= Em busca da dignidade =
Como eu já disse em outros textos, há mais de vinte anos trabalho voluntário com alcoólatra e adictos ou dependentes químicos.
São pessoas lindas e idesejadas, que vem em busca de paz, dignidade e silêncio para suas almas insanas. A tempos atrás, veio a nós um jovem senhor, que implorava ajuda. Todos nós ficamos felizes, pois, nem sempre é assim, raramente nos chega alguém por iniciativa própria. Este senhor veio todo debilitado, fisico e espiritualmente. Sua feição não era muito animadora. Estava muito sujo, a meses sem banho, seu rosto todo crescido, parecia um tocador de trombone. Após um bom banho, barba feita, roupas, não novas, mas limpas, alimentado, podia ver-se ali, um ser humano que procurava melhorar a sua triste vida. Sua antigas roupas fora jogadas ao lixo, suas sandálias sujas, sendo que uma delas protegia apenas a metade de seus pés.
Com suas vestias limpas aquele senhor sentia, depois de anos, um pouco mais de amor próprio. Os dias foram passando, a cada dia via-se o seu olhar de esperança. Em nós uma felicidade atroz, de quê estava valendo a pena o nosso pequeno trabalho. O fato a que eu quero chegar, aconteceu a alguns meses de sua caminhada. Certo dia, ele chegou perto de mim e disse: _Sr Antônio, estou muito feliz, pois já estou colhendo os frutos de minha recuperação, veja estes tenis, eu os comprei por cinco reais, a prazo, isto é o sinal qiue alguém já confia em mim, tá certo que um tem listras azuis e o outro listras vermelhas, mas isto não importa, eles estão agasalhando os meus pés e ainda, são zero km.
Eu como sou uma manteiga derretida, comecei a chorar, choro de felicidade. Ali estavam aqueles tenis, que nem par faziam, mas ali estava um homem que começava a descobrir a sua dignidade.
Nos dias de hoje, ele não se tornou rico, mas é um respeitavel profissional.
Tonho Tavares
tonhotav@hotmail.com