ele amou...casaram, tiveram filhos, treis, dois meninos, uma menina...sao lindos e Nadia virou '' titia'' mesmo, mima tanto os sobrinhos que so' vendo...tadinha!!!

                  E quando veio a copa da Africa do Sul e eu vendo todo e tudo na tv por la'....quanto se lutou para se chegar ate' esta copa na Africa nao? quanta descriminacao nao?e me lembrei deste jogo entre Brasil x Libano aqui na minha cidade mesmo...nao houve ganhadores, so' perdedores...se pelo menos '' empate'' tivesse tudo bem...mas que empate nada....so' perdas, perda de tempo nao?...perda de vidas, vidas jogadas pelo ralo, pelo esgoto apenas por diferencas de cor de pele, de raca, de lingua, de costumes...que horror!!! e o pior '' dos donos dos filhos, os pais...que pensam que sao...vai ver sao mesmo, quem sabe nao?, pensam que podem mandar, fazer e desfazer da vida, do futuro dos filhos e os filhos sendo ensinados, domesticados , a obedecerem...obedecem, por que amam, respeitam os pais...que coisa!!!

                  Coisa louca, isto sim...

                           ((((((((((((((((((((((((     )))))))))))))))))))
AMELIA BELLA
Enviado por AMELIA BELLA em 25/07/2010
Código do texto: T2399544
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.